sábado, 20 de outubro de 2018

PONTEVEDRA-SANTIAGO DE COMPOSTELA-VIGO

Segundo dia da minha aventura pela Galiza, depois de uma noite bem dormida preparei as coisinhas na mochila e bora para mais uma dia de pedaladas..

Sai do Hotel e na rua ao lado estava logo uma bela Pastelaria para tomar o pequeno almoço, no dia antes tinha perguntado a que horas era a abertura para trincar ali alguma coisa antes de ir embora..


Por volta das 7 H e 30 já estava sentado a comer uma torradinha e um belo bolinho, umas calorias para o dia quer ai vinha, ainda eram uns km mas devagar se vai ao longe..

Barriga cheia lá segui viagem, ainda era de noite, com o pirilampo aceso passei a cidade ainda adormecida, passei por cima do Rio Lérez e segui em direção de Cendona...


A saída de Pontevedra é sempre em ligeira subida por uma estrada muito movimentada, mas aquela hora ainda estava sossegada, mais á frente cortei á direita e continuei por outra estrada.

Lá fui passando Balea, Cerponzóns, Cunchido, Ermida, Acosta, Lourido, Ponráns, e Seca, aqui segui  até ao Parque Natural da Ria Barosa..

Um belo cantinho ali na Ria Barosa, uma queda de água por cima de umas enormes rochas, que espetáculo, já por lá tinha passado outras vezes, é sempre bom visitar de novo..

Uma espreitadela e umas quantas fotos para recordar mais uma passagem, os Caminhos de Santiago não passam por ali, mas quem conhece diz que o desvio vale bem a pena, e é verdade, belo cantinho..
Fotos tiradas e tudo bem visto segui, tinha planeado seguir por uma estradinha que vai dar a uma Igreja ali no alto, era para ver as paisagens lá no alto..



E não é que era mesmo a subir, uma boa subida até á Iglesia de San Breixo, cheguei lá já quentinho, a manhã estava fresca mas com a subida já não tinha frio...


No dia antes tinha havido festa da grossa, ainda encontrei gente a desmontar o arraial, não parei segui e fui por Barro, Passada, Bouza, Albergueria, Santa Margarida, Chociña, Maraña, Souto e Silvoso..


Um pouco mais á frente em Meira segui á direita e entre na Nacional 640, esta mais movimentada, mas era por pouco tempo, continuei por Porto de Gómez, Allada e Novás..
O tempo estava ficar manhoso, as nuvens vinham lá bem escuras, lá ia molhar o fatinho, em Novás segui á esquerda por uma estrada mais pacata..



Lá fui pedalando e passando A Torrinha, Trazaris, Souto de Vea, Trascastro, Pontevea, Florida, Ramallosa, A Ribeira, Os Tilos, Outeiro e entrei em Santiago de Compostela....

Aqui começou a chover a serio, segui pelas pequenas ruelas e fui até á Praza do Obradoiro, fazer uma visita á bonita Catedral de Santiago de Compostela, muita gente a chegar de bicicleta e a pé..


Umas fotos e tive que vestir o impermeável, a chuva vinha lá com força, a chover e ainda tinha uns bons km pela frente, ia ser bonito...

Tinha combinado com o Luis Bandeiras para beber um copo, ele andava por ali com a malta dos Peneves, mas a chover disse-lhe que ia seguir viagem e o copo tinha que ficar para outra vez...


Lá segui pelo Parque da Alameda e saí de Santiago em direção do Porto do Conxo, segui depois pela Nacional 505 bem movimentada, vamos lá com o olho bem aberto...


Com a chuva a cair com força lá fui por Milladoiro, Faramello, Picaraña, Escravitude, Iria Flavia e Padrón, passei por cima do Rio Ulla e um pouco mais á frente cortei á direita pela PO-548..


Uma estrada mais sossegada e com melhores paisagens, a chuva já tinha ido embora e o sol já espreitava, deu para enxugar o fatinho, já ia mais contente com o bom tempo..
Mais animado segui por O Forno, Catoira, Campanário e Carril, aqui uma paragem para comer alguma coisa, a barriga já agradecia, um belo bocadillo de lombo e uma caña para animar...



O tempo já estava á maneira para o resto da viagem, ainda tinha uns km pela frente, a viagem estava a correr bem e agora com a barriga ainda melhor...


Segui depois sempre á beira mar, que maravilha de paisagens, passei Vilagarcia de Arousa, Sobrán, Coron, Cardalda, Rio da Ucha, Cambados, Eirexe, Noalla e Paxariñas...


Que raio de terra aquela, existe ali uma bela praia, nem imagino o que é que se vai encontrar na Praia das Paxariñas..eheheeh
Esta zona é espetacular, umas belas praias e umas belas paisagens, é disto que eu gosto, pedalar com umas belas paisagens..



Depois das Paxariñas e sempre descontraído lá fui passando Portonovo, Sanxenxo, Carabuxeira, Costa, Granxa, Raxó, Covelo, Chancelas, Combarro, Seara, Sineiro, Poio e Pontevedra...


Tinha iniciado a minha viagem ali ainda cedinho, agora já á meia tarde era só de passagem, ainda tinha a viagem até Vigo, vamos lá pedalar mais um bocadinho...


Passei nos arredores da grande cidade e segui por Matalobos, Carballa, Balteiro, Paredes e Rabaleira, mais uma bela passagem, uma bela paisagem do Rio Verdugo...
O dia a passar e a voltinha a chegar ao fim, mais um bocadinho pela Nacional 550, muito movimento mas com boas bermas para os Ciclistas, e muito civismo por parte dos Espanhóis...




Continuei por Soutoxuste e Redondela, segui á direita em direção de Formiga e Rande, uma bela panorâmica da Ponte de Rande e da Ria de Vigo..


Ia pedalando e deliciando-me com as paisagens, com Vigo já lá ao fundo lá fui por Chapela, Teis e San Xóan do Monte, agora era entrar na grande Cidade de Vigo..


Tinha planeado ir ficar num Hotel na outra ponta da cidade perto da Praia de Samil, trânsito infernal naquela cidade, foi um para arranca até ao  outro lado da cidade...



Lá segui avenidas fora e no outro lado da cidade em Alcabre encontrei o Hotel Playa Santa Baia, era mesmo ali que ia descansar o esqueleto depois de umas boas pedaladas e uma molha...

Reservado o quartinho subi com a minha fininha para dormir ao pé de mim, ali é que ela estava bem, banhinho tomado e depois de descansar um bocadinho fui ver do jantar...


Tinha perguntado no Hotel onde se comia bem e barato, indicaram-me logo ali ao lado no Muiño do Vento, tinha que andar pouco para comer bem, prontinho lá fui trincar alguma coisa..



Foi mesmo á maneira, uma filete de ternera com pimentos de padron e batatinha frita, acompanhado de umas cañas com limon, fiquei ali que nem um abade, pronto para o dia seguinte...



Barriguinha cheia dei um passeio e regressei ao Hotel para dormir, o dia tinha sido longo e nada melhor que deitar cedinho para recuperar para o ultimo dia da aventura..


O Domingos tinha-me ligado a dizer que vinha ter comigo para me fazer companhia de Vigo até ao Porto, já não ia sozinho, com companhia passava-se melhor o tempo...


E assim foi o segundo dia da minha aventura por terras dos Nuestros Hermanos, uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...




Sem comentários:

Enviar um comentário