domingo, 18 de setembro de 2016

TRILHO DO FORNO DA CAL-AGROAL

Hoje foi dia de uma voltinha de BTT, já há alguns meses que não pedalava na roda grossa, nos primeiros km andei a apanhar papéis, parece que era a primeira vez que andava nos trilhos.

Isto de andar na fininha não é igual a roda grossa, a técnica é outra, mas depois de uns km a coisa lá se compôs, lá me meti na linha e depois a coisa até correu bem.


Para esta voltinha tive a companhia do Alexandre, mais uma vez ele veio passar o fim de semana á terra e carregou a bike para dar-mos umas pedaladas, tinha planeado ir ver uns trilhos lá para os lados do Agroal.



Saímos da Sertã depois de beber um cafézinho na Pastelaria Estrela Doce e seguimos na minha viatura até ás Besteiras onde íamos começar a voltinha.



Chegamos lá arrumamos a carrinha preparamos as coisinhas e seguimos para a voltinha, seguimos um pouco por alcatrão, mais á frente cortamos á esquerda e entramos na terra em direção de Porto da Romã.



Foi logo uma boa descida para começar, mas cuidado que o caminho estava cheio de ramos dos eucaliptos que tinham andado a cortar, limpar os caminho é que nada, quem quiser que se desenrasque.....
Passamos Porto Romã e fomos até Menexas onde passamos por baixo da A13, passamos ao lado de Fonte da Figueira fomos ter a Telhadas e Fonte do Tojal.

Até aqui tinha sido uma ligeira subida, nada de muito difícil, seguimos e descemos até ao Pereiro, passamos ao lado da Igreja e seguimos até Ave Casta, aqui alguns trilhos já eram meus conhecidos, já por aqui tinha andado na minha grossa.


Passada Ave Casta seguimos um pouco por um estradão, um pouco mais á frente cortamos á esquerda e seguimos por um single já meio tapado de ervas e mato, deu bem para arranhar as pernas.


Passado o single e já com uns belos arranhões seguimos para Travessa, cortamos á direita e para mais um belo single até perto de Cumes e Chãos.


Depois da aldeia de Chãos entramos num caminho até perto do Outeiro do Milho, chegamos ao alcatrão e o GPS mandava-nos em frente mas só víamos um ribeira.



Disse o Alexandre, deves ser doido, não estou a ver nenhum caminho, disse eu, se o GPS manda temos que ir, e lá descemos até ao leito seco da Ribeira dos Chãos.
Seguimos um pouco por cima dos calhaus, mais á frente demos de caras com um espetacular single, o Single do Forno da Cal.



Sempre ao lado da ribeira lá fomos durante uns 2 km sempre em single praticamente todo ciclável, um espetáculo, é pena a ribeira estar seca, com chuva deve de ser uma maravilha.



No final do single subimos um pouco até ao Vale das Colmeias, entramos num caminho e descemos até ao Agroal, fomos até á bonita Praia Fluvial, encostamos as bikes e fomos beber e comer alguma coisa.


Depois da barriguinha cheia tiramos umas fotos, demos um mirada na praia fluvial e seguimos para o resto da voltinha.


Para começar a segunda parte da voltinha fizemos o mesmo trajeto até ao Vale das Colmeias, uma subida das boas e com muita pedra solta, deu bem para suar.


Já safos da subida passamos o Vale das Colmeias, Enxofreira, Fetal de Cima, Vale do Poço e Vales, aqui seguimos um pouco por alcatrão até Pinheiros e Jampestres.

Um pouco mais á frente cortamos á esquerda e fomos até Portela de Vila Verde, seguimos por umas ruelas e por uma valente subida, foi bem durinha, esta molhou a camisola..

Já no alto e safos de mais uma subida descemos para Panascal, Outeiro dos Pereiros, Pias e Ponte do Tabuado.



Já perto do final da voltinha tínhamos a ultima subida do dia, esta em alcatrão mas das boas, lá seguimos nas calmas até ao alto, mais umas pedaladas chegamos ao carro.


Arrumamos as bikes o resto do material e fomos até ao Café Noite Azul refrescar-nos com uma bela cervejinha preta fresquinha.


Já mais frescos regressamos á Sertã satisfeitos com mais umas belas pedaladas por trilhos espetaculares.


Deixei o Alexandre ao pé do carro dele e fui até casa depois de uma voltinha de roda grossa numa manhã de domingo bem agradável.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário