segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

LAGOA FUNDEIRA-RIBEIRA

Mais um domingo com umas boas pedaladas de roda grossa, e mais uma vez com a companhia do Mário Manso.


Fomos ali para os lados da Lagoa Fundeira perto da Fundada, já por ali tinha pedalado algumas vezes mas á sempre uns cantinhos que ficaram por trilhar.

Saímos da Sertã e fomos na viatura do Mário até á Lagoa Fundeira, encostamos a carrinha e toca a tirar as burras para as ir sujar de lama é que o terreno está mesmo lamacento, bom para chafurdar.


Tudo preparado e lá fomos para os trilhos, o dia estava meio nublado e com cara de chuva mas estávamos preparados para tudo.


Saímos da Lagoa e para aquecer seguimos por alcatrão até ao Monte Novo, ai sim fomos para a terra, entramos no caminho com um pouco de mato e um belo single até a uma ponte Romana, a Ponte Romana de Vilar de Ruivo.


Fomos encontrar um belo cantinho, uma Ponte Romana e umas belas quedas de água, tb encontramos uns Moinhos antigos alguns já em ruínas, ali estivemos um pouco a ver as antiguidades, antigamente ainda se faziam umas coisas bonitas.
Depois das fotos lá fomos e subimos até ao alcatrão, um pouco mais á frente entramos novamente em terra mas sem sorte é que o caminho estava todo tapado de mato e silvas, tivemos que fazer um desvio até ao Vilar de Ruivo por alcatrão.

Chegamos ao Vilar de Ruivo e cortamos para o Abrunheiro Grande, seguimos por um caminho bem fixe ao lado de umas hortas.

No Abrunheiro Grande andamos por uns belos singles no meio da aldeia onde passam as ovelhas, foi bem divertido.


Saímos do Abrunheiro Grande e subimos até á Seada, chegamos ao alto e toca a descer por um trilho daqueles bem inclinados com muita pedra solta, com cuidado lá fomos indo até ao Abrunheiro Pequeno.


Passamos depois por mais uns belos caminhos ao lado de umas hortas e apanhamos mais uma boa subida até ao Aivado, sempre nas calmas lá fomos galgando.


Já no Aivado continuamos e descemos para a Ponte das Cortelhas, sempre a boa velocidade depressa lá chegamos, a descer andamos um pouco mais rápido....

Na Ponte das Cortelhas seguimos por um caminho que no inicio tinha boa cara mas um pouco mais á frente demos com ele cheio de mato e de silvas, tivemos que fazer mais uma alteração ao trajecto.

Voltamos a trás e fomos por outro caminho do outro lado da Ribeira da Milriça, por sinal um trilho bem fixe até á aldeia da Ribeira.


Na aldeia da Ribeira estivemos á conversa com um pessoal que andava na agricultura, e eles deram-nos uma dicas de outro caminho que mais parecia um caminho de cabras, íamos passar a ribeira mas tínhamos que molhar os pés.


Lá fomos e um pouco mais á frente á que molhar outra vez o pezinho, coisa que já não estivesse-mos habituados.

Mais uma passagem de ribeira e toca a seguir, passada a aldeia da Ribeira e seguimos por um espetacular single ao lado da Ribeira da Milriça.


Trilho onde já tinha passado algumas vezes, encontramos uns moinhos antigos e umas belas quedas de água, com alguns arranhões lá fomos pedalando até a mais uma passagens da ribeira.




Mas desta vez tínhamos um pontão, não muito lago mas era o ideal para não molhar mais os pés, passamos para a outra margem e estávamos perto do final da nossa voltinha.

Lá fomos para as ultimas pedaladas, fizemos mais uma subida até perto da Fundada e mais uns trilhos chegamos ao ponto de partida.


Chegamos satisfeitos com mais uns espetaculares trilhos e uns belos singles com belas paisagens, belas quedas de água e bonitos moinhos antigos que é pena estarem abandonados e muitos já em ruínas.


E assim foi mais uma bela voltinha numa manhã um pouco nublada e com algumas pingas mas com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR
 

Sem comentários:

Enviar um comentário