segunda-feira, 23 de maio de 2016

CAMELO-FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Ontem foi dia de mais umas pedaladas na minha fininha, quando fui espreitar na janela de manhã cedo estava tudo cheio de nuvens e a cair umas pingas, mas foi passageiro.


Assim  fui dar uma vista de olhos numas estradinhas serranas lá para os lados da aldeia do Camelo e Castanheira de Pera.


Sai de casa e desci até á Pastelaria Estrela Doce para o cafézinho e o pastelinho de nata, já saciado com a guloseima dei inicio á voltinha.

Sai da Sertã e subi pelo São João do Couto, Zona Industrial, Alto da Carreira, Aveleira, Tapada, Vale Cortiço, Povoa da Ribeira Cerdeira, Casal da Escusa, Ramalhos, Amieira, vale da Froca, Painho e Pedrogão Pequeno.


O dia até ficou bom para a a voltinha, o sol apareceu e estava uma temperatura bem agradável.


Depois de Pedrogão Pequeno desci até á Barragem do Cabril, parei em cima da Barragem para ver o belo espelho de água e tirar umas fotos.
Fotos tiradas e toca a seguir caminho, subi até Pedrogão Grande e passei a vila ainda meio adormecida, continuei pelo Vale da Manta e fui entrar na Nacional 2.


Lá fui pedalando e passando, Valongo, Tojeira, Venda da Gaita, Picha, Alto da Louriceira, Mega Fundeira e Portela do Torgal.


Aqui cortei á esquerda e continuei a subir pelo Fonte dos Sapos, Vale do Laço e Estevianas, antes de chegar aos Obrais cortei á esquerda para a Boiça e Camelo.


Uma bela estradinha esta pelo meio da serra, sem transito com um belo piso e com umas belas paisagens.


Parei na Aldeia do Camelo para ver as bonitas casas recuperadas, uma aldeia cheia de vida com muito turismo, bem bonita.


Depois do Camelo segui e lá fui subindo, já no alto parei para ver as belas paisagens onde já se conseguia ver Castanheira de Pera.
Tirei uma foto e segui desta vez por uma boa descida, passei Palheira, Bolo, Sapateira, Moredos e cheguei a Castanheira de Pera.



Fui até ao Bar 5 Villas para comer e beber alguma coisa, ali estive um pouco na esplanada, tinha a manhã por minha conta.


Com a barriga mais composta segui com a voltinha, segui em direção do Troviscal, Alagoa e mais um pouco cheguei a Figueiró dos Vinhos.


Passei a vila e sem paragens segui para as Bairradas, Retiro, Marvila, Corisco e cheguei á Barragem da Bouçã.



Depois de uma boa descida parei em cima da ponte que passa por cima do Rio Zêzere para tirar umas fotos, gosto de registar a minha passagem por este bonito local.


Tirada as fotos ganhei coragem e fiz-me á subida, passei os Carvalhos, Moinho de Vento, Milheirós e entrei em Cernache do Bonjardim.
Fui até a uma fonte para atestar com água fresca, depois de mais fresco segui pela bela reta até ao Alto Ventoso, Vale da Lata e Porto da Cruz.


Continuei pela Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha e fui até ao Bar da Carvalha para beber alguma coisa.

Depois da bebida segui para o resto da volta, passei pelo Montinho e cheguei á Mougueira depois de mais uma bela voltinha numa manhã de domingo bem agradável.

Mais uma voltinha numa manhã de domingo por umas belas estradinhas serranas sem grandes confusões e com umas espetaculares paisagens.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





Sem comentários:

Enviar um comentário