segunda-feira, 7 de maio de 2012

CASTELO BRANCO ATÉ FÁTIMA EM RODA FINA

A convite do meu irmão, mais um ano fui de Castelo Branco até Fátima de roda fina.



Sai da Sertã por volta das 5h 30 da matina e fui até Castelo Branco para a partida, que era ás 6h 30.

Cheguei lá e fui ter com o meu irmão, preparei as minhas coisinhas e era hora de dar inicio á peregrinação até Fátima.


Fomos andando pela cidade e apanhando o pessoal que era para se juntar ao grupo, á saída da cidade já com o pessoal todo reunido, juntaram-se o meu irmão António Cabaço, José Luís, Vasco Sequeira, Martin Lopes, Silvério Correia, Pedro Barroca, Nuno Eusébio, João Afonso, Luís Lourenço e o mais fraquinho que era eu.



Saímos da cidade e entramos no IP2 e fomos pedalando nas calmas que tínhamos o dia todo para lá chegar.
Fomos indo e passamos Retaxo, Sarnadas, Alvaiade e Perdigão onde descemos para o rio Ocreza.




Chegamos ao rio e ai apanhamos uma boa subida até chegar ao Vale da Mua onde éramos para beber um cafezinho mas batemos com o nariz na porta.




Continuamos e passamos Pedra do Altar, Val Clérigo, Espinho Pequeno e chegamos ás Moitas, onde paramos no café São Gens para beber o cafezinho e comer alguma coisa.


Depois do cafezinho e das barrigas mais compostas continuamos as nossas pedaladas e fomos passando Caniçal Cimeiro, Caniçal Fundeiro, Vale da Carreira, Mesão Frio, Arganil, Freixoeiro, Gargantada, Cabo e logo a seguir tínhamos  um abastecimento na adega do meu pai no Robalo.






Ali tínhamos á espera pão, chouriço, queijo e papas de carolo e um tintinho caseiro para retemperar forças para o resto do caminho.







Foi uma reforço que teve muito boa disposição e muita brincadeira, um bocadinho bem passado.



Com alguns mais quentinhos lá tivemos que seguir o nosso caminho que a horas estavam a passar.







Fomos passando Granja, Vinha Velha, Pé da Serra, Revelha, Amêndoa, Palhota, Portela e chegamos a Vila de Rei onde seguimos para Estevais, Braçal e mais um bocadinho chegamos á ponte que passa por cima da albufeira da Barragem de Castelo de Bode.





Depois de uma paragem na ponte para ver as vistas era hora de nos fazer-mos á subida até Ferreira do Zêzere, uma subida para aquecer.






Chegamos a Ferreira e paramos na pastelaria Rosa para beber alguma coisa.


Lá fomos andando e passamos Lamaceiros, Agua Todo o Ano, Regueiras, Salgueiral, Alviobeira, Pintado, Calçadas e Tomar.







Em Tomar passamos o Rio Nabão e lá seguimos pelos Carregueiros, Val dos Ovos, Furadouro, Alburitel onde paramos para comer uma barrita e ganhar fôlego para o resto do caminho.





Depois de mais compostos lá seguimos e passamos Olaia, Casal de São João, Ourem, Melroeira,  São Sebastião e Alvega onde apanhamos a subida do dia a ultima e a mais difícil.

Com subida vencida chegamos ao nosso destino que era Fátima, entramos todos na vila e fomos ter com as nossas famílias que já nos esperavam.




Depois de termos tomado um banho cheque cheque porque os balneários estavam fechados, juntamo-nos todos numa mesinha á sombra de uma azinheira com comida e uma boa pinga que cada um tinha levado, ali nos entretemos na galhofa e boa disposição.





Depois de termos a barriguinha cheia era hora de regressar, cada um foi á sua vida, e para o ano cá estaremos outra vez.







E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





1 comentário:

  1. Mais uma peregrinação a Fátima, desta vez com as nossas “Amantes Elegantes”!
    Uma dezena de Amigos reuniram-se Pelo Puro Prazer de Pedalar e pelo objectivo de prestar, uma vez mais, uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Este ano, por coincidência, ainda mais elevada por ser o dia da MÃE, uma SENHORA sempre presente nas nossas vidas e um facto que ninguém esqueceu!
    Esta peregrinação/passeio aconteceu num clima de permanente harmonia e boa disposição, responsabilidade de TODOS os participantes, dos que a fizeram a pedalar, dos que simplesmente nos acompanharam e também da Família Cabaço, que mais uma vez nos receberam em sua casa para nos reconfortar com a sua habitual simpatia, deliciosas iguarias e uma importante reposição de “líquidos”, com cinco litros de um “néctar caseiro” (sumo de uva), que eu classifico de Muito Bom!
    No final, e já no Santuário de Fátima, o habitual piquenique, tipo cereja no topo do bolo, em que a boa disposição se manteve e momentos de saudável convívio ficam registados na mente de todos. Deste piquenique fizeram parte iguarias que me levaram a chegar a casa, em conjunto com as anteriores, com quase mais 2 KG (???) do que aqueles com que saí!!! Para além de mais 5 litros do tal néctar, embora fosse tudo muito bom, vou destacar três especialidades que rechearam a mesa, duas da Sertã, os famosos Bucho e Maranho, e uma de Castelo Branco, o não menos famoso e delicioso Queijo de Ovelha!
    Com a fasquia colocada a um nível destes, na próxima temo um grande desafio pela frente! É que atletas procuram incessantemente a melhoria contínua!
    Obrigado a TODOS e GRANDE Abraço e até à próxima!
    Silvério

    ResponderEliminar