quinta-feira, 6 de março de 2014

CAPELA DE SANTA MARIA MADALENA E SÃO MACÁRIO

Os dias não têm estado nada bons para as voltinhas bem cedo, mas hoje aproveitei que o sol que já deu uns belos raios logo bem cedo e fui dar uma voltinha.


Sai de casa e desci até á Sertã ainda com pouco movimento, passei a Rotunda da Eirinha e Fonte Branca, continuei e mais á frente segui pela estrada antiga até aos Faleiros.

Depois de passar os Faleiros continuei pela Fonte da Mata, Alto Ventoso, Cernache do Bonjardim, Roda, e no Casal Madalena onde cortei á direita e subi até á Igreja de Santa Maria Madalena e São Macário.
Aqui fica a lenda desta Capela, A capela que reúne os dois santos foi edificada por volta do ano 1581. Este pequeno templo foi substituído por um maior, construído por volta do ano 1920 (capela atual).
A construção da capela de São Macário e Santa Maria Madalena está associada a uma lenda:
"Reza a história que no lugar onde se encontra edificada a ermida, quase no topo da serra, existia a capela de S. Macário e mais junto ao povoado a de Santa Maria Madalena (Casal da Madalena). Devido a incêndios em ambas as capelas que se encontravam em ruínas, decidiu o povo edificar uma só capela, mais junto ao povoado (Cabeçada - C. Madalena), no sopé da serra, reunindo ambos os santos. As obras iniciaram-se, mas as ferramentas que serviam para o início da obra e que eram deixadas ao fim do dia junto à mesma, desapareciam todas as noites, sendo encontradas no dia seguinte no alto da serra, junto às ruínas da ermida de S. Macário. O facto repetiu-se por tantas vezes, que cansado e intrigado, o povo decidiu que a ermida fosse construída, bem lá no alto, no local onde, de manhã, se deparavam com as ferramentas. Reza ainda a lenda que, a razão de tal facto, é que S. Macário, não queria deixar de ver todos os dias pela manhã os outros seis irmãos (Nossa Senhora da Nazaré - Palhais; Santa Ana - Cumeada; Nossa Senhora dos Remédios - Sertã; Nossa Senhora da Confiança - Pedrógão Pequeno; Nossa Senhora da Graça - Graça e São Neutel - Figueiró dos Vinhos). Todas estas capelas foram construídas, segundo a lenda, em locais no cimo das serras ou montes elevados, de onde é possível os sete irmãos avistarem-se uns aos outros".
O certo é que do cimo da Serra de São Macário se avistam as seis capelas.
Outra curiosidade aliada a esta capela, e à romaria anual, é o facto de existir um antigo caminho pedonal que liga o local, onde era para ser edificada a capela (junto ao povoado de Cabeçada), e o cimo do monte.
Na zona envolvente, há vestígios de um castro datado do primeiro milénio a.C.
Os nossos antepassados tinham com cada ideia, cheguei perto da Capela e parei para ver as belas paisagens, o nevoeiro nas partes mais baixas davam umas vistas espetaculares.

Tiradas umas fotos voltei a Cernache novamente, seguir até ao Alto Ventoso e entrei na estrada nova até ao Val Cortiço, mais á frente na Tapada cortei á direita para Casal Cotelo, Carpinteiro, Bailão, Cabeçudo, Faleiros, Lameira da Lagoa, Gravito, Outeiro da Lagoa, Olival, Boeiro e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.
Passei a vila já com alguma correria do pessoal para o trabalho, subi até ao Montinho e cheguei á Mougueira com mais uma voltinha bem cedo.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




2 comentários:

  1. parabéns amigo

    paisagens espetaculares que nos mostra de uma região que eu gosto particularmente por ter passado por aí bons e belos momentos ás vezes bem acompanhado e outras nem por isso
    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Já faltava um voltinha para descontrair o verdadeiro ciclista e partilhar mais umas quanta belas paisagens e, hoje, também a bela lenda da capela São Macário e Santa Maria Madalena, que apreciei bastante!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar