domingo, 28 de agosto de 2016

PEREIRO....CAPITAL DAS RUAS ENFEITADAS

Hoje foi dia de mais uma voltinha na companhia do Marco Dias, era o ultimo dia de férias do Marco e convidei-o para ir dar uma vista de olhos ás ruas enfeitadas no Pereiro, perto de Mação.


Combinei com o Marco na Sertã por volta das 7h, á hora marcada lá chegou ele e demos inicio á voltinha.


Saímos da Sertã e para começar foi logo a subir até á Mougueira, seguimos pela estrada antiga que liga a Sertã a Proença a Nova.



Depois da Mougueira continuamos pela Portela, Moinho do Cabo, Vale do Pereiro, Moinho Branco e Maljoga.


Passamos a ponte que passa por cima da Ribeira da Isna, seguimos pelo Carvalhal e mais umas pedaladas chegamos a Proença a Nova.



Em Proença fomos até á Pastelaria beber um cafézinho e comer um pastelinho de nata, encontramos malta conhecida que tb iam dar umas pedaladas, ali nos entretemos um pouco na conversa, despedidas feitas e lá seguimos viagem.
Saímos de Proença passamos ao lado da Relva da Loiça e fomos pelo Caniçal Cimeiro, Caniçal Fundeiro e Vale da Carreira, perto de Mesão Frio cortamos á esquerda para as Bairradas.



Já no alto das Bairradas descemos um pouco até perto da Pracana Fundeira, cortamos á esquerda e fomos até ao Pereiro do Carvoeiro.


Passado o Pereiro do Carvoeiro seguimos por uma bela subida na Serra da Galega, subida curta mas das boas, deu para suar, já no alto descemos e fomos ter á aldeia da Capela.



Com o terreno mais favorável seguimos até ao Carvoeiro, no meio da aldeia cortamos á direita para Degolados e Caratão, aqui mais parecia uma montanha russa, era um sobe e desce desgraçado.


Mais uma descida para as casas da Ribeira e mais uma subida até ao Alto da Caldeirinha, aqui já dava para avistar a vila de Mação, um pouco de descida e entramos na vila.



Na rotunda seguimos á direta e seguimos a grande reta de São Miguel, um pouco mais á frente encontramos Pereiro a Capital das Ruas Enfeitada.

Ali andamos a ver as ruas todas floridas, uma maravilha, muito trabalhinho ali está, muitas horas perdidas mas no fim o resultado é espetacular...


Com as ruas já visitadas e uma boa carrada de fotos era hora de seguir, saímos da aldeia em direção do Castelo onde paramos no café para beber alguma coisa e encher os bidons.



Mais frescos e água atestada seguimos por Aldeia de Eiras, Lameiras, Cimo do Vale, Vale de Vacas e Amêndoa.


Tinha planeado a voltinha por Cardigos mas como andaram a por um tapete novo na estrada para Vila de Rei decidimos ir experimentar o piso novo.


Á saída da Amêndoa cortamos á esquerda para Palhota e Portela, na Rotunda da Portela seguimos em frente para a Francelheira e Boafarinha.



Cortamos depois á esquerda e passamos Casais de Cima,  Relva, Fonte de Eiras e Fundada, aqui entramos na Nacional 2 e descemos até á Barragem da Ribeira da Isna.

Depois da descida vem a bela da subida, com o calor já a apertar lá seguimos pelo Chão da Telha e chegamos á Cumeada, aqui fomos parar ao café das Bombas para refrescar com um bebida fresca.



Já frescos e com água fresca nos bidons seguimos para o resto da voltinha, fomos até á Junceira e descemos até á Sertã, ali me despedi do Marco Dias e segui para casa, o Marco ainda tinha que ir até ao Castelo.



Cheguei a casa satisfeito com mais umas belas pedaladas numa excelente companhia num dia de muito calor.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




Sem comentários:

Enviar um comentário