segunda-feira, 24 de novembro de 2014

COENTRAL-VALE DA SERRA DA LOUSÃ

Este domingo foi dia de ir dar uma voltinha pela encosta da Serra da Lousã, no vale do Coental Grande, passamos tb nas margens da Ribeira de Pera e da Ribeira de Quelhas.


Desta vez não fui sozinho tive a companhia do Mário Manso, num dia com algum sol pela manhã mas mais para o meio dia caíram algumas pingas mas nada que nos mete-se medo.


Saímos da Sertã por volta das 7 h 30 e fomos na minha viatura até á Derreada Cimeira a seguir a Pedrogão Grande de onde era para ser a partida para a nossa voltinha.

Chagamos á Derreada estacionamos a viatura preparamos as coisinhas e lá nos fizemos ao trilho, com o tempo ameno e o sol a dar ar da sua graça lá fomos trilhar uns belos trilhos.


Começamos e passamos ao lado da Igreja da aldeia para um pouco mais á frente entrar-mos na terra, sem grandes pressas que a manhã estava por nossa conta lá fomos pedalando.


Mais á frente seguimos um pouco por alcatrão, mas foi pouca coisa porque tínhamos que sujar as rodas das bikes, seguimos depois por uma caminho sempre por uma encosta e com umas vistas espetaculares.
Mais umas pedaladas e chegamos á Ribeira de Quelhas com umas espetaculares quedas de água, demos uma mirada e lá seguimos a nossa voltinha.


Continuamos por um caminho todo estragado pelas grandes chuvadas que tem caído, tivemos que empurrar as bikes pela subida acima, dificuldade passada e por mais um caminho á meia encosta chegamos ao vale da Ribeira de Pera.


Passamos por uns belos singles e umas pontes em madeira ao lado da ribeira, os trilhos cheios de folhas de castanheiros estão mesmo bonitos.


Mais uns singles e chegamos ao Coentral, passamos umas quelhas e fomos ver a Fonte das Bicas, ainda andamos a ver se um single tinha saída mas não tivemos sorte ia só dar a umas hortas.

Voltamos a trás e descemos por uma calçada bem fixe, subimos um pouco e fomos ver se havia algum café na aldeia, mas nada o único que havia estava fechado.



Mas não foi mau de todo é que mesmo ali ao lado estava uma barraquinha em madeira transformada em café, lá fomos dar uma vista de olhos e deparamo-nos com umas belas bolinhas de Berlim cheias de creme em cima de uma mesinha, ficamos todos babados.


Lá tivemos que devorar uma bolinha e beber um suminho, caíram mesmo bem, para terminar um cafézinho e estávamos prontos para o resto da voltinha.
Com a barriga composta lá seguimos por um trilho de calçada ao lado da Ribeira de Pera até perto da aldeia das Sarnadas.


Chegamos ao alcatrão e seguimos por um trilho pedestre um pouco irregular ouve sítios que tivemos que ir a penantes, mas mais um pouco chegamos ao Coentral das Barreiras.


Continuamos depois até á Cova das Malhadas onde á uns anos a trás existia uma discoteca, ainda lá fui algumas vezes quando era mais novo.


Continuamos depois até ás Sarnadas e aos Pisões, passamos ao lado da aldeia da Pera, fomos ter ás Botelhas e á Palheira, mais umas pedaladas e chegamos ao Poço da Corga, uma praia fluvial bem arranjadinha, com um museu e um belo restaurante mas nesta altura está tudo fechado.


Demos a volta á praia e seguimos para a Sapateira, um pouco á frente vimos um carreirinho por onde passam as cabras e fomos dar uma vista de olhos onde ia dar, descobrimos um belo single ao lado de umas hortas, uma maravilha .
Com o tempo a ficar um pouco nublado e sinal de chuva lá passamos o Torgal, subimos mais um pouco e entramos na estrada de alcatrão, depois foi sempre a boa velocidade até á Derreada Cimeira de onde tínhamos dado inicio da nossa voltinha.



Chegamos arrumamos as bikes e regressamos a casa com a barriga cheia de bons trilhos e excelentes paisagens.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Sem comentários:

Enviar um comentário