domingo, 2 de março de 2014

SINGLE DO BOSTELIM-SINGLE DA TAMOLHA

Mais um domingo e uma bela voltinha, com muita chuva e muita lama.

Ontem o tempo estava muito mau, muito vento, muita chuva, mais parecia uma tempestade, pensei se continuar assim amanhã não há volta.

Hoje acordei e fui logo dar uma espreitadela pela janela, não chovia mas estava tudo muito nublado com muitas nuvens escuras, pensei, já que estou levantado é melhor ir agora que não chove.

Roupinha vestida, pequeno almoço tomado e bike pronta, vamos embora antes que chova.

Sai de casa e fui á Pastelaria Estrela Doce tomar cafézinho e comer o pastelinho de nata como não podia faltar.

Com a caféina e mais umas quantas calorias ingeridas lá me fiz aos trilhos que mais pareciam regatos.

Passei na Carvalha segui pela Ponte Romana e fui até ao Chão da Forca, subi para Alcoutim, Albergaria e Cumeada.

Na Cumeada decidi ir ver se as ribeiras levavam muita água, lá fui chafurdando na muita água que havia pelos caminhos e passei Casal Santana, Rebaixia dos Tomés e Chão da Telha.

Passei a estrada Nacional 2 para o outro lado e desci até á Ponte das Várzeas Carreiras tb conhecida pela Ponte da Tamolha, parei no meio da descida para ver a bela ponte e as duas ribeiras que ali se encontram, a Ribeira da Tamolha e a Ribeira da Isna.

Tiradas uma fotos era hora de seguir, entrei no Trilho do Bostelim, um single sempre ao lado da ribeira.


Mais uma pedaladas e cheguei á ponte da Azinheira, passei para o outro lado da Ribeira da Isna e continuei em mais um espetacular single.
Fui indo sempre a ouvir a ribeira e os regatos que a ela vêm ter, em algumas passagem tive que fazer a pé, como ia sozinho não valia a pena arriscar porque em algumas partes o trilho é muito irregular e muito escorregadio.


Sempre numa de passeio numa de descontrair cheguei ao fim do single, que ao todo tem por volta de 4,5 km e aqui tinha que subir até á Azinheira.

Fui pedalando nas calmas até que cheguei á Azinheira, ainda andei por uns singles por onde passam as cabras, depois de passar a aldeia desci até á Ribeira da Tamolha onde ia apanhar outro single.

Cheguei á ribeira e fiquei a olhar para o bom caudal que ela levava e como tinha que passar para o outro lado tinha que ter cuidado para não ir ribeira abaixo.
Ainda andei ali um pouco a escolher por onde ia passar, como tinha que ser fui com a bike as costas e com a água por cima do joelho lá cheguei á outra margem.

Já safo da ribeira era hora de torcer as meias, mesmo levando meias á prova de água sempre entra alguma por cima e lá tive que as torcer.

Com os pés mais enxutos segui a minha voltinha e entrei no que para mim é dos trilhos mais bonitos aqui da zona.


O belo single da Tamolha uma antiga levada para um lagar, com as chuvas que têm caído tem uma erva muito verdinha, um verdadeiro espectáculo.

Lá fi desfrutando o belo trilhos sempre contornado a Ribeira até que cheguei a uma parte onde tinha que molhar outra vez o pezinho.
Passei sem entrar água, aqui tive sorte eheheeheh, mais umas pedaladas e acabou o single aqui tinha que subir.

Subi até perto da Bernardia e um pouco mais á frente desci para a Cova do Moinho.

Sempre a descer cheguei á Ponte da Cova do Moinho, uma ponte romana que ainda está mais ou menos em bom estado.

Com umas quedas de água ao chegar á ponte que são uma verdadeiro espectáculo.

Tirei umas fotos e ali estive um pouco a olhar aquela beleza que a natureza nos dá.

Com as horas a passar tinha que continuar com a voltinha agora a subir, fui indo até ao Val da Cortiçada, aqui já estava safo das subidas por hoje.
Segui para a Bela Vista e Outeiro das Colheres, desci e cheguei á Mougueira com mais uma voltinha e com uma molha até ao osso.

Mesmo com chuva soube muito bem esta voltinha por estes trilhos todos enlameados mas com uns cantinhos bem bonitos.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


1 comentário:

  1. Oh mano! Estou a ficar preocupado contigo!!!! O single do Bostelim nesta altura, com as chuvadas que têm caído e com o caudal das ribeiras a extravasar , . . . Vou-te mandar o nome dum psicólogo para marcares consulta rapidamente.
    O single do Bostelim já com o tempo seco é um pouco complicado . . . nesta altura e com as pedras molhadas, andar por ali a solo . . . estás-te mesmo a passar!!!
    Há quem te incentive e te faça sentir "herói" . . . mas eu preferia que fosses um "herói" mais sensato!!!
    As fotos são bonitas e toda a gente gosta de ver, mas . . .!!!
    Pedala sempre que te der na gana, mas escolhe os locais de forma sazonal . . . eles não abalam!!!
    Abraço

    ResponderEliminar