terça-feira, 24 de junho de 2014

PLAYA DE CIRRO-BETANZOS

Neste quarto dia da aventura já nos livramos da chuva, os dias anteriores tinham sido molhados, mas tb não pode chover sempre.


Depois de uma noite bem dormida, arrumamos a trouxa nos alforges, carregamos as burras e lá seguimos para o quarto dia da aventura mano a mano, no parque de campismo não havia café por isso tivemos que ir ver de uma sitio para comer alguma coisa.


Para começar apanhamos uma boa subida para aquecer, fomos até Souto, onde seguimos um bocado por alcatrão, passamos Fontá e descemos até á Villa de Sada, fomos até ao multibanco para levantar dinheiro e abancamos na Confeitaria Venezuela para tomar o pequeno almoço.


Comemos uns belos croissants ainda quentinhos que estavam uma delicia, já com a barriga mais composta continuamos a nossa etapa, passamos na praia de Sada e na praia de Gandarío, num sobe e desce constante chegamos a Pedrido, passamos a ponte que passa por cima da Ria de Betanzos e fomos até Insua.


Mais á frente em Ponte do Porco passamos a ponte que passa por cima do Rio Lambre, continuamos por um trilho ao lado da Playa da Ponte do Porco e fomos ter a Miño.
Fomos pedalando sempre á beira mar e passamos Rio de Bañobre, Playa de Prebes, Boebre, Ventosa, Vizús, Caldagueiro e chegamos a Pontedeume.


Passamos o Rio Eume para o outro lado e continuamos por Cabanas, Magdalena, um pouco mais á frente tivemos que subir uma pequena subida em cimento daquelas mesmo inclinadas até perto de O Chao da Aldea.

Aqui já íamos a seguir o caminho Inglês até Ferrol onde iríamos á procura do marco onde começa o caminho Inglês.

Sempre descontraidos lá fomos pedalando e passando Val, Chamoso, Foxas, Fene, passamos a Ria de Ferrol em Sam Valentim, depois de passar a Ponte de Pias entramos em Ferrol.

Passamos ao lado da Playa de Caranza e fomos até ao posto de turismo para carimbar a Credencial.

Já com o carimbo fomos á procura do marco onde começa o Caminho Inglês, depois da umas voltinhas lá encontramos o bem dito marco.

Tiramos a foto para mais tarde recordar, como estava  na hora do almoço fomos procurar um restaurante para comer alguma coisa, encontramos um que tinha um placar com uma foto de massas, depois de muito escolher decidimos escolher o belo do Raxo, a comida de eleição da nossa aventura.


Um belo prato de Raxo e umas belas cañas fresquinhas caíram que nem ginjas, quando fomos para pagar o pinante do dono do restaurante tinha aumentado a conta, o meu irmão não tinha ido muito com a pinta do gajo e quando fomos conferir a conta ele tinha metido mais duas cañas, fomos ter com ele e lá nos devolveu o dinheiro que tinha metido a mais, achou-nos com pinta de camones eheheheheh.
Com as energias repostas continuamos e seguimos por uma bonita avenida pelo meio de Ferrol, passamos novamente a Playa de Caranza, seguimos um pouco ao lado da linha do comboio e quando passamos por baixo da linha numa pequena subida parti a corrente da bike.

A primeira e unica avaria em toda a aventura foi uma corrente partida, depressa se resolveu o problema, já com a avaria resolvida seguimos por Gandara e um belo passeio sempre a contornar a Ria de Ferrol.


Chegamos a Neda e continuamos por um belo passadiço em madeira, muito fixe, de Fene até Pontedume fizemos o mesmo trajeto, antes de Pontedeume em Cabanas paramos para beber uma caña, é que o calor já estava a apertar.

Já mais refrescados lá seguimos, passamos Pontedeume e depois da ponte olhamos em frente e pelo meio da vila tínhamos uma subida daquelas mesmo boas, ali tivemos que sura um bocadinho.

Já no alto e com a subida esfolada seguimos por uns caminhos rurais bem castiços, passamos por um belo campo de golfe, e uns trilhos pelo meio da floresta.


Continuamos por A Ponte Baxoi, e novamente Miño e Ponte do Porco, seguimos um pouco ao lado do Rio Lambre e subimos até perto de Lambre.

Com mais umas boas subidas e umas boas subidas chegamos a Betanzos onde planeamos pernoitar, vimos a placa do Albergue Casa da Pescaderia, fomos lá e como ainda tínhamos vaga decidimos ficar por ali.

Papelada tratada arrumamos as bikes pegamos nos alforges e fomos até á camarata, tivemos sorte porque estávamos sozinhos, tínhamos uma camarata só para nos.

Fomos tomar um banho e entretanto chagaram mais uns peregrinos que tb iam ficar por ali, eram três senhoras portuguesas, já tínhamos companhia eheheheheh.

Com o banhinho tomado era hora de ir jantar e não podíamos demorar muito é que o albergue fechava ás 10 da noite, se não chegasse-mos  até ás 10 dormíamos na rua, por isso toca a despachar.
Fomos pela vila á procura de um restaurante e num cantinho encontramos um bem porreiro, entramos olhamos para a ementa e mais uma vez pedimos Raxo ehehehehe.


Comemos e bebemos bem, o belo Raxo umas cañas e para terminar o dono do restaurante ainda nos ofereceu um queijinho que estava uma delicia, foi um bocadinho bem passado, mas cuidado com as horas se não dormíamos na rua,

Lá regressamos ao albergue para descansar o cabedal para o outro dia que ia ser a ultima etapa até Santiago de Compostela, os últimos 75 km.


E assim foi mais uma etapa da aventura sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário