sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

BARRAGEM DA BOUÇÃ-BARRAGEM DO CABRIL

Para começar bem a ano tive que ir dar uma voltinha de roda fina, isto da passagem de ano e festarolas já não é para a minha idade, a noite até que foi curta, fui para a cama ainda cedo, por isso logo no primeiro dia do ano levantei-me e fui pedalar.


Sai de casa e com um frio desgraçado desci até á Sertã que estava coberta de uma manto branco, uma camada de gelo das boas, parei no café das bombas que era o único que estava aberto para beber uma cafézinho para aquecer.


Um pouco mais quente por dentro lá segui para a voltinha, sai da Sertã pela Rotunda da Eirinha e Fonte Branca, lá fui subindo mas a temperatura teimava em não subir, pelos vales mais parecia que tinha nevado.


Lá fui subindo até ao Vale Martinho, Faleiros, Fonte da Mata, Porto da Cruz, Casal do Corvo, Estradinha, Moinho de Vento, Carvalhos e mais uma boa descida cheguei á barragem da Bouçã.


Aquilo estava mesmo frio na descida mas o que valia é que vinha uma subida para aquecer novamente, parei para a foto e sem grande paragem tinha que começar a subir por uma bela estradinha com um belo piso até á Atalaia Fundeira.

Lá fui subindo e esta subida até que soube bem, mesmo boa para fazer subir a temperatura corporal, depois da Atalaia passei Casal da Francisca, Casal dos Ferreiros, Graça, Altardo, Outão, Quinta e na Lameira Cimeira fiz uma paragem para beber mais uma bebida quentinha.
De inicio tinha planeado passar pela Mó mas como ainda tinha tempo decidi alterar a voltinha, segui para o Pinheiro de Bolim, Casal do Cume, Vila Facaia, Casal de Além, Campelos, desci até ao Mosteiro onde existe uma bela praia fluvial, mas estava deserta não havia ninguém a tomar banho eheheheheheheh.


Depois do Mosteiro era subir até aos Troviscais, lá fui pedalando e a desfrutar as belas paisagens, passado os Troviscais continuei até ás Fontainhas, por aqui á umas belas estradinhas para pedalar.


Mais umas pedaladas e cheguei a Pedrogão Grande, para não passar sempre pela mesma estrada desci pelo Vale de Gois fui ter perto do Parque de Campismo e segui para a Barragem do Cabril.


Parei no alto para tirar uma foto e segui a voltinha, fui até Pedrogão Pequeno e lá fui pela Nacional 2 até á Sertã, lá fui passando Painho, Vale da Froca, Amieira, Fontinha, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira, Val Cortiço, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã.


Já se via alguma gente nas ruas já se tinham levantado, passei a vila subi pelo Montinho e lá cheguei á Mougueira com mais uma voltinha um pouco fresquinha.


Era hora do banhinho e ir almoçar com a família no primeiro dia do ano..
E assim foi a primeira voltinha do ano mas com o lema que me vai acompanhar sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


3 comentários:

  1. ....... nada como comecar o Ano Novo com o pedal direito!!!
    boas pedaladas para 2015!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério é mesmo, não se pode perder a pedalada...
      Um bom ano para ti, grande abraço...

      Eliminar
  2. Sou visitante assíduo do seu blog. Hoje tenho que fazer um comentário. A sua passagem pela praia do Mosteiro, trouxe-me à memória um episódio que me aconteceu lá: No final da década de 40, havia lá um lagar, precisamente onde é hoje o restaurante. Passei lá uma noite acompanhando a feitura do azeite, numa remessa que os meus pais levaram lá. No verão gosto de almoçar no restaurante, pois melhor recordo, com saudade, um tempo longínquo que não volta mais! Mas tudo isto de automóvel, como é óbvio.
    Boas pedaladas...e
    os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar