segunda-feira, 4 de maio de 2015

FIGUEIRÓ DOS VINHOS-TROVISCAIS

Ontem foi domingo e dia de mais umas pedaladas, o dia acordou muito nublado e de chuva, tinha planeado dar uma volta mais longa mas a chuva trocou-me as voltas.


Sendo assim lá pensei outra alternativa, sai de casa com a chuva a começar a cair mas nada de mais, fui até á Pastelaria Estrela Doce para o café e o habitual pastelinho de nata.


Com a gula saciada lá fui para a voltinha, sai da Sertã pela rotunda da Eirinha e Fonte Branca, um pouco mais á frente segui pela estrada antiga que liga a Sertã a Cernache.



Passei Vale Corvo, Vale Martinho, Faleiros, Fonte da Mata e Porto da Cruz.


Cortei á direita e fui ter ao Casal do Porto, Estradinha, Moinho de Vento, Carvalhos e a boa velocidade depressa cheguei á Barragem da Bouçã.


Paragem obrigatória em cima da Ponte para tirar a foto e ver a bela panorâmica do paredão da barragem, com o tempo farrusco e a cair umas pinguinhas a paisagem é espetacular, as cores mais vivas têm outro encanto.
Com as vistas regaladas e foto tirada continuei, tinha pela frente a subida até Figueiró dos Vinhos, fui pedalando e descontraindo, ao chegar ao Corisco tive que parar para vestir o impermeável, a chuva teimava em engrossar.


Casaquinho vestido continuei, passei Marvila, Bairradas, Aldeia Cimeira, Retiro e cheguei a Figueiró dos Vinhos, aqui a chuva amainou, tinha pensado em ir até á Castanheira e nem parei.


Ao chegar á ponte que passa por cima do IC 8 a chuva engrossou e vinham lá umas nuvens bem negras, mudança de planos, logo a seguir á ponte cortei á direita e segui por uma estradinha que vai até á Barraca da Boavista.


Passei a Barraca da Boavista e lá fui pedalando, passei Várzeas, Vila Facaia, Casal de Alem, Campelos e desci para a bela aldeia do Mosteiro onde existe uma bela praia fluvial.


No Mosteiro era novamente a subir, passei os Troviscais, Fontainhas e Pedrogão Grande, passei pelo meio da vila e desci até á Barragem do Cabril.

Aqui tb é paragem obrigatória, tirar a foto da praxe e seguir, mais umas pedaladas cheguei a Pedrogão Pequeno, parei no café das Bombas para comer alguma coisa.

Um bolinho e um café para aquecer, o fatinho já vinha bem molhado a chuva teimava em não parar mas eu tb teimava em não parar.


Com o bolinho e o cafézinho segui, passei Painho, Vale da Froca, Barreiro, Amieira, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Vale Cortiço.


A chuva já caia mais rala e aqui segui pela estrada nova até ao Porto da Cruz, cortei á esquerda e desci pela Fonte da Mata, Faleiros e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.


Parei na Carvalha onde encontrei o David e o Eduardo que tb tinham ido apanhar uma molha, dois dedos de conversa e fui para casa.


Cheguei a casa com o fatinho ensopado mas satisfeito com mais uma bela voltinha de fininha.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


5 comentários:

  1. Barraca da Boavista, Várzeas, Vila Facaia, Casal de Além ( aqui, se cortasse à esquerda, ia ter à Sarzedas de Vasco) e Mosteiro.... São nomes que me transportam à minha juventude, pois foi em Sarzedas de Vasco que nasci há 78 anos e por lá andei até aos 13 anos. Gostei de saber que andou lá por essas "bandas".
    Os meus cumprimentos,
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel Tomaz, á tempos andei pelas Sarzedas de Vasco, fui ter ás Sarzedas de São Pedro e Moita, é pena a estrada estar toda estragada, é uma zona bem bonita...
      Abraço

      Eliminar
    2. Concordo consigo. Realmente a estrada não tem boa qualidade. Os municípios dizem não ter dinheiro. É a conversa habitual.
      Abraço,
      Manuel Tomaz

      Eliminar
  2. Ola campeao!!!
    .......... Ou melhor,.... o nosso amigo jornalista fotografico.... ja sabes... da proxima vez por aqueles lado... visita
    a Sarzedas de Vasco.
    .... andaste a molhar o pelo.......aborrecido para uns.... que sensacao de liberdade para outros!!!
    Força ai!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério foi uma volta molhada mas bem fixe, não estava frio e até sabia bem andar á chuva...
      Grande abraço

      Eliminar