domingo, 23 de setembro de 2018

SUBIDA DO PICOTO COM UM BELO GRUPO DE AMIGOS

Hoje foi dia de levar a minha grossa a apanhar ar puro, já estava farta de chorar, pegava sempre na fininha e ela nada, mas hoje teve que ser uma ida até ao Picoto Rainho e regresso á Sertã..

O Pedro Hélder tinha feito um convite á malta que quisesse ir de bike e regressava fazendo a conhecida Descida do Picoto, li e aceitei o desafio, ia com a malta até ao alto e regressava por minha conta...

Sai de casa desci até á Sertã para ir beber café e comer o belo pastelinho de nata á Pastelaria Estrela Doce, quando lá cheguei encontrei o Pedro acompanhado de dois colegas...

Depois de beber café seguimos e fomos até ao Jardim da Carvalha ter com o resto da malta para subir um bocadinho, tudo preparado e peito cheio lá seguimos até ao ponto mais alto aqui da região...

O trajeto foi feito maior parte por alcatrão, não é mais fácil, pedalar com uma bike BTT em alcatrão tb custa, e para não variar apanhamos umas belas subidas bem catitas...

Saímos da Sertã e passamos Mougueira, Portela dos Bezerrins, Ramalhosa, Poiares, Póvoa, Aldeia Velha e Várzea dos Cavaleiros..
Tasca do Sr Manuel aberta convidei a malta para beber um ginjinha, estava tudo esquisito ninguém queria mas depois todos gostaram, esta malta não sabe o que é bom..

Com a boca mais docinha seguimos viagem, passamos pelo Pisão e depois da ponte a primeira subidinha do dia, a bela subida até ao Alto das Fontainhas..

Uns belos kms sempre a subir, mas a malta é rija e sempre descontraídos lá seguimos até ao alto, no alto continuamos por um bocadinho mais a direito e uma pequena descida..

No cruzamento do Beirão começava outra subida, com as belas paisagens do lado direito fomos pedalando subida fora, subir custa mas é lá no alto que se tem as melhores paisagens..

Mais um pouco e mais uma subida feita, agora um bocadinho mais a direito até perto da Perna do Galego, era para a malta recuperar, mas ainda faltava a ultima subida esta em terra até ao Picoto Rainho...

Entramos na terra e upa upa, subida um pouco difícil por causa da pedra solta, cada um ao seu ritmo lá fomos ganhando altitude, chegamos ao alto e encontramos umas paisagens do melhor que pode haver..

Vale bem a pena o esforço das subidas, a recompensa estava á nossa espera, avistam-se umas belas serras, ali á volta, já lá subi muitas vezes mas é sempre uma prazer voltar ali ao alto...

Tiramos a foto de grupo e despedi-me do pessoal, eles foram participar na Descida do Picoto e eu regressava á Sertã por minha conta, ia inventado o meu trajeto...

Despedidas feitas fiz-me ao caminho, desci até ás Alminhas das Relvas e segui em frente até perto das Gravuras Rupestres das Serra das Fechaduras..

Desta vez não parei continuei e desci até ao Figueiredo, fiz uma breve paragem no Café do Sr Antonio para beber uma bujeca preta fresquinha, o calor já apertava e nada melhor que refrescar um pouco...

Com temperatura do motor mais baixa segui com a voltinha, passei pelo Ribeiro do Figueiredo e sempre sem grande dificuldade fui ter á Ponte das Portelinhas..

Foi uma bela descida até aqui, mais um cantinho espetacular, umas belas vistas e bem sossegado, existem por aqui muitos sítios destes, nem todos têm a sorte de ver estes bonitos cantinhos..
Passei a ponte e segui por um caminho sempre ao lado da Ribeira da Sertã até á Ponte das Pombas, aqui cortei á esquerda e subi um pouco até á aldeia das Pombas..

Á entrada da aldeia encontrei uma figueira carregada de uns belos figos, tinha que os ir provar para ver se estavam bons ehehehehe..

Que maravilha, bem docinhos e fresquinhos, ali me entre-ti a comer os belos figos, uma belo reforço ao natural, foi colher e comer, espetáculo...

Barriga mais composta desci até perto da Aldeia da Ribeira, antes da ponte segui á esquerda e uns metros mais á frente parei para beber água fresquinha ali de um nascente, e bem fresquinha que ela estava.

Soube mesmo bem depois de comer os figos, um pouco de água fresca veio mesmo a calhar, é destas coisas que eu gosto, andar no campo tem destas coisas...

Mais fresco e bidon atestado era hora de seguir viagem, subi um pouco até ao Ribeiro, passei na Cova do Moinho, Pego da Adelina e entrei na Sertã....

Passei nas margens da Ribeira e nas piscinas, segui pela Ponte dos Namorados e fui ter ao Jardim da Carvalha, dei meia volta e fui até á Pastelaria Estrela Doce para beber um cervejinha preta..

Já merecia uma fresquinha depois desta bela voltinha, mais fresco fui até ao estádio do Sertanense ver a minha filha a jogar á bola, uns pedalam outros jogam á bola...

Uma mirada ao jogo e segui para o resto da voltinha, subi pelo Montinho e cheguei á Mougueira depois de umas belas pedaladas na minha grossa..

Uma bela voltinha parte dela com um belo grupo de amigos até ao Picoto Rainho, já tinha saudades de umas pedaladas na terra, o pior são os incêndios, andar sozinho pelo meio do mato é arriscado...

Obrigado ao Pedro Hélder e ao resto da malta pela companhia até ao alto, quando quiserem aparecer por estas bandas para conhecer uns trilhos é só dizer, GRANDE ABRAÇO a todos..
Assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...