segunda-feira, 25 de maio de 2015

FOZ DE ALVARES-SENDINHO DA RIBEIRA

Ontem foi dia de fininha lá para os lados da Foz de Álvares e por mais umas aldeias escondidas nos vales e nas encostas das serras aqui ao redor.

Para dar uma olhadela por estas aldeias não é fácil, pois as descidas são bem inclinadas imaginem as subidas, só doidinhos é que metem nisto..eheheheheh

Tinha combinado com o Zé Almeida e com o Alexandre que sempre que vem á terra trás a bike para pedalar por estas bandas.

Sai da Sertã na companhia do Alexandre e fomos até Pedrogão Pequeno para ir ao encontro do Zé Almeida de onde era a saida para a voltinha, tudo pronto e toca a pedalar.

Começamos e foi logo a descer para a Barragem do Cabril, estava cheia de barcos com a malta entretida á pesca, paramos para tirar uma foto e seguimos até Pedrogão Grande.

Sempre descontraídos lá fomos pedalando e passando, Valongo, Tojeira, Venda da gaita, Picha, Alto da Louriceira, Mega Fundeira, Portela do Torgal, Amioso Fundeiro e continuamos para Álvares.

Paramos no miradouro para ver a bela vila de Álvares, Álvares contornada pela Ribeira do Sinhel e a bela praia fluvial que está em remodelação, para o verão que ai vem.

Tirada a foto a Álvares lá continuamos, agora era a subir, passamos ao lado do Caniçal e um pouco mais á frente cortamos á direita para Casal de Diogo Vaz, Chã de Álvares, Casalinho, Casal de Cima, Rebolo e Fonte Limpa.


Aqui seguimos direcção de Foz de Álvares, apanhamos uma descida daquelas mesmo boas, e pensei se a descida é boa imagino a subida do outro lado, a boa velocidade depressa chegamos á Foz de Álvares.

Um aldeia escondida num vale onde não se passa nada, não encontramos ninguém, estava tudo sossegado, fomos até á ponte que passa por cima do Rio Unhais, depois da ponte é que vinha o pior, uma subida para fazer suar.


Ganhamos coragem e lá seguimos até ao Machio de Baixo, Machio de Cima, Vale das Pereiras e Alto da Maria Gomes, uma subida que deu para aquecer.

Já no alto era hora de descer até Álvaro, até á ponte de Álvaro foi um estantinho, paramos em cima da ponte para ver os pescadores ali estacionados á espera que o peixe picasse, tirada foto e seguimos por mais uma bela subida.
Lá seguimos nas calmas até perto dos Quartos de D´Álem, cortamos á esquerda e fomos ter ao Sendinho da Ribeira, para aqui chegar foi rápido o pior é para sair daqui, tivemos que sofrer por uma bela subida, foi mais uma subida boa para suar a camisola.


Nada que nos mete-se medo era só força nas canetas e vamos lá subida fora, até ao Sendinho da Senhora foi pior depois a subida já amainava um pouco, continuamos para o Orelhão, Foz da Panasqueira e Oleiros, aqui paramos para atestar os pneus do Zé e do Alexandre, vinham com falta de ar ehehehehe.


Tudo certo e continuamos pela estrada antiga até ao Casal Novo, mais umas pedaladas e paramos para atestar água na fonte antes de chegar ao Alto do Cavalo, bidons atestados e seguimos para a aldeia do Alto do Cavalo,ufaaa já chegava de subidas por hoje.

Aqui já estávamos safos das subidas, era descer e a boa velocidade, passamos o Alto da Cava, Vilarejo, passamos ao lado da Madeirã, Fojo e chegamos ao Vale da Galega.
Deixamos o Zé Almeida, é que ele ficava já em casa e nos seguíamos até Pedrogão Pequeno, despedidas feitas e lá fomos para os últimos kms, chegamos ao pé da carrinha depois de mais uma bela voltinha.

Arrumamos as bikes e regressamos á Sertã satisfeitos com mais umas belas pedaladas por uns belos recantos aqui da zona, descidas das boas e subidas ainda melhores..


Deixei o Alexandre e regressei a casa para o merecido almoço, foi uma voltinha bem fixe com a excelente companhia de Alexandre e do Zé Almeida.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.

2 comentários:

  1. Ola Cabaço!!!
    Pensei que era este fim de semana que ias com o teu irmao para Espanha.
    Pelos Alvares...... aqui no UK debaixo dum cinzento Permanente, ate me esqueço desse azul do ceu.... que inveja.
    Acho Tambem piada ás estradas..... aqui transito é dia e noite. Ai... ciclovias....se inveja matasse, tava lixado.
    Piada maior.... ha 3 ou 4 doidinhos a subir e descer serras.... e ha 300 ou 400 doidoes que andam a ver a vida a passar por eles detras de um parabrises.... melhor doidinho q doidao

    ResponderEliminar
  2. Boas Rogério...
    Vou dia 5 começar a aventura na companhia do meu irmão..
    Pedalar naquelas estradinhas mais pacatas é um espetáculo, umas verdadeiras ciclovias, o pior é as subidas que são daquelas boas, mas as paisagens valem bem o esforço...
    Grande ABRAÇO ai para UK...

    ResponderEliminar