domingo, 22 de março de 2015

MARGINAL DO CABRIL ATÉ Á MEGA

Hoje foi dia de um BTT pela Marginal da Barragem do Cabril, já fiz este percurso algumas vezes e não me enjoo de o fazer, são á volta de 17 km sempre nas margens da barragem com umas vistas espetaculares e sem grandes dificuldades.

Mais uma vez lá fui eu com a minha companheira de roda mais grossa, não é fácil arranjar um colega, gosto de começar cedo para chegar cedo, se se sai tarde anda-se sempre a olhar para o relógio e anda-se sempre com o tempo contado, se for cedo ainda dá tempo de dar uma vista de olhos por uns cantinhos que se vão vendo pelo caminho.


Sai de casa com a bike na carrinha e fui beber cafézinho e degustar o pastelinho de nata á Pastelaria Estrela Doce, café tomado fui até Pedrogão Grande de onde era para começar a minha voltinha.


Estacionei a viatura preparei as coisinhas e lá fui para mais umas pedaladas, passei pelo meio da Vila de Pedrogão Grande e entrei num single espetacular até ao Restaurante Lago Verde.

Entrei de pois no estradão e fui até ao Parque de Merendas na pequena península, dei a volta e entrei na marginal.


Fui pedalando e desfrutando as belas paisagens, o dia estava do melhor nem frio nem chuva mesmo á maneira para a prática do meu desporto favorito.
Lá fui indo e pelo caminho encontrei várias casas se assim se podem chamar, umas feitas de madeira tapadas com plástico, algumas carrinhas transformadas em casas, são de muitos imigrantes ingleses e de outras nacionalidades, ali estão no sossego sem grandes luxos, apenas querem viver o dia á dia.


Passada a marginal cheguei á Mega Fundeira, fui até á bonita Praia Fluvial, pequena mas bem engraçada, tirei umas fotos e fui um pouco mais á frente dar uma olhada ao açude.


Escondida ali de baixo da ponde da estrada nacional uma bela queda de água, um espectáculo...


Tirei umas fotos e voltei a trás, aquilo é um beco sem saída, continuei e entrei num belo single, passei um pontão e fui ter a uma bonita fonte e á Capelinha da Nossa Senhora da Estrela.


Tirei uma foto e um pouco á frente segui as marcações do trilho pedestre que segue ao lado da Ribeira da Mega.


Encontrei um trilho cheio de mato e em alguns sítios quase fechado, é triste ver que não cuidam dos bonitos recantos que tem a nossa natureza.

Segui o trilho e mais á frente segui de novo o trajeto que tinha planeado, agora tinha que subir um bocadinho.

Passei ao lado da aldeia da Candeia e sempre por uma boa subida cheguei á Derreada Cimeira, passei uns poucos de singles e fui ter á Derreada Fundeira.


Continuei até aos Escalos do Meio, aqui segui por uma boa mão cheia de singles que tinham sido feitos para o passei de BTT dos Escalos, estão de parabéns uns singles bem fixes.


Mais uma catrefada de singles cheguei aos Escalos Fundeiros e aos Troviscais, passei a aldeia dos Troviscais e entrei num caminho antigo até a umas casas perdidas perto da Ribeira de Frades.


Umas casas abandonadas e outras reconstruídas, casas reconstruídas todas em pedra, bem bonitas.


Passei um pontão por cima da Ribeira de Frades, ao lado das Fontainhas e mais umas pedaladas cheguei a Pedrogão Grande.

Passei pelo meio da vila e ainda tive tempo para dois dedos de conversa com um pessoal conhecido.


Depois das despedidas fui até á minha viatura, arrumei a bike e o resto do material e fui até á Pastelaria Moderna para comer alguma coisa doce, comi um bolinho e um suminho que caíram mesmo bem.


Já mais satisfeito regressei á Sertã com a barriga cheia de bolinho e uma boa mão cheia de bons trilhos, muitos cantinhos espetaculares e singles do melhor.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


1 comentário:

  1. Então mano, andam a dizer mal de ti. C'um catano . . .havias era de ficar satisfeito, pois lá diz o ditado . . .QUEM DESDENHA, QUER COMPRAR!!!!
    Normalmente são aqueles que gostavam de ser como tu . . .mas falta-lhes a "pinta!!!"
    Siga a banda e "bota" prá frente!!!

    ResponderEliminar