domingo, 29 de março de 2015

9ª EDIÇÃO DOS 5 EMPENOS

Mais uma ano e mais uma edição dos 5 Empenos, a 9ª edição, a convite do Pedro Ferrão lá fui apanhar mais uns empenos.

É um dia de convívio de malta amiga dos mais diversos cantos do pais, malta que gosta de dar ao pedal e de confraternizar, isto dos cinco empenos não é fácil, cá para mim contei mais de cinco, depois do quinto deixei de contar para não me cansar.


Sai de casa e fui beber o habitual café e comer o pastelinho de nata com a companhia do meu irmão que tb vinha empenar, ali ficamos um bom bocado á conversa no café, ele foi levar a viatura ao pé das piscinas onde iria tomar banho depois dos empenos.

Arrumou a viatura preparou tudo e fomos ter com o Alexandre que estava ali por perto para irmos até ao ponto de encontro, perto da casa dos pais do Ferrão, quando lá chegamos já havia muita gente.


Foi hora de cumprimentar a muita malta conhecida que vinha para esta voltinha, ali nos entretemos a conversar com uns e com outros.


Com o adiantar da hora tínhamos que dar inicio á 9ª Edição dos 5 Empenos, depois de uma breves palavras do mentor o Pedro Ferrão lá fomos ver dos malditos empenos.
Para começar foi logo a subir, subimos até perto da Mougueira, cortamos á esquerda e entramos na terra, passamos por um caminho ao lado do IC8, passamos pela Lameirinha, Poiares e descemos para o Moinho do Cabo.


Primeiro empeno, uma bela subida até ao alto de Serra da Longra, depois de umas pingas de suor lá chegamos aos Moinhos no alto da serra, agrupamos e tentamos tirar a foto de grupo, se não fosse o Alex e a Isabel tinham conseguido uma foto bem fixe, bem tentaram eheheheheeh.


Depois de várias tentativas acho que saiu qualquer coisa, tirada a foto era hora de descer, lá nos fizemos monte abaixo até perto do Vale Godinho, aqui foi mais uma bela subida até ao Marmeleiro.


Já no Marmeleiro paramos ao pé da Igreja para atestar água, alguns tb foram rapinar umas laranjas na casa ao lado da fonte, mas o dono deu ordem, estava de olho na malta eheheheh.


Depois da paragem seguimos e passamos ao pé do lagar, fomos até á Catraia e Cortes, passamos por uns singles onde aproveitei para tirar umas fotos e ouve um senhor que me roubou a bike, tive que fazer uma caminhada uns metros para a apanhar mais á frente.


Passada as Cortes foi sempre a bombar até á Azinheira e mais uma boa descida entramos no belo single ao lado da Ribeira da Isna, lá seguimos para apanhar alguns arranhões até á Ponte que liga a Azinheira á Cabeça de Poço.

Mais uma paragem para agrupar a malta, e entramos no Single do Bostelim, um single brutal até á bonita Praia Fluvial do Bostelim, lá fomos pedalando pelo meio de umas antigas hortas e por uns bocados de antigos caminhos.


Com a malta toda no Bostelim ficamos á conversa, mas a malta queria descansar, houve alguns que tiveram tempo para um cochilo eheheheeheheh.


Como não se decidiam falei com meu irmão e mais a malta de Pombal e seguimos á frente por mais uma boa subida até á aldeia da Relva, o calor já se fazia sentir e a cede tb por isso fomos até ao Restaurante o Eléctrico para beber alguma coisa fresca.


Encostamos a barriga ao balcão pedimos umas bjecas fresquinhas e um pratinho com uns bocadinhos de chouriça e umas tirinhas de orelha, que maravilha, caíram que nem ginjas, veio mesmo a calhar.


Saciada a cede e a gula seguimos novamente o trajecto, lá vinha o resto da malta e seguimos com eles para mais uma bela subida até ao Centro Geodésico de Portugal, subida marada cheia de pedra e com uma bela inclinação, nas calmas lá fomos ganhando altitude.


Chegamos ao alto e foi tempo de regalar as vistas com as belas paisagens, e tb para recuperar o fôlego.
Tiradas as fotos era descer até Vila de Rei onde era para se comer alguma coisa mais consistente, fomos até á Pastelaria Doce Rei, aquilo estava tudo lotado com tanta gente eu mais uns colegas fomos até ao Bar o Quiosque onde tb se comia alguma coisa.


Para começar foi um pratinho de sopa que estava mesmo boa, mais uns doces e umas bebidas frescas e ficamos prontinhos para o resto dos empenos.
Malta reunida e lá seguimos para o resto da voltinha, saímos de Vila de Rei por uma bela calçada e fomos até ao Lavadouro, fomos ver a bela cascata do Escalvadouro, como tem chovido pouco não tem muita água mas tem sempre a sua beleza.


Mais uma paragem e mais umas boas peripécias, a malta é danada prá brincadeira eheheehehehe.


Com as horas a passar era hora de seguir caminho, passamos ao lado do Aivado e descemos para a Ponte das Cortelhas, passada a descida e a ponte era subir até perto da Fundada.


Mais uma subida, já devia de ser o centésimo empeno, no minimo, mas estava a correr bem, passamos a Fundada, Fouto, Lagoa Cimeira, Monte Novo e mais uma bela descida até á Ponte do Charco.
A bela Ponte Romana na Ribeira da Isna, aqui mais uma vez tentaram tirar a foto de grupo mas mais uma vez não conseguiram eheheheheeheh.


Continuando tínhamos mais um empeno pela frente, já era na parte final e cada vez custava mais, mas nas calmas lá se venceu mais um.

Passada a dificuldade subimos mais um pouco até ao castanheiro Pequeno, Casal do Calvo e Cumeada, aqui o calor apertou novamente e tivemos que baixar a temperatura do motor com mais uma bjeca fresquinha.


Com a temperatura do motor normal lá fomos para a Sertã, passamos Vale da Cortiçada e Bela Vista, aqui subidas nem velas, era uma boa descida até á Vila da Sertã de onde tínhamos saído á umas horas a trás.


Chegamos á Sertã satisfeitos com mais uma bela voltinha, que tinha o nome 5 Empenos mas isso é uma grande mentira, empenos foram mais que muitos, mas tb tivemos boa disposição de todos os participantes, a galhofa foi o prato do dia, nas subidas, nas descidas e pelos belos singles por onde passamos.


Depois do banho fomos até ao restaurante Ponte Velha para o ultimo empeno, aqui é que foi o pior, mas ninguém se queixou, foi comer e beber com fartura, um bocadinho bem passado, depois de tanta subida sentamo-nos e e enfartamos que nem uns doidos.

Para terminar o Jerónimo deu a sua palestra, um espectáculo como tem sido todos os anos, eu só faltei 7 por isso, deduzo que tenha sido assim todos os anos.... ehehehehehheheh


Despedidas feitas e era hora de regressar a casa depois de um dia cheio de boas pedaladas na companhia de grandes colegas, para o ano lá estarei novamente.
Falta só uma coisinha, no jantar o menino Domingos e a Faísca andavam com muita cumplicidade não sei vai dar alguma coisa mas se houver casório tb quero ir....eheheheeheh


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário