segunda-feira, 13 de abril de 2015

MOINHOS DAS CORUJEIRAS-ANSIÃO

Ontem foi dia de voltinha em solitário lá para os lados de Ansião e Moinhos das Corujeiras, moinhos estes que são os únicos na Europa, foi um emigrante que esteve na América que quando voltou a Portugal os construiu nos finais do século XIX.



 Os moinhos das Corujeiras (Abiul) datam do final do século XIX, fazendo parte da história industrial da localidade desde então. A sua forma, crê-se, é de influência norte americana e, talvez por isso, os únicos deste género na Europa. A história conta que um emigrante dos Estados Unidos da América regressou a Portugal e construiu dez moinhos, destes apenas restam cinco.

É muito triste que as entidades, não sei se de Abiul ou de Pombal deixaram degradar o que resta destes moinhos, só restam dois mais ou menos inteiros, porque os outros só restam as ruínas, assim acaba tudo....


Para começar a voltinha peguei na minha viatura com a bike lá dentro e fui até Ansião, mas antes parei para beber o cafézinho e comer o pastelinho de nata na Pastelaria Estrela Doce.


Cheguei a Ansião e estacionei a viatura perto do café que existe ao pé do nascente do Rio Nabão, um belo parque bom para fazer umas caminhadas.


Tudo preparado e lá fui para a voltinha, para começar  segui um pouco pela vila de Ansião, mais ou menos ao meio cortei á esquerda e subi para Casal Viegas.
Entrei num espetacular single até perto de Casais Maduros, single este que faz parte do Caminho de Santiago, por entre muros uma maravilha mesmo á maneira.


Passado os Casais Maduros mais do mesmo, singles e mais singles até perto da Barreira e Casal Mouco, a voltinha estava a começar bem, trilhos do melhor, o tempo ameno, o solinho a dar uns bonitos raios, mesmo bom.

Segui depois para Vidoal e Bairrada, alternando por caminhos e mais uns belos singles, cheguei ao Rebolo e parei em cima da ponte por onde passa o Rio Nabão.



Aqui veio-me á memória a 1ª Maratona de Abiul no ano de 2006, já lá vão uns aninhos, ainda me lembrei de alguns sítios por onde passei.


Parei para tirar uma foto e reparei num single que descia mesmo ao lado da ponte e seguia ao lado do Rio Nabão, alterei o trajecto que levava no GPS e segui pelo single, foi ter um pouco mais á frente ao mesmo que levava desenhado, deu para curtir um pouco.


Continuei ao lado do Rio um bom bocado, o Rio Nabão está mesmo seco, nem pinga de água, á conversa com o dono do bar na nascente do rio, comentei com ele e disse-me que o rio vai seco por cima mas corre no subterrâneo até ao Agroal, uma coisa pouco comum, mas engraçada.
Mais umas pedaladas e passei ao pé de Gesteiras de Baixo, Portela do Fojo e cheguei á Aldeia do Rio, aqui estive á conversa com uma senhora que estava a varrer o terraço, perguntei se faltava muito para os moinhos e ela disse que era só subir mais um pouco.

Despedi-me da senhora e toca a subir até aos Moinhos das Corujeiras, no meio da subida já dava para ver os moinhos lá no alto, cheguei ao pé deles e parei para ver os belos moinhos e tb as belas paisagens que se tem lá do alto.


Deparei-me com 3 moinhos um deles já no chão e dois mais dias menos dias tb vão cair se ninguém os recuperar, uma pena.


Por ali me entre-ti a tirar umas fotos para mais tarde recordar, ali do alto dá para ver umas belas paisagens, é um sossego ali á volta.



Fotos tiradas e segui, passei ao lado da aldeia das Corujeiras e desci para um vale, subi para a Abelheira passei ao lado do Gaiteiro e entrei em mais um bom par de singles até aos Zambujais.


Segui para Costas das Casinhas, Mogadouro de Cima, continuei novamente ao lado do Rio Nabão e cheguei ao Marquinho.
Para terminar passei Escampado da Lagoa, Escampado de São Miguel e cheguei a Ansião por um brutal single a descer que foi um espectáculo.


Entrei e Ansião e segui pelo parque, é de louvar que neste parque já existem bikes para quem quiser alugar e dar umas pedaladas por ali, uma mais valia.


Continuei pelo parque passei a Ponte da Cal e cheguei ao ponto de onde tinha dado inicio á minha voltinha.


Uma voltinha daquelas boas por tilhos de pedra como gosto, uma barrigada de singles por entre muros daqueles que a gente gosta e com vistas espetaculares.




Para terminar fui até á pastelaria do Nabão para comer alguma coisa antes de regressar a casa.







E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário