domingo, 2 de julho de 2017

FERREIRA DO ZÊZERE-CARDIGOS

Mais um domingo com direito a uma voltinha, hoje tive a companhia do Zé Almeida, ele anda um bocadinho preguiçoso não lhe tem apetecido dar ao pedal, tenho que escolher umas voltinhas mais rolantes...

Sai de casa e desci até á bela vila da Sertã, estava tudo muito sossegado, segui até São João do Couto, Zona Industrial, Alto da Carreira, Aveleira e Tapada..

Com o terreno mais plano lá segui pelo Vale Cortiço, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Casal da Escusa, fiz uma breve paragem para beber um cafézinho na tasca da aldeia..

Depois do café segui mais um pouco até aos Ramalhos, tinha combinado com o Zé encontrar-me com ele aqui por estas bandas, ele tinha umas coisa para tratar em Vila de Rei e assim lá fomos os dois até lá.

Voltamos um pouco para trás e seguimos á direita para Almas da Arnoia, Castelo, Morlinho e Estradinha, aqui cortamos á esquerda e seguimos até Milheirós e Cernache do Bonjardim..
Passamos Cernache e continuamos as nossas pedaladas sempre descontraídas pela Roda, Casal da Madalena e Portela das Oliveiras..

O dia avizinhava-se bem quente e aquela hora já se sentia bem o calor, depois de uns dias mais frescos lá vem outra vez o calor, bom para quem está de férias, no meu caso não..

Lá seguimos descida  fora até á Ponte do Vale da Ursa, depois da ponte mais uma subida, passamos Vale Serrão, Peralfaia, Junqueira e Vales..

No alto e safos de mais uma subida continuamos pelas Besteiras, Bela Vista, Águas Belas, Venda da Serra e chegamos a Ferreira do Zêzere..

Fizemos uma paragem na Pastelaria Rosa para um pequeno reforço, já estava na hora de mastigar alguma coisa, a barriga já dava sinal...

Depois de termos engerido algumas calorias seguimos com a voltinha, passamos Castelo e Chão da Serra, até á ponte que passa por cima da albufeira de Castelo de Bode foi um rápido.

Passamos a ponte e pela frente tínhamos uma boa subida até Vila de Rei, uma subida um pouco longa com alguns bocadinhos para descansar as pernas...

Lá seguimos por Braçal, Vale Velido, Estevais e entramos em Vila de Rei, como ainda era cedo o Zé fez-me companhia até á Amêndoa...

Chegamos perto da Amêndoa despedi-me do Zé Almeida e ele seguiu pela Fonte Boa e eu segui em direção de Cardigos...

Lá fui pedalando até perto de Cardigos, cortei á esquerda e por uma longa descida passei o Azinhal e fui ter á Ribeira da Isna, passei a ponte e subi até ás Cortes..
Nas calmas lá fui pedalando até ás Cortes e Marmeleiro, desci um pouco até á Ribeira da Tamolha e subi até ao Vale Cortiço...

Continuei pela Junceira e depois de uma breve descida entrei na Sertã pela Venda da Pedra, fiz uma paragem no café o Palheiro para beber uma bujeca fresquinha, bom para arrefecer o motor...

Já mais fresco segui para o resto da voltinha, passei pelo Montinho e com mais umas pedaladas cheguei á Mougueira depois de uma bela voltinha na companhia do Zé Almeida...
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..