domingo, 6 de novembro de 2016

ALVORGE-ALJAZEDE

Hoje fui dar uma voltinha na companhia da minha grossa lá para os lados de Ansião, aquela zona é uma das minhas preferidas, muita pedra e muitos singles, é um espetáculo...

Sai de casa cedinho com a bike metida na minha furgoneta, fiz uma paragem na Pastelaria Estrela Doce para a café matinal  acompanhado do pastelinho de nata e segui até Ansião..

Estacionei a viatura ao pé do Nascente do Rio Nabão, preparei as coisinhas e lá fui para os trilhos, o dia acordou meio fresco, já se nota a temperatura de inverno.

Levantei-me cedinho, não sou daqueles que gosta muito de estar na cama, agora no inverno custa mais um bocadinho por causa do frio mas chega-se ao fim satisfeito com a voltinha.

Sai de Ansião pelo Jardim do Nabão, passei por baixo do IC 8, passei depois pelo Corgo, Constantina e Loureiros, lá foi aparecendo um single ou outro para abrir o apetite.


Segui depois para Ribeira do Açor, Lagar da Ribeira e Pião, aqui foi onde entrei num espetacular single, até me babei todo, um single limpinho, foi sempre a dar gás, uma maravilha...

Passado o Pião mais do mesmo era single atrás de single, e eu todo contente, mais umas pedaladas e cheguei a Torre de Vale de Todos.


Estava na hora da missa mas como não levava roupa adequada não me deixaram entrar na Igreja por isso tive que seguir viagem.



Continuei e segui um bom bocado o Caminho de Santiago, e pensei um dia tenho que seguir este caminho por aqui até ao destino, era uma bela aventura....




Lá fui pedalando até Vila Nova e passei perto da Ribeira de Alcalamouque, raio de terra com nome mais mais esquisito, mas ainda passei por outras terras com um nome ainda pior....


O dia acordou fresquinho mas no meio da manhã estava um bela temperatura para as pedaladas, uma maravilha, mesmo como eu gosto...


Lá fui pedalando e vendo as bonitas paisagens que por ali se encontram, mais umas pedaladas e cheguei a Ateanha, mais uma terra com um nome meio marado.


Continuei descontraído até á próxima terra, quando vejo a placa de Aljazede pensei, queres ver que já cheguei ao Iraque ehehehehehehe, que nome estranho esta terra tem..


Domingo é dia de caça e ouviam-se tiros por todo o lado, deixa-me seguir ates que leve com um chumbo, lá segui até Vale Todos.



Por entre uns muros em pedra lá cheguei ao centro da aldeia, segui depois em direção da Coelhosa, á saída da aldeia mais do mesmo, um single até perto da Lagarteira.


Sai da Lagarteira e segui por um caminho daqueles com muitos calhaus, era para estremecer bem o esqueleto, e bem abanado que ele ficou, tive que ter cuidado para não morder a língua....


Passei depois Cabeça Redonda e fui ter á Zona Industrial do Camporês, mas antes de lá chegar ainda andei a vasculhar um caminho que tinha ali ao lado, mas o que consegui foi umas boas arranhadelas.


Lá segui até á Zona Industrial, passei um pouco por alcatrão para uns metros mais á frente cortar á esquerda e subir até ao Alqueidão.

Subida feita e segui até ao Casal de São Brás, continuei por um caminho até á entrada do Trilho dos Olhos de Água.


E que trilho este, já lá tinha passado á uns tempos, mas é sempre bom repetir este trilho, um single do melhor..


Fui por ai fora e até os olhos choravam, uma maravilha de trilho, sempre a descer por entre umas árvores e com umas curvas pelo meio, numa palavra, BRUTAL.....



No fim do single entrei no alcatrão e segui até á minha viatura, arrumei a bike e o resto do material depois de mais umas belas pedaladas.



Fui depois até á Pastelaria do Nabão para comprar umas belas merendinhas acabadinhas de sair do forno, estavam uma maravilha UI UI..



Com a barriga cheia regressei a casa depois de mais uma manhã de pedaladas por uns trilhos brutais com muitos singles daqueles que a malta gosta.
Sair de casa e ir pedalar por trilhos destes é mesmo bom, tenho que me levantar cedo para ir pedalar por estas bandas mas vale bem a pena.



E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



3 comentários:

  1. Boa fotografia! Trilhos que são um espanto! Paisagens de sonho! Por tudo isto, dou-lhe os meus parabéns! Há sempre coisas novas no seu blogue. Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Manuel Tomaz, obrigado pelas palavras e tento andar com a minha bicicleta pelos sitios mais bonitos aqui da região e não só...
      Grande abraço

      Eliminar
    2. O meu abraço, também, amigo Luís Cabaço. Continue!

      Eliminar