segunda-feira, 22 de agosto de 2016

COLCURINHO-PIODÃO

Ontem foi dia de uma voltinha lá para os lados do Alto do Colcurinho e de Piodão, uma aldeia bem bonita metida no vale da Serra do Açor.


Para esta voltinha foi eu o Zé Almeida o Marco Dias e o Hugo Lopes, ia ser uma volta bem puxadinha por isso íamos dar a partida em Alvares para terminar com uma bela descida.

Sai de casa e apanhei o Zé e o Hugo ao pé da Pastelaria Estrela Doce, fomos até perto dos Verdelhos para apanhar o Marco e seguimos até Alvares.


Arrumamos as viaturas, preparamos as coisinhas e lá fomos dar ao pedal, ainda era cedo e estava fresquinho, mas o dia ia aquecer.


Para começar era logo a subir, foi logo para aquecer, passamos pelo Caniçal e Chão de Alvares, a subida era bem longa e lá fomos nas calmas até á Portela do Vento.


Aqui cortamos á direita e entramos na Nacional 112, e mais do mesmo sempre a subir mas com uma espetacular paisagem, belas paisagens era a ementa do dia.

Chegamos ao alto da Serra da Pampilhosa e seguimos á esquerda, já safos de uma bela subida era hora de descer, até perto do Colmeal.


A boa velocidade lá fomos, passamos Carvalhal do Sapo e depressa chegamos á Praia Fluvial do Colmeal, paramos em cima da ponte para ver o belo Rio Ceira.


Depois de umas fotos toca a subir outra vez, um pouco antes de chegar ao Colmeal cortamos á direita, e por uma estrada estreitinha lá fomos subindo novamente.

Esta subida era das boas e bem longa, era para ir nas calmas nada de pressas, passamos pela aldeia do Açor e da aldeia da Ádela duas aldeias perdidas nas encostas da Serra da Aveleira.


Mais umas pedaladas e chegamos ao Alto do Ceira, aqui fizemos uma paragem para comer alguma coisa que levávamos nos bolsos, o dia ia ser longo por isso tínhamos que atestar o depósito.



Já mais compostos seguimos viagem, seguimos e entramos numa estrada sempre pela encosta da Serra do Açor, uma estradinha com umas paisagens para regalar as vistas, uma maravilha.

Agora mais rolante lá seguimos até á Fonte do Pião, era para atestarmos os bidons mas a bica não deitava água, tivemos que seguir.


Fomos pedalando, passamos o cruzamento de Piodão e uns km mais á frente tínhamos um belo desafio, a subida até ao Monte do Colcurinho.


E que subida tínhamos pela frente, esta era das boas e bem durinha, nas calmas lá fomos pedalando e ganhado altitude.


Chegamos ao alto era hora de recuperar o folego, esta deu para suar um pouco, demos a volta á Igreja da Nossa Senhora das Necessidades e fomos trincar mais alguma coisa.


Tiradas umas belas fotos era hora de seguir viagem, agora era a descer mas tinha que ser com cuidado, para mim esta é pior a descer que a subir.

Entramos novamente na estrada principal e voltamos um pouco atrás para descermos até á Aldeia de Piodão, mais uma bela descida, o pior era subir.

Lá seguimos a boa velocidade até Piodão, encostamos as bikes e fomos trincar alguma coisa ao Restaurante ali no largo, comi uma sopinha que soube mesmo bem, o resto da malta lá pediu o que que lhe apetecia.

Ali nos entretemos um pouco a comer e a descansar, a voltinha estava a meio era hora de seguir, para sair dali não ia ser fácil, mas tinha que ser.


Fomos encher os bidons na fonte e lá fomos subida fora, barriga cheia o sol a apertar, era dose a subida, lá fomos pedalando até ao alto.


Já safos de mais uma boa subida seguimos até ao Alto do Pião, cortamos á esquerda e mais um pouco de subida até começar a descer para a aldeia da Fórnea.


Mais uma boa descida, passamos a Fórnea e continuamos para Covanca, mais duas aldeias perdidas na Serra do Açor.


Custa pedalar por aquelas bandas mas temos a recompensa das paisagens, é uma maravilha, passada a Covanca era mais uma boa subida, nada que não estivéssemos habituados.

Já no alto era descer até perto de Unhais o Velho, cortamos á direita e seguimos para a Malhada do Rei.


Passada a Malhada do Rei seguimos em frente para o Alto do Fajão, entramos na chamada Estrada do Céu, com uma ligeiras subidas lá fomos pedalando.


Mais á frente entramos na Nacional 112, já safos das subidas e com uns bons kms de descida lá seguimos a boa velocidade.

Na Portela do Vento cortamos á esquerda, um pouco mais á frente paramos na fonte para beber um pouco de água fresca, o calor apertava bem.


Mais frescos seguimos e sempre a descer passamos Chã de Alvares, Caniçal e entramos em Alvares depois de uma boa voltinha por umas belas estradinhas e umas belas paisagens.


Arrumamos as bikes e fomos até ao Bar Fora de Horas para refrescar um pouco, mais frescos regressamos a casa com o corpinho bem amassado depois das belas subidas que apanhamos.

Deixei o Zé no Vale da Galega o Marco no Venestal e regressei a casa satisfeito com mais uma bela voltinha com uma bela companhia.



E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




Sem comentários:

Enviar um comentário