sexta-feira, 12 de outubro de 2018

PORTO-PONTEVEDRA

De vez enquanto tenho que fazer uma doideira, desta vez fui para norte, fui até Santiago de Compostela pelo interior e regressei pela costa..

Não tinha promessa para ir a Santiago de Compostela, era uma voltinha de fininha que já tinha pensado á algum, quero é dar ao pedal e curtir as paisagens...


Sexta feira bem cedinho peguei na minha viatura e fui até á bela cidade do Porto, tinha falado com o Domingos para deixar a carrinha perto da casa dele, ficava mais guardada..

Antes de partir para esta aventura ainda fui chatear o Pedro da Pastelaria Estrela Doce para beber um cafézinho e comer um pastelinho de nata, assim a viagem corre melhor...


Cheguei ao Porto por volta das 7 h15, arrumei a viatura, preparei as coisinhas entreguei a chave ao Domingos e fiz-me á estrada, ainda tinha uns kms pela frente mas tinha o dia por minha conta..


Despedi-me do domingos e da Isabel e segui viagem, aquela hora para sair da cidade foi fácil, ainda tinha pouco transito, já encontrei foi muita gente de bike que tb ia até Santiago mas ia de roda grossa..
Sai da Senhora da Hora em direção do Padrão da Légua, Leça do Balio, Ponte de Moreira, Moreira, Vilar de Pinheiro e Bagunte, fui ter á Ponte de Dom Zameiro que passa por cima do Rio Ave..


Já lá tinha passado com o Mário e o Filipe, uma paragem para tirar umas fotos e rever aquela beleza, encontrei ali pessoal que ia a pé para Santiago, deve de custar um bocadinho...
Fotos tiradas segui a minha viagem, continuei por Ponte do Ave, Santagões, São Mamede, Barros, Casais, Moldes, Fontainhas, Corcovelo, Maceira de Rates, Barcelinhos e Barcelos, a cidade do Galo..


Uma passagem no meio da cidade e uma visita ao tão falado Galo de Barcelos, foto para registar a passagem e hora de ir comprar uma recordação a uma loja ali mesmo ao lado do da Torre Medieval...

Compras feitas era hora de continuar as pedaladas, sai de Barcelos e fui passando por Faial, Estrada, Costa Má, Trás do Prado, Isqueiro, Pereiro e Carapecos..


Ali pelo Norte encontra-se muita gente a pedalar, encontrei muitos grupos a dar a sua voltinha mas quase todos em sentido contrário, aqui cheguei-me a um grupo e meti-me na roda deles..
Fui um bocadinho na roda até eles darem por ela, malandrice..eheheh, tem que se aproveitar a boleia, a viagem era longa e assim sempre dava para poupar um bocadinho...

Entretanto meti conversa, era um grupo de amigos da Maia que iam almoçar a Ponte de Lima, depois da barriga cheia regressavam a casa pelo mesmo caminho.



Grupo de malta mesmo fixe, fomos sempre na conversa por ali fora, passamos por São Pedro de Fins, Vila Verde, Portela, Portelinha, Mourisca, São Bento, Carreira de Agra, Reborido, Porca e Vila Verde..


Entramos em Vila Verde e fizemos uma paragem no Monumento das Feiras Novas, um Monumento ao Folclore, ali tiramos uma foto de grupo para mais tarde recordar, malta bem descontraída...
Ao fim do dia o Carlos ligou-me a perguntar se a minha viagem tinha corrido bem, já se encontram poucas pessoas assim, espetáculo, grande abraço para todos..



Fotos tiradas e como ainda era cedo decidi seguir com a minha voltinha, despedi-me daquele belo grupo e segui pela bonita Ponte Medieval que passa por cima do Rio Lima..


Já em solitário lá segui desta vez por uma longa subida, passei por Antepaço, Sabadão, Presa, Boavista e Agro do Monte, aqui já estava safo da subida, subida boa para aquecer...

Depois da subida era descer para aliviar as pernas, segui por Morgado, Carreira, São Roque e Rubiães, aqui uma paragem no Restaurante Bom Retiro para comer alguma coisa..

Uma sopinha, um franguinho com batatinhas fritas e uma preta fresquinha caíram que nem ginjas, um belo almoçinho, boas calorias para o resto da viagem, pois ainda tinha uns km pela frente..


Barriguinha cheia continuei com as pedaladas, desci depois um pouco até passar por cima do Rio Coura, ali reconheci o Café Jaime onde comi uma bela sandes de presunto quando ali passei com o Mário e o Filipe..


São aquelas pequenas coisas que nunca se esquecem, a bicicleta tem destas coisas, segui depois por São Bento, Gontomil, Valinha e mais um pouco entrei na Estrada Nacional 13...


Aqui encontrei mais movimento, o sossego tinha ficado para trás, continuei por Tuido, Conguedo, Favais, Ervelho, Troias e entrei em Valença do Minho...

Não cheguei a ir dentro das Muralhas, segui e passei na Ponte Rodo-Ferroviária que passa por cima do Rio Minho, por baixo passam os carros por cima passa o comboio..


Depois da ponte entrei na Espanha e na cidade de Tui, ali já tinha que falar outra língua, foto para registar a passagem e toca a seguir, entrei na Nacional 550 uma estrada com muito transito..


Sempre descontraído lá segui com as minhas pedaladas, passei Gándara e Cerquido, aqui entrei na enorme Zona Industrial de Porriño, aquilo nunca mais acaba, é só industria, camiões e mais camiões...


Entrei depois na Cidade de Porriño mas não parei segui por Pedra Pinta, As Regadas, Louredo, O Pataño, Costeira e Redondela, aqui uma paragem para beber um caña com limon...
A viagem estava a correi ás mil maravilhas e já perto do final nada melhor que refrescar com uma bela caña sentadinho numa esplanada bem descansadinho..


Mais fresco segui para os últimos 20 km do dia, sai de Redondela e segui por Soutuxuste e Arcade, passei em cima da bonita Ponte de Arcade, tb conhecida por Ponte Sampaio, uma bonita ponte Romana...


Passagem para a outra margem do Rio Verdugo e segui por Rabaleira, Paredes, Borrateiros, Balteiro, Carballa, Cancela, Carballeira, Matalobos e cheguei á bela Cidade de Pontevedra..


Ali andei a passear pela cidade e á procura de um Hotel para pernoitar, lá encontrei um bem fixe e barato, era hora de tomar um banho e descansar um bocadinho, o dia seguinte ia ser mais longo...
Depois do banho e um pouco de descanso era hora de ir ver do jantar, jantei dei mais uma passeata pelo centro da cidade e regressei ao Hotel parta repousar o esqueleto...


No regresso ao Hotel vi uma pastelaria mesmo boa para tomar o pequeno almoço no dia seguinte, estas coisas não podem falhar...eheheheeh
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..
Continua....






Sem comentários:

Enviar um comentário