terça-feira, 26 de junho de 2018

UM DIA EM CHEIO

No domingo passado foi um dia em cheio, foi de sol a sol, pedalar até encher a barriga, todos os anos faço a minha voltinha por Fátima, são umas voltinhas mais longas e ontem foi esse dia...

Tinha o dia por minha conta, tinha planeado a voltinha com passagem por Belver, ia ver se o Castelo ainda lá estava e passar pelo Ribatejo..

Sai de casa cedinho e lá dei inicio á bela voltinha, passei na Portela do Bezerrins, Moinho do Cabo, Vale do Pereiro, Maljoga, Isna, Sarzedinha e Proença a Nova..


Depois de Proença era descer até ao Pontão do Laranjeiro e subir até ao Aeródromo, depois era um bocadinho mais rolante até São Pedro do Esteval..

O sol já vinha a nascer lá atrás da serra, estava uma temperatura bem fixe para pedalar, passei São Pedro do Esteval e desci até á Ponte que passa por cima da Ribeira da Pracana..

Agora a primeira grande subida foi na Serra Vermelha, passei na Ladeira, passei ao lado das conhecidas Termas da Ladeira e cheguei á Venda Nova..


Mais umas pedaladas e entrei nos Envendos, era para beber um cafézinho mas ainda estava tudo fechado, era cedo e era domingo, o pessoal dorme até mais tarde...



Não havia café toca a seguir viagem, continuei pela Sanguinheira, Vilar da Mó, Domingos da Vinha e cheguei á bela vila de Belver..

Belo castelo lá no alto, já por ali passei algumas vezes e é sempre um prazer ver aquela paisagem, foto tirada e desci até á ponte que passa por cima do Rio Tejo..


Parei para tirar umas fotos e toca a mais uma subida até ao Gavião, sempre descontraído lá fui pedalando, ainda pensei em entrar na vila mas segui viagem, parava mais á frente...

Entrei na Nacional 118 e passei Areia de Cima, Areia de Baixo e parei no Café do Largo na Casa Branca, aproveitei e comi um sandes e bebi um sumo para acumular calorias..


Barriga mais composta segui viagem, pela frente tinha uma parte mais rolante, não é que seja mais fácil, a rolar tb cansa, mas era um bom bocado com um ligeiro sobe e desce..


Segui depois por Alvega, Concavada, Vale Cortido, Pego, Coalhos e Rossio ao Sul do Tejo, passei por baixo da linha do comboio e um pouco mais á frente parei para ver a bela paisagem do Rio Tejo..


Uma bela panorâmica do Rio Tejo e a Cidade de Abrantes, só é pena o rio ir tão poluído, é uma pena ver aquilo, depois da foto segui e passei Tramagal, Arrepiado, Pinheiro Grande e Ponte da Chamusca.



Mais uma paragem para trincar alguma coisa, viagem longa, muitas paragens para comer, encontrei muita malta a pedalar mas pareciam atletas de médias, eu não tenho pedalada para eles..

Mais satisfeito e mais fresco era hora de continuar, passei a ponte para a outra margem do Rio Tejo e fui até á Golegã, entrei um bocadinho no empedrado para estremecer um pouco..

Continuei pela Quinta da Broa, Estrada Real, Mata Miranda onde parei para atestar de água fresca, aqui o calor já apertava, nada melhor que refrescar com água fresquinha..

Água reposta segui por Casal das Figueiras, Quinta da Fonte Santa Grande, Valverde, Casal do Paço, Agasalho, Casal da Lameira, Almajões e Pernes...

A voltinha estava a correr á maneira, estava calor mas se fosse para a praia tb apanhava calor por isso é melhor andar de bike, dá para bronzear na mesma... 


Subi um pouco até á Moita e continuei por São Vicente, Alcanena, Chã, Vila Moreira e Moitas Venda, aqui uma paragem para comer um geladinho, e que bem que soube, bom para refrescar..

Mais fresco e com as horas a passar segui viagem, já por ali passei para ir até Fátima, passei por Minde mas desta vez fiz por outro caminho, é para desenjoar...


Subi um pouco e cortei á direita para Casal Funina, Casal do João Dias, Pedrogão, Alqueidão e Pafarrão, aqui uma bela subidinha até ao Bairro..



Uma subida não muito longa mas um bocadinho inclinada, nas calmas lá fui indo sempre descontraído, vamos lá antes que se faça tarde..


No alto cortei á direita passei pelo Bairro, Poço Sodo, Vale de Cavalos, Gaiola, Moitas, Senhora da Ortiga, Fátima e cheguei ao Santuário de Fátima...


Encontrei muita gente como sempre, e tb era o dia da malta das Motorizadas, depois de passar pelo santuário fiz uma paragem para comer alguma coisa, a barriga já agradecia..

Uma tosta mista e duas cevejinhas frescas já davam para mais alguns kms, soube bem aquela comidinha e aquele descanso, ainda faltavam alguns kms e toca a seguir caminho...


Continuei por Loureira, Santa Catarina da Serra, Donairia, Gordaria, Olivais, Vale do Feto, Cercal, Barrocaria, Aldeia Nova, Caxarias, Rio de Couros, Formigais, Porto Velho e Agroal..


Ia com vontade de para na bela Praia Fluvial do Agroal para comer um geladinho mas vi tanta confusão que passei e nem parei, com este calor aquilo estava cheio de gente..


Meia volta e segui viagem, pela frente tinha mais uma bela subida, passei Suimo cortei á esquerda para Casalinho, Barrio, Sobral, São Simão, Pedreira e Prado..


Passei a ponte que passa por cima do Rio Nabão subi um pouco até Casais, Soianda e Pintado, até aqui mais uma vez a ganhar altitude..

Cortei depois á esquerda e segui pela manobra, Alviobeira, Portela da Nexebra, Salgueiral, Água de Todo o Ano, Conjeitaria, Águas Belas, Bela Vista e Besteiras..


Era hora de descansar das subidas por um pouco, tinha a descida até ao Vale da Ursa, sempre a favor do vento lá fui indo descida fora, parei em Peralfaia para encher água fresca num nascente..


Que bem que soube aquela água fresquinha, sabe um pouco a ferro mas é bem fresca, enchi o bidon e siga até á Ponte do vale da Ursa..


Depois da ponte a ultima dificuldade do dia, a subida até ao Casal da Madalena, é o Cool de La Madelene como diz o amigo Zé Almeida..eheheheh

Pedalada após pedalada lá cheguei á Portela de Oliveira, Casal da Madalena e Cernache do Bonjardim, desta já estou safo, venha o resto até á Sertã..
Para terminar passei Alto Ventoso, Vale da Lata, Porto da Cruz, Vale Cortiço, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona industrial, São João do Couto e entrei na Sertã..


Uma paragem no Bar da Carvalha para beber uma bujeca fresca, merecida acho eu, foi um dia em cheio, correu tudo bem, nada de percalços, um espetáculo...

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..





Sem comentários:

Enviar um comentário