domingo, 5 de abril de 2015

FIGUEIRA CASTELO RODRIGO-SALTO DE SALCELLE-PUERTO DE LA MOLINERA

Sexta feira Santa foi dia de ir dar umas pedaladas de fininha lá para os lados do Douro Internacional, passando por sítios de uma beleza fora de serie, a convite do meu irmão lá fui eu ele e o amigo Álvaro Lourenço.


A voltinha era um pouco longa e com algumas subidas daquelas boazinhas, um sobe e desce mas tb com algumas estradinhas ao lado do Rio Douro, Rio Côa, Rio Huebra e por uns cantinhos bem bonitos.

Assim sendo sai de casa por volta das 4h 45m da madrugada, tinha que estar em Castelo Branco antes das
6h para carregar a bike no carro do meu irmão e tomarmos rumo até Figueira Castelo Rodrigo onde íamos dar inicio á voltinha.

Cheguei a Castelo Branco e fui até á garagem do meu irmão, ainda não estava lá ninguém, mas ao fim de 5 minutos lá veio ele e a minha cunhada que tb ia, carregamos as bikes no carro dele como o resto do material, o Álvaro Lourenço ia na viatura dele na companhia da mulher, seguimos depois para mais 2 h de viagem até Figueira de Castelo Rodrigo.


Chegamos a Figueira de Castelo Rodrigo arrumamos o carro, tratamos das bikes e do resto do material que era necessário para a voltinha e lá nos fizemos á estrada.


Lá fomos, para começar não foi nada mau, era mais rolante, passamos Vilar de Amargo, Almendra, passamos tb ao lado de Castelo Melhor, Orgal e descemos para a foz do Rio Côa, é aqui que o Rio Côa desagua no Rio Douro.


A descida foi feita nas calmas com algumas paragens para registar a nossa passagem e ver as belas paisagens que as encostas do Rio Douro tem, chegamos á ponte paramos para ver o Rio Côa tiramos umas fotos e seguimos para a primeira subida do dia.

Lá fomos pedalando descontraídos e sempre na conversa até Vila Nova de Foz Côa, entramos em Foz Côa e paramos no café o Volante para beber um cafézinho, fomos até ao balcão e lá bebemos o cafézinho nas calmas, tínhamos o dia por nossa conta.


Depois do café seguimos, depois de passar Foz Côa um pouco mais á frente paramos no Miradouro da Estrada da Costa para ver a Barragem do Pocinho e as belas vinhas pelas encostas, tiramos umas fotos e seguimos a boa velocidade até á Barragem do Pocinho.

Passamos a Barragem e cortamos logo á direita por uma estradinha ao lado do Rio Douro com umas vistas magnificas, uma maravilha...

Fizemos uns bons kms sempre ao lado do Rio Douro, mais á frente seguimos por mais uma espetacular subida, a certas alturas com uma pendente bem engraçada, mas nada nos metia medo íamos ali para nos divertir e desfrutar as belas paisagens que a subir têm mais graça.


Chegamos perto de Peredo dos Castelhanos e seguimos pela esquerda para Urros, perto da aldeia tive um furo, dei umas bombadas e chegamos á aldeia de Urros, paramos perto de um café, troquei a câmara e fomos comer e beber alguma coisa.

Com a barriga mais composta continuamos a voltinha, á saída da aldeia de Urros seguimos pela esquerda e descemos até perto da Barragem das Olgas, mais uma descida feita e mais uma subida pela frente, subimos até Ligares e mais umas pedaladas descemos para a Barragem de Barca D´Alva.

Uma descida com muitas paragens para ver as belas paisagens, as fotos são bonitas mas não dizem nada, os olhos conseguem alcançar muito mais, a descida feita até á Barragem de Barca D´Alva e muitas fotos guardadas.

Continuamos pela margem norte do Rio Douro por uma estradinha ao lado do rio, uma bela estrada panorâmica, foram uns bons kms sempre na companhia do belo Rio Douro até á Barragem de Saucelle.


Chegamos á Barragem de Saucelle paramos em cima do paredão para tirar umas fotos, aqui íamos até ao pais vizinho, íamos entrar em Espanha, e tínhamos aqui a dificuldade do dia o belo Puerto de Salto de Saucelle, uma subida que tem uma bela cobra desenhada pela encosta fora.

Peito cheio de ar e lá fomos encosta acima, com umas belas curvas daquelas volta a trás, uma subida que deu um gozo do caneco subi-la, tive que parar para tirar fotos e tb para recupera o folego, os fraquinhos são assim  eheheheeh.


Chegamos ao alto e nem vos digo as bela paisagens que tínhamos lá do alto, uma coisa brutal, valeu bem as pingas de suor que caíram na subida, subir custa mas depois temos a bela da recompensa.

Áquela hora do dia o calor já fazia mossa e a água nos bidons já parecia chá, caia bem era uma caña, mais á frente já víamos casas, era a aldeia de Saucelle.


Mas antes de lá chegar cortamos á direita, e a bela caña tinha que esperar, um pouco mais á frente encontramos uma bela fonte com água bem fresquinha, veio mesmo a calhar, não havia caña mas havia água fresca, já não era mau de todo.


Atestamos os bidons e seguimos, aqui mais um ponto alto da voltinha a passagem pelo Puerto de La Molinera, uma coisa brutal, uma bela estradinha pelas encostas, descemos para uma ponte Romana e outra ponte Romana mais á frente onde passa o Rio Huebra.


Um espetáculo de paisagens, depois da ponte mais uma subida até ao bonito Mirador de Cachón de Camaces, uma bela queda de água do Rio Camaces, é pena não ter muita água mas muito bonito.


Depois de umas fotos e bem mirado o Mirador del Cachón de Camaces continuamos a subida até Hinojosa de Doero, aqui era hora de refrescar com uma bela Caña, fomos até á Cafeteria Gran Via para  saciar a cede.

Bebemos uma bela caña e um pastelinho de puré com bocadinhos de presunto, pelo menos é o que parecia, caiu mesmo bem, deu para refrescar.
Mais frescos seguimos para Fregeneda, uma vila com mais movimento, paramos para comer alguma coisa mais mastigável, encostamos as bikes e fomos até ao café El faro para comer um belo Bocadillo de Jamon e Queso, acompanhado de uma canequinha de caña, sexta feira santa não se come carne mas o pecado foi por boa causa eheheheeheh.


Sentamo-nos na esplanada e ali estivemos a degustar a bela caña e o belo Bocadillo acompanhado com uma bela  prosa entre amigos.


Com a barriga mais composta era hora de seguir para o resto da voltinha, lá pegamos nas bikes e fizemos-mos novamente á estrada, agora era descer até Barca D´Alva sempre com a companhia do rio Águeda no nosso lado esquerdo.


A descida foi feita num estantinho, paramos em cima da ponte, tiramos umas fotos e bora lá subir os últimos 20 kms, era mesmo bom para terminar.



Fomos subindo nas calmas, a subida não era muito inclinada mas os kms já eram alguns, mas nas calmas lá fomos até ao Alto da Sapinha, onde paramos no Miradouro para ver as vistas, tiradas mais umas fotos continuamos até á aldeia do Escalhão.


A partir daqui já era menos inclinado, mais á frente paramos numa fonte para beber um golinho de água fresca, atestamos os bidons e bora até Figueira Castelo Rodrigo.
Entramos em Figueira de Castelo Rodrigo com um enorme sorriso de satisfação de mais uma voltinha daquelas duras mas com um sabor especial, duras como a gente gosta.



Fomos até aos carros onde a minha cunhada e a mulher do Álvaro nos esperavam, foi encostar as bikes e recuperar um pouco, arrumamos as bikes trocamos de roupa, arrumamos o resto das coisinhas e fomos até ao Restaurante Dias para comer alguma coisa, já o tínhamos ganho depois desta voltinha.


Foi uma voltinha com uma excelente companhia do meu irmão e do Álvaro Lourenço, um GRANDE OBRIGADO, sem grandes correrias sem médias, ( só algumas cañas ) e sempre com boa disposição, pedalar qualquer uma sabe pedalar mas pedalar e desfrutar o que nos rodeia não é para todos.


Com a barriguinha cheia com um belo bifinho de vitela era hora do regresso, regressamos a Castelo Branco, troquei a bike para a minha carrinha e segui para mais uma viagem até casa.
Sair de casa ás 4h 45 e chegar a casa ás 0h 20m do outro dia e fazer uma voltinha destas com perto de 170km só para gente doida como EU... assim gosto ser doido eheheheeheheh


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


2 comentários:

  1. ... a pancada nao é pequena!!!!!!!
    Sr. Luis Cabaço nao pode por aqui fotos de bebidas alcolicas, ou alguem na capital ainda se sai com a ideia de por os ciclistas a soprar no balao!!!
    ..... Mas... mais um dia para ficar na memória...... E nao ha imposto que te tire isso (nunca)

    ResponderEliminar
  2. Então desta vez não pedalou na Beira-Baixa! O percurso que fizeram, lá para os lados do Pocinho, são paisagens diferentes da BB, mas muito bonitas também. Há uns anos atrás fiz esse percurso ( de automóvel...) na altura das amendoeiras em flor. É um espetáculo inolvidável que aconselho, sobretudo se acontecer num dia de sol.
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar