sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

ESTRADA PANORÂMICA-CARDIGOS

Dia de Natal tb é dia de pedalar, é para queimar as muitas calorias que se ingerem na noite anterior, muitos doces e alguns fritos, por isso á que queimar esses excessos todos.


Sai de casa um pouco antes da 8 h, desci até á Sertã ainda adormecida, segui pela Venda da Pedra e subi até á Junceira.


Aqui segui até á Cumeada, era para beber café no bar das bombas mas ainda estava fechado, continuei e passei Castanheiro Grande, Valongo, Rolã e Casalinho.



Antes da Atalaia cortei á esquerda para a ponte que passa por cima da Ribeira da Isna, até á ponte foi rápido, passada a ponte era subir até ao Vilar do Ruivo.


Lá fui indo sempre nas calmas, já no Vilar do Ruivo cortei á direita e segui em direção de Fernandaires.


Antes de Fernandaires cortei á esquerda e segui pela bonita Estrada Panorâmica, uma estrada sempre com a bela paisagem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode.

Parei no Miradouro para tirar umas fotos e regalar as vistas com as belas paisagens, ali do alto dá para ver umas boas curvinhas do Rio Zêzere, é uma maravilha.



Tirei umas fotos e segui , sempre num sobe e desce cheguei á Zaboeira, parei para tirar uma foto á ponte que segue para Ferreira do Zêzere.


Depois da foto segui e fui ter á estrada principal, cortei á esquerda e segui pelo Braçal, Vale Velido, Estevais e mais um bocado de subida com o ventinho de frente cheguei a Vila de Rei.


Parei para beber um cafézinho no Café Santo António, era o único que estava aberto, dia de natal estava tudo a descansar.



Cafézinho tomado e segui com a voltinha, passei pela Portela, Almofala, Fonte Boa e cheguei á Amêndoa.


Aqui cortei á esquerda e fui até Cardigos, parei na praça principal para ver o belo presépio que está ali montado, uma coisa bem feita, um espetáculo.
Ali me entre-ti a ver e a tirar umas fotos, fui depois comer alguma coisa ao café ali ao lado, um bolinho que caiu mesmo bem.

Com a barriga mais composta segui e passei Chão do Pião, Casas da Ribeira, Portela dos Colos, Cimo do Valongo e São João do Peso.

Passei ao pé da Igreja onde ainda estavam os madeiros a arder da noite anterior, segui depois em direção da Ponte da Ribeira da Isna.

Subi para as Cortes desci para a Ribeira da Tamolha e fui por mais uma subida até ao Vale da Cortiçada.


Continuei até á Junceira, desci até á Venda da Pedra e entrei na Sertã, passei a ponte Romana e parei no Bar da Carvalha para beber alguma coisa.
Encontrei gente conhecida e ali me entre-ti um pouco na conversa, mas com as horas a passar tinha que ir ver do almoço.
Subi até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas no dia de Natal.


Uma voltinha bem agradável numa manhã com o sol a alegrar este dia de inverno, um belo dia de Natal.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




3 comentários:

  1. O Secretário de Estado do Turismo, bem podia dar-lhe um prémio pela publicidade que faz deste Portugal, para alguns desconhecido...e que tão bonito é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel Tomaz...
      Gosto de pedalar por sítios novos e variar as minhas voltinhas, para mim o premio é andar de bike e dar a conhecer os locais bonitos por onde ando, e por ao ai ainda há muito para mostrar...
      Abraço e um bom ano...

      Eliminar
    2. Também para o amigo um Bom-2016.
      Abraço,
      Manuel Tomaz

      Eliminar