domingo, 26 de outubro de 2014

POUSAFLORES-ARIQUES

Mais um domingo de pedaladas por fantásticos trilhos cheios de pedras e com uma barrigada de singles daqueles que dar para abanar o esqueleto.



Como mudou a hora e já se faz de dia mais cedo calha mesmo bem para começar a pedalar mais cedo, e hoje tinha planeado ir dar umas pedaladas para os lados da Serra do Anjo da Guarda, já á uns tempos que lá tinha pedalado e ainda havia mais uns trilhos que me tinham ficado na algibeira, tinha que lá ir dar uma espreitadela..



Sai de casa e como não podia faltar lá segui até á Pastelaria Estela Doce para o habitual cafézinho e o pastelinho de nata, acho que quando não como o pastel de nata já não tenho força para pedalar eheheheheh..


Com o café já tomado era hora de seguir, lá fui na minha viatura e fui até á Zona Industrial do Camporês, perto de Ansião, cheguei lá estacionei a viatura num cantinho e fui preparar a bike, com a bike pronta e o resto da traquitana pronta lá me fiz aos trilhos.

Fui um pouco ao lado da estrada nacional e depressa entrei na terra, segui logo por uma caminho de pedra e o pior logo a subir, nas calmas lá me safei, caminhos que já ninguém lá passa cheios de mato.
Umas vezes caminho outras uns belos singles cheguei a uma antiga pedreira, segui depois um pouco por alcatrão só para limpar as rodas, um pouco mais á frente mais um belo single pelo meio de uns carvalhos, um espetáculo.

Uma breve descida e cheguei ao Cabecinho e Barroca, continuei por um caminho cheio de lama até á Lisboinha.


Aqui é que começou a dureza, uma valente subida cheia de pedra solta mas lá consegui subir sempre em cima da bike, subida feita e desci até ao Pobral e logo de seguida Carregal.


Continuei e passei ao lado de São Caetano e Pomares, mais uma boa subida por entre eucaliptos e a Ariques uma aldeia bem catita na encosta de uma bela serra com o mesmo nome.


Fiz depois um bocado em alcatrão até á Lagoa Nova, desci para Val do Couda, Casal da Rainha e Almoster, aqui encontrei uma placas do G R 26, andei a ver e é uma rota ali pelos lados da Serra de Sicó, acho que contorna tudo por ali, tenho que ver bem para um dia dar por lá umas pedaladas.



Lá continuei, por mais uns belos trilhos e uns belos singles cheguei á Gramatinha e Venda do Negro, segui um pouco pelo caminho de Santiago numas estradas de empedrado.


Depois da Venda do Negro subi a Serra do Anjo Da Guarda, nas calmas lá fui pedalando, a certa altura o gps mandava-me para um lado mas um single despertou-me a atenção, tinha a marcação do G R 26 e não pude deixar de segui-lo.
Saiu-me um espetacular single a subir mas uma maravilha, subi pelo single até ao alto da Serra e lá do alto o que mais poderia ter, umas magnificas paisagens, fui dar uma espreitadela ao miradouro, uma vista da bela Serra de Sicó e tudo ali á volta.


Fotos tiradas e desci um pouco até a uma padaria que ali existe, o Sr Carlos Balsa que todos os domingos ali vem cozer o belo do pão com chouriço o pão caseiro e vários tipos de bolos, tudo em forno a lenha.

Entrei e ali me entre-ti na conversa e a degustar um belo pão com chouriço acabadinho de sair do forno, estava uma delicia, ainda deu para trazer uma ferradura bem docinha para casa.
Vêm ali pessoas de todo o lado mesmo em excursões, pudera pãozinho caseiro e uma grande variedade de bolos em forno de lenha e umas paisagens daquelas, é um espetáculo..


 Com a barriga mais composta tinha que continuar a voltinha, despedi-me do Sr Carlos e ficou a promessa de novas passagens por aquelas bandas, um excelente sitio para fazer um reforço..



Segui e desci um pouco, entrei depois num belo single por uma encosta abaixo até á Serra do Mouro e Ameixieira, arranhei-me todo, meus ricos cromados, ainda andei a vasculhar uns singles que não estavam no programa, e encontrei uns bem fixes.
Já com a barriga cheia de singles por hoje segui até ao local onde tinha estacionado o carro, guardei a bike e o resto do material, regressei a casa com mais uma bela manhã de domingo cheia de belos singles e com excelentes paisagens.


Ainda tenho que lá voltar, á ali singles para dar e vender, não vão faltar pedaladas por aquelas bandas.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


2 comentários:

  1. Bonita zona para dar umas pedaladas.
    "Hoje foste sozinho porque quiseste!"
    Abc

    ResponderEliminar
  2. Sem margem para qualquer duvida uma SINGLE volta, em todas as vertentes!
    Um ciclista "single"!
    Trilhos e Paisagens singles!
    Reportagem single!
    ..........................
    Resta-me agradecer a partilha e dar-te os parabéns!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar