domingo, 4 de fevereiro de 2018

ANSIÃO-SERRA DA LOUSÃ

Hoje foi uma luta mano a mano, no final foram dois os vencedores, eu e o meu irmão, foi uma exelente voltinha pelos lados de Ansião, Miranda do Corvo, Lousã, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos...

O ponto de encontro foi aqui na Sertã na Pastelaria Estrela Doce, á hora marcada lá estavam os atletas para o cafézinho e o belo pastelinho de nata, algumas calorias para a bela voltinha que tínhamos pela frente..

Café tomado e seguimos até Ansião, estacionamos a viatura, preparamos as bikes e o resto das coisinhas e lá fomos dar ao pedal.

Saímos de Ansião em direção de Constantina, Ribeira do Açor, Peão, Lagarteira, Coelhosa, Chão de Ourique e Taliscas...

O dia acordou meio farrusco com cara de chuva mas a malta que gosta de pedalar não tem medo da chuva, chuva civil não molha ciclista...eheheheeh

Passamos Taliscas e entramos na Estrada Nacional que segue para Penela, seguimos á esquerda e passamos por Cerrada da Freixiosa, São Simão, Rosas e Ponte do Espinhal..
Depois da Rotunda cortamos á direita e por uma estradinha espetacular passamos Casal Pinto, Quinta da Boiça, Cheira, Retorta, Fraldeu, Godinhela e chegamos a Miranda do Corvo...

Uma maravilha esta estradinha, já por ali tinha pedalado algumas vezes, sem transito e com umas belas paisagens, um espetáculo...

Eramos para fazer uma paragem em Miranda mas decidimos para lá mais para frente, a voltinha estava a correr á maneira, o tempo estava a nosso favor, chuva nem vela e o solinho a aquecer um pouco...

Passamos Mirando do Corvo e seguimos por Bujos, Bairro Novo, Padrão e mais umas pedaladas entramos na bela Vila da Lousã...

Ainda não foi aqui que fizemos uma paragem, tínhamos olhado para a Serra e estávamos com uma vontade de subir que nem fome tínhamos, vamos lá subir que é coisa boa..eheheh

Começamos a subir pela Sarnadinha e Alfocheira, um pouco mais á frente fizemos uma breve paragem para eu remendar um furo, foi um rápido enquanto se resolveu o problema...
Furo reparado seguimos subida fora, no Miradouro da Senhora da Piedade paramos para tirar uma foto ao castelo e ver as belas paisagens...

Sempre descontraídos lá fomos pedalando e desfrutando o que nos rodeava, um pouco mais á frente encontramos a bonita Aldeia de Xisto do Candal...

Foi aqui que fizemos uma paragem, fomos até ao Restaurante Sabores da Aldeia comer alguma coisa, umas belas sandes e uma bebida fresca caíram mesmo bem...

Barriguinha cheia seguimos viagem sem antes dar uma voltinha pela aldeia e tirar umas belas fotos, vale mesmo a pena visitar aquela aldeia...

Fotos tiradas era hora de seguir , continuamos a bela subida e sempre na conversa lá fomos até ao alto onde está a  Catraia da Ti Joaquina, uma casa em ruínas.

Aqui fica uma pequena história do que era a Catraia da Ti Joaquina, é pena estar ao abandono...

“A Serra da Lousã tem uma identidade própria e como centro de comércio das suas aldeias na altura tinha dois importantes pólos, o Santo António da Neve e a Catraia da Ti Joaquina ou simplesmente Catraia.
O Centro mais importante terá sido a Catraia da Ti Joaquina, que era um entreposto comercial por excelência. A Catraia era apenas uma casa e um barracão grande onde ficavam alojadas pessoas que amanhavam as suas terras. Na casa havia uma tasca das que davam “cómodo e calor” aos serranos e seus gados, quando eram surpeeendidos pelo mau tempo.
A Catraia, como hoje é conhecida é praticamente inexistente. É um conjunto de ruínas mas que no seu tempo era um ponto obrigatório de passagem de almocreves, de gado, de tecidos e artigos de lã vindos do outro lado da Serra, e até do longínquo Alentejo. Era o local onde se fazia a tosquia colectiva e o seu leilão, servindo ainda de alojamento e diversão para os pastores.”

Já no alto e safos da subida era hora de descer a bela descida até Castanheira de Pera, lá fomos por ai fora até ao Bolo, aqui fizemos um pequeno desvio e fomos ver o Poço da Corga..

Uma bonita Praia Fluvial na Ribeira de Pera, íamos para beber um cafézinho no restaurante mas tivemos azar, estava fechado, demos só uma mirada na praia e continuamos viagem...

Voltamos á estrada nacional passamos pela Sapateira e entramos em Castanheira de Pera, fomos tirar uma foto ao pé da Macote da vila e continuamos com as pedaladas...

Saímos de Castanheira de Pera e fomos em direção do Troviscal, São Nicolau, Souto Fundeiro, Alagoa e logo mais á frente entramos em Figueiró dos Vinhos...

Fomos direitinhos á Pastelaria dos Renatos, a barriga já dava sinal, era hora de lhe dar alguma coisa, mais uma bela sandes e um suminho, vieram mesmo a calhar...

Comer e pedalar é uma maravilha, pedalar sem pressas e ir comendo umas belas sandes e bolinhos é mesmo bom, beber umas bujecas tb não é mau...eheheheh

Mais satisfeitos seguimos para o resto da voltinha, saímos de Figueiró e seguimos pelo Caparito, Chavelho, Lampada, Aldeia de Ana de Aviz e descemos até á Ribeira de Alge..

Uma descida bem fixe, passamos a ponte que passa por cima da Ribeira de Pera e subimos um pouco até Almofala..

Já no alto seguimos pelo Pontão, Lameiras, Zona Industrial do Camporês e mais um bocadinho chegamos a Ansião..

Chegamos satisfeitos com mais uma espetacular voltinha por umas belas estradinhas e umas espetaculares paisagens, umas subidas das boas num dia que estava mesmo bom para este nosso desporto favorito..

Arrecadamos as bikes e fomos até ao Bar do Intermarche comer umas belas sandes de frango assado, acompanhadas de umas cervejolas bem fresquinhas...
Barriguinha cheia regressamos á Sertã, despedi-me do meu irmão que regressou a Castelo Branco e eu fui até casa..

Foi um dia bem passado com umas belas pedaladas, venham mais voltinhas destas, a gente gosta é disto...

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...