domingo, 29 de junho de 2014

UMA IDA Á SERRA DO VISEU

Este domingo juntei-me ao Mário Manso para ir dar umas pedaladas, desta vez de roda grossa, tb sabe bem de vez em quando mudar de roda, muitos gostam de roda fina outros de roda grossa eu cá sou bom de boca, gosto das duas não sou esquisito, desde que tenha duas rodas e dois pedais é o que chega.

O Mário gosta muito de dormir, por isso hoje fui um pouco mais tarde do que o habitual para mim, saímos por volta das 8 horas, acho um desperdício de tempo estar a dormir com um tempo destes, um solinho bem bonito.

Saímos da Mougueira e descemos até á Sertã, desta vez não parei para beber o cafézinho, era para tomar um pouco mais á frente.

Passamos a vila e subimos ao Mercado, descemos depois para a Ponte das Vinhas, a seguir á ponte era subir até á Zona Industrial, lá fomos indo sempre numa pedalada calma, continuamos para o Alto da Carreira onde entramos num single até Carnapete.

Passamos Carnapete e seguimos por mais um belo single até á Quinta Nova, continuamos e fomos até ao Casal D`Ordem, aqui pedalamos um bocado ao lado do IC 8, passamos por baixo do mesmo e fomos ter ao Vale da Uchas.

Mais uns trilhos e fomos até aos Verdelhos, aqui mais uma subida e mais um single até ao Vale da Mó, a partir daqui é que vinha o pior, uma subida daquelas que dá para suar até ao alto da Serra do Viseu.

Subimos um pouco e a certa altura temos duas alternativas, uma subida mais longa mas mais ligeira ou outra curta mas com uma boa inclinação, o Mário queria ir pela mais longa mas com um pouco de conversa lá o convenci a ir pela mais dura.


Uma subida com muita pedra solta e um pouco difícil, lá fomos indo nem podíamos falar se não estragávamos tudo, mais um esforço e lá chegamos ao cimo.


Foi duro subir mas quando se chega ao alto tem-se a recompensa, umas fantásticas paisagens, paramos um pouco para absorver aquela beleza toda.


Já recuperados e com as retinas cheias de belas paisagens continuamos, entretanto o Filipe ligou a dizer que estava na Herdade, foi a boa velocidade que fomos pela serra abaixo ao encontro dele.
Paramos no Café da Herdade e lá estava ele sentadinho ao balcão a tomar o café, juntamo-nos a ele bebemos o café e comemos um empada que depois do esforço da subida soube mesmo bem.


Depois de um bocadinho bem passado seguimos e passamos por uns singles até á Passaria e Malpica, seguimos um pouco por alcatrão até ao Casal Maio, passamos por baixo do IC8 passamos o Salgueiral e fomos ter á Tapada.


Mais um sobe e desce chegamos ao Cabeçudo, ali andamos a descobrir mais uns singles daqueles que vão para as hortas, alguns com saída outros sem saída, descemos para os Faleiros e Gravito.



Antes de chegar ao Outeiro da Lagoa passamos na horta de uns conhecidos, paramos para beber um vinho do porto que caiu mesmo bem, com a boca mais docinha seguimos até ao Outeiro da Lagoa e Olival, descemos por um caminho bem catita até perto da Fonte Branca.

Entramos no alcatrão até á Sertã, fizemos mais uma paragem no café da Carvalha para beber uma bebida fresca, é que o calor já estava a apertar.
Depois do motor mais fresquinho era hora de seguir, despedimo-nos do Filipe e subimos mais um pouco até á Mougueira onde chegamos com mais uma bela voltinha.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


1 comentário:

  1. Uma volta pela Serra de Viseu regada com Porto! És mesmo de boa boca!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar