segunda-feira, 16 de junho de 2014

ESTRADA PANORAMICA-ÁGUA FORMOSA

Ontem foi de de voltinha, já tinha saudades de umas pedaladas na fininha, tinha combinado com o Zé Almeida e com o Alexandre que quando vem passar o fim de semana á terra trás a bike para dar umas pedaladas por estas bandas.


Combinei o ponto de encontro na Pastelaria Estrela Doce para beber o cafézinho e comer o pastelinho de nata, com o cafézinho tomado e o pessoal pronto lá fomos dar umas pedaladas.

Saímos da Sertã pela Venda da Pedra, subimos até á Junceira, mais á frente na Cumeada seguimos para o Castanheiro Pequeno, Valongo, Rolã, na Atalaia cortamos á esquerda e descemos para a ponte da Atalaia.

A descida foi rápida mas o pior era a subida até ao Vilar do Ruivo, nas calmas lá fomos indo, passamos o Vilar do Ruivo, mais umas pedaladas e chegamos perto de Fernandaires, seguimos pela estrada panorâmica e fizemos uma pequena paragem no miradouro para dar uma mirada na bela albufeira.


Ali estivemos um pouco a ver a bonita albufeira com os seus belos recantos, tiramos umas fotos e era hora de seguir viagem.

Para sair dali tínhamos umas belas subidas, lá fomos indo até ao cruzamento que vai para a Seada, cortamos á esquerda e mais um  pouco de subida chegamos á Seada, continuamos até ao Zevão, entramos pela estrada que liga Ferreira do Zêzere a Vila de Rei e fomos até aos Estevais.
Continuando a subir fomos ter a Vila de Rei, entramos na nacional 2 e um pouco mais á frente seguimos para a Lousa, á uns dias tinha por ali pedalado de btt e tinha visto que tinham alcatroado um estradão, planeei logo uma voltinha de roda fina por aquelas bandas.

Passada a Lousa descemos para o lagar e fomos ter ao Vale das Casas, fizemos um pequeno desvio para ir ver a bela Aldeia de Xisto, Água Formosa, paramos á entrada para ver as belas casas todas bem arranjadinhas.

Entretanto demos de caras com uns belos morangos daqueles bem grandes, chegou uma senhora de carro e meteu conversa connosco, a senhora viu que estávamos a namorar os morangos, ela disse se quiséssemos podíamos ir lá buscar um para cada um, e bora antes que seja tarde.

Depois de comer o belo morango seguimos pelo meio da aldeia e por uma ruela bem inclinada fomos ter do outro lado da aldeia, subimos mais um pouco cortamos para os Ribeiros, Quinta das Laranjeiras, Fonte Boa e Amêndoa.

Paramos na Amêndoa no café ao pé da igreja para comer e beber alguma coisa, o calor já apertava por isso tínhamos que arrefecer o motor.


Com a barriga mais composta continuamos e fomos até Cardigos, descemos para o Chão do Pião e Casas da Ribeira, mais umas pedaladas a subir chegamos á Portela dos Colos, seguimos depois a descer para a Ponte dos Três Concelhos.

Depois da ponte mais um subida até ao Sambal, Sarnadas e chegamos ao Marmeleiro, mais uma descida até á Ribeira da Tamolha e mais uma subida até ao Vale da Cortiçada.

Aqui já safos das subidas era descer até á Sertã onde chegamos com mais uma bela voltinha de fininha, despedi-me do Zé e do Alex e fomos cada um ao seu destino que era ver do almoço, que com a voltinha vinha mesmo na hora certa.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


1 comentário:

  1. Finalmente! Já tinha saudades de pedalar " virtualmente" por lugares tão reconfortantes!
    Obrigado pela partilha!
    Grande Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar