quarta-feira, 6 de junho de 2018

UMBRAIL PASS-PASSO DELLO STELVIO

Esta voltinha foi o realizar de um sonho, acho que muitos cicloturistas têm este sonho, subir á estrada pavimentada mais alta dos Alpes, o meu já foi realizado...


Todos os anos parto para uma aventura, este ano mais um grupo de amigos fomos até aos Alpes Italianos e Suíços dar umas pedaladas por umas belas subidas..



Não eram só subidas, tb era por umas belas descidas claro, as paisagens essas iam ser maravilhosas...


O Mário Manso o Zé Castro o Diogo e eu saímos da Sertã, seguimos até Proença a Nova para apanhar o Luís Bandeiras e em Castelo Branco apanhamos o meu irmão.

Depois de uma belo jantar seguimos viagem, tínhamos uns belos km pela frente, lá fomos a noite toda a andar e o dia seguinte tb, fizemos uma paragem perto de Cannes para dormir..

Já tinha sido uma boa estafa até aqui, nada melhor que dormir uma noite descansada para seguir o resto da viagem, de manhãzinha cedo lá seguimos até Bormio, uma bela cidade no Alpes..

Chegamos e fomos até á casa onde íamos pernoitar, com a tralha arrumada fomos ver do jantar, foi logo uma bela pizza para ganhar calorias, o dia seguinte ia ser dos duros..


Demos uma volta pelas ruelas da cidade ver as montras, mas o tempo não estava grande coisa, caíam umas pingas, o que nos deixava preocupados para o dia seguinte, e bora descansar o esqueleto...

Na manhã seguinte levantamos-nos cedinho, depois de ir comer o belo pequeno almoço a uma pastelaria..


Barriguinha cheia fomos até á carrinha preparar as bikes e o resto das coisinhas, tudo pronto e fomos ver as belas paisagens lá do alto, e era bem alto, a subida para começar era das boas..


Saímos de Bormio e passamos Bagni di Bormio, sempre a ganhar altitude lá fomos sempre com os olhos bem abertos a deliciar-nos com as paisagens..

Uma loucura, ver as fotos é uma coisa mas passar ali de bike é uma LOUCURA,  depois de passamos alguns túneis e por umas belas curvinhas lá chegamos ao Umbrailpass...

Muitas paragens para tirar fotos, as máquinas não tiveram descanso, cada olhar era uma foto, todos os cantinhos eram desculpa para uma foto..


Depois de uma bela mão cheia de fotos seguimos e entramos na Suíça, começamos a descer o belo Vale de Mustair até Santa Maria, que descida magnifica, belas curvas por ai abaixo..


Chegamos a Santa Maria cortamos á direita para Mustair, em Valico entramos novamente na Itália, continuamos por Trube, Glorenza, Montechiaro e Prato allo Stelvio..


Aqui começava a outra subida do Stlevio, esta era mais longa eram cerca de 25 km, ia ser durinha a subida, mas nas calmas tudo se faz, nós íamos para nos divertir e desfrutar aquela subida...

Lá fomos pedalando por ai acima, passamos Ponte di Stelvio, continuamos sempre ao lado do Rio Stelvio e um pouco depois de Gomagoi começaram as belas curvinhas, aqui era o numero 48...


As míticas curvas do Passo dello Stelvio, até ao alto ainda tinha que contar muitas, e algumas eram daquelas que empinavam bem...


Continuamos por Maso di Fuori e Trafoi, aqui é que a coisa começou a doer, a pendente era bem engraçada, não baixava dos 10 %, a coisa prometia...


Nada de pressas pois ainda faltavam alguns km, aqui as curvas eram mais próximas umas das outras, não davam descanso, sempre esquerda direita e toca a subir..
A uns 8km do cimo cruzei-me com um colega brasileiro, tinha vindo do Brasil para subir o Stelvio, veio até Bormio, alugou uma bike e toca a subir a bela montanha..


Na conversa lá fomos passando curva após curva, quase no cimo disse para ele força que já fala pouco, disse-me ele, conheces aquela frase brasileira que diz ( o que é um peido para quem já está todo cagado ), foi um fartote..

Um pouco mais á frente juntei-me ao meu irmão, e assim lá seguimos até ao alto daquela bela montanha, chegar lá ao cimo é uma coisa, não tem explicação, é uma mão cheia de sensações..


No alto demos de cara com uma barraquinha a grelhar salsichas de veado, que maravilha aquela sandoxa, acompanhada de uma bela cervejinha fresca, foi mesmo á maneira..
Ainda no alto fomos ver as lojinhas das lembranças para comprar a bela recordação, compras feitas era hora de descer até Bormio...


Descemos pela mesma subida inicial, foi sempre a dar gás por ali abaixo, uma descida espetacular, estradinha enxuta mesmo apetitosa, mas muito cuidado com as curvas mais fechadas..


Já em Bormio fomos arrumar as bikes e o resto das coisinhas, e toca seguir para mais uma viagem, desta vez até Gambarogno perto de Belinzona já na Suíça..


Aqui íamos ficar mais uns dias para pedalar ali nas redondezas, mais umas montanhas para conhecer, e suar um pouco nas subidas...

Passamos umas belas montanhas, lá no alto ainda deu para ver alguns lagos ainda congelados, e as paisagens essas eram das melhores, valeu bem a pena aquelas subidas todas...


Chegamos a uma bela casinha ali ao lado do Lago de Locarno, a casa ficava na encosta e com o lago como pano de fundo, uma MARAVILHA..

Ficámos por ali quatro noites, as próximas voltas eram ali ao redor, mais três dias de pedaladas por uns belos cantinhos...
 E assim foi mais uma brutal voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...






Sem comentários:

Enviar um comentário