domingo, 13 de novembro de 2016

SOBREIRO-VALE DO REI

Hoje mais umas pedaladas na fininha, tinha que estar em casa cedo para um almoço em família por isso a voltinha tinha que ser mais curta que o habitual.


Tinha pensado em ir dar a volta por Figueiró e Pedrogão, já dava para matar o vicio e chegava cedo, e assim foi.


Sai de casa e desci até á Pastelaria Estrela Doce para o café e o pastelinho da ordem, já por ali se encontravam muitos adeptos de motos, deviam de ir para algum passeio daqueles que só é preciso acelerar.


Depois do café tomado lá segui para a voltinha, o dia tinha acordado com o céu limpo, a temperatura era bem agradável, uma maravilha.



Sai da Sertã pela Rotunda da Eirinha e Fonte Branca, um pouco mais á frente cortei á esquerda para o Vale Martinho e Faleiros.


Com o sol já a espreitar e sempre descontraído lá passei Fonte da Mata e Porto da Cruz, aqui cortei á direita para o Casal do Porto e Estradinha.

Hoje foi mais uma vez uma voltinha em solitário, os meus colegas estão meios doentes, estão constipados, é a fruta da época.



Passada a Estradinha cortei á direita para o Moinho de Vento e Carvalhos, segui depois pela bela descida até á Barragem da Bouçã.



A descida foi um rápido, parei em cima da ponte que passa por cima do Rio Zêzere para tirar um foto, aqui apanhei o tempo muito nublado, mas era só aqui na baixa.


Tirada a foto lá fui subida fora até Figueiró, passei Corisco, Bairradas, Marvila, Aldeia Cimeira, Retiro e mais umas pedaladas cheguei a Figueiró dos Vinhos.


Dei a volta pela vila para ver o ambiente, ainda se via pouca gente na rua, como ainda era cedo decidi não parar na pastelaria, segui então com a minha voltinha..


Sai de Figueiró em direção da Soalheira, com um sobe e desce ligeiro lá fui passando Soalheira, Pinheiro Bordalo, Outão, Quinta, Lameira Cimeira, Casalinho, Mó Pequena e Mó Grande.

Ainda era cedo e decidi seguir em frente e passar pela aldeia do Sobreiro, já por lá tinha passado de carro e na minha roda grossa mas de fininha era a primeira vez.



Cheguei ao Sobreiro dei a volta á aldeia andei pelas ruelas segui para o Mingacho e desci até á Ponte de Pera, onde fui apanhar novamente a estrada que segue para Pedrogão Grande.


Passei a ponte que passa por cima da Ribeira de Pera e subi até Pedrogão Grande, na rotunda segui á direita e desci até á Barragem do Cabril.


Parei em cima da barragem para ver o belo espelho de água, com a pouca chuva que caiu já se nota que o nível da água já subiu um pouco.



Depois da foto subi até Pedrogão Pequeno, aqui fiz uma paragem no Café das Bombas para comer alguma coisa, é que já se roía alguma coisa.


Comi o Chipicau e bebi um cafézinho, soube mesmo bem para aconchegar a barriga, a voltinha estava a saber mesmo bem neste dia de outono que mais parecia primavera..

Com a barriga mais composta segui a voltinha, sai de Pedrogão fui em direção do Painho e Vale da Froca, aqui cortei á direita e segui por uma estradinha nova para a minha fininha.


Uma estradinha que já conhecia de andar lá de BTT, mas á pouco tempo andaram lá a alcatroa-la, e a assim tinha que lá ir experimentar o piso, já sabia que antes de chegar ao Sesmo tinha uma subidinha das boas.


Lá cortei á direita para o Vale do Rei e Sesmo, uma bela estradinha mais recatada, depois do Sesmo subi mais um pouco até Santo Abril onde segui novamente pela Nacional 2.



Já na Nacional 2 fui passando Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Vale Cortiço, como ainda era cedo segui pela variante nova até ao Porto da Cruz.


Aqui cortei á esquerda e segui pela Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha, segui e fui fazer uma paragem no Bar da Carvalha.


Estive ali a beber uma bebida e a dar dois dedos de conversa com o Diogo, mas com as horas a passar tinha que segui para o resto da voltinha.

Para terminar subi até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas numa voltinha um pouco mais curta mas boa para recarregar as baterias para a semana de trabalho que se avizinha.



E assim foi mais uma voltinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





1 comentário:

  1. Bonitas paisagens Outonais! "Soalheira, Pinheiro Bordalo, Outão, Quinta, Lameira Cimeira, Casalinho, Mó Pequena e Mó Grande", estas são Terras por onde passei (a pé...) nos longínquos anos 40.
    Abraço,

    ResponderEliminar