segunda-feira, 27 de julho de 2015

SERRA DO BUÇACO-SERRA DO CARAMULO

Domingo com direito a mais uma voltinha de fininha, e a convite do meu irmão desta vez o local escolhido foi a bela Serra do Buçaco e a Serra do Caramulo.

Para esta voltinha fomos 5 atletas de alto gabarito, o mentor da volta o meu irmão, Álvaro Lourenço, Jorge Palma, Rui Salgueiro e eu próprio.


Como o pessoal vinha de Castelo Branco vieram ter á Pastelaria Estrela Doce para o cafézinho e o belo pastelinho de nata, por volta das 6h 30 lá estava a malta toda reunida, carreguei a bike no carro do Rui Salgueiro e com o café tomado lá fomos até ao Luso de onde iríamos dar inicio á voltinha.


Chegamos ao Luso estacionamos as viaturas e preparamos as bikes, com tudo preparado lá fomos para a voltinha.


Começamos logo a subir, entramos na Mata Nacional do Buçaco pela Porta do Serpa, seguimos por uma calçada para estremecer um pouco, fomos pedalando e vendo a bela mata, um espectáculo de paisagem.


É uma maravilha pedalar por aqueles cantinho, belas panorâmicas se consegue ter ao pedalar por ali, saímos depois pela Porta da Rainha, continuamos pela estrada nacional 234 e fomos passando Moura, Barracão e Mortágua.

Cortamos á esquerda e sempre sem grande stress lá fomos indo e passando Vila Meã, Vila Moinhos, Tourigo, Barreiro de Besteiros e Campo de Besteiros.

Fomos até ao bar no belo jardim da vila e fomos comer e beber alguma coisa, sentamo-nos na esplanada e ali estivemos um bom bocado a comer e na conversa, o dia estava por nossa conta e nada nos atrapalhava.


Com a barriga mais composta era hora de continuar e desta vez tínhamos uma bela subida até ao Caramulo, lá fomos subida fora até ao belo Caramulo, fomos tirar uma foto ao belo Museu do Caramulo e subimos mais um pouco até Mote Teso.


Cortamos á esquerda por uma estradinha pelo meio da serra e passamos Varzielas, Bezerreira, Cadraço e fomos até ao Caramulinho, deixamos as bikes e fomos até ao ponto mais, Alto do Caramulinho.


Aquilo ainda custa a subir até lá acima, uns belos degraus esculpidos na rocha, mas lá no alto tem-se uma vista brutal, com tempo limpo é um espectáculo, ali nos entretemos um bom bocado a ver a paisagem.


Tudo bem mirado descemos até ás bikes e seguimos a voltinha, passamos Almofala, Teixo, Corte, Freimoninho, Caselho, Povinha e Foz, paramos na Fonte da Corga da Fonte para beber água fresca.


Atestamos os bidosn e seguimos até Belazaima do Chão, aqui paramos mas foi para beber uma bjeca fresquinha que soube mesmo bem, o calor estava a apertar.

Já refrescados continuamos por Póvoa do Vale do Trigo, Boialvo, Mata de Baixo, Canelas, Vale da Mó, Junqueira e Algeriz aqui mais uma boa subida, não muito inclinada mas um pouco longa deu para suar a camisola.


Passamos depois  Salgueiral, Monte Novo e entramos no Luso depois de uma bela voltinha pela Serra  Buçaco e Serra do Caramulo, fomos até ás viaturas, arrumamos as bikes e o resto do material.


Tudo arrumadinho fomos até á Mealhada degustar o belo leitão acompanhado do belo vinho frisante, a barriga estava mesmo a pedir um belo repasto.


Com isto tudo regressamos até á Sertã fomos beber uma imperial ao café da Carvalha, eu fiquei na Sertã e o resto do pessoal regressou a  Castelo Branco depois de mais umas belas pedaladas por umas belas estradinhas e umas belas paisagens.

Obrigado Rui Salgueiro pela boleia de ida e volta e ao resto da malta pela pela companhia.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário