terça-feira, 5 de agosto de 2014

SIERRA DE GATA

Mais um domingo com uma excelente voltinha por trilhos que deixam a malta toda babada.


A convite do meu irmão lá fui mais uma vez dar umas pedaladas pelos trilhos fantásticos da Sierra de Gata.

O grupinho de atletas de alto gabarito foram, o mentor da volta o meu irmão António Cabaço, Álvaro, Dario Falcão, Pedro Ferrão, Paula Pita e o marido Leonel Cordeiro, e eu claro que não podia faltar, para completar o grupo e destabilizar a boa deposição tb se juntaram a nós o Zé Castro e o Domingos Ladislau, estes nunca se calam, parecem que umas peixeiras.


Como ainda ficava um pouco distante a malta tinha que se juntar cedinho, o Leonel e a Paula vinham de Leiria, encontraram-se comigo na Sertã e fomos até Castelo Brando ter com o meu irmão.

Chegamos lá já o meu irmão estava a preparar as coisinhas, entretanto chegou o Álvaro e o Dario, bikes carregados e lá  fomos nós.
O resto do pessoal tinha ido pernoitar nas Aranhas uma terrinha perto de Penamacor, com o grupo todo reunido e rumamos á bela Praia Fluvial da Gata.

Chegamos arrumamos as viaturas, preparamos as bikes e o resto do material para dar inicio á voltinha, mas para começar fomos beber um cafézinho solo no bar da Praia Fluvial.


Cafézinho tomado e demos inicio ás nossas pedaladas, uns metros á frente a primeira avaria, o pedal da bike da Paula decidiu saltar fora, para sorte dela o Leonel tinha um par de pedais no carro, regressamos ao carro para resolver a avaria.

Tudo resolvido metemo-nos nos trilhos, entramos num single e mais uma peripécia, o conta km da Paula decidiu ir ao banho no ribeiro, depois de uma longa procura lá se encontrou.

Conta km no lugar e passamos o ribeiro por uma ponte bem estreitinha, seguimos por mais uns bons metros por um espetacular single, entramos depois por um caminho até á Vila da Gata.
Paramos na Praça Principal e como já íamos cheios de cede fomos beber uma caña e comer uma Tortilla, o Domingos e o Zé Castro comeram uns bolinhos e beberam leitinho, atletas do melhor...


Barriguinha mais composta seguimos, subimos um pouco por alcatrão, cortamos á esquerda e um pouco mais á frente entramos num single cheio de pedra e algumas silvas, acho que todos levaram uma tatuagem para recordação.

Foi uma curtição pelo single fora, pelo meio de carvalhos e outra vegetação a malta gostou á brava.


Passamos ao lado da Vila de Caldaso, continuamos por um caminho ao lado do Rio Arrago e chegamos a Descargamaria.

Paramos no café El Molino para beber alguma coisa, não sei mas a malta andava sempre cheia de cede, devia de ser do calor...
Mais frescos com umas belas cañas, seguimos por uma caminho que ao inicio era bem a subir mas depois a coisa lá seguiu á meia encosta até Robledillo de Gata, uma vila espetacular com umas ruelas bem bonitas.

Aqui assentamos raial no Bar a Lua, um bar estilo antigo todo recuperado, um espetáculo, comemos uns bocadillos de Jamom que estavam uma delicia, acompanhados por umas belas cañas fresquinhas.


Com a malta mais satisfeita era hora de seguir, subimos um pouco pelo asfalto, uns metros mais a cima entramos numa subida em calçada romana que não foi pera doce.

Lá fomos indo cada um ao seu ritmo, foram mais de 2 km sempre a subir até ao alto de La Golosa.

Dificuldade superada continuamos a subir desta vez por uma estradão pela encosta da Serra de Robledillo, esta fazendo parte da comarca de Las Hurdes.

Mais á frente depois do Pico Vela entramos na parte da voltinha que mais nos deu gozo, um BRUTAL single pela encosta abaixo até Ovejuela.

Foi um verdadeiro espetáculo, muita pedra muitos fetos e com curvas daquelas em gancho, tinha que se ter muita atenção, foi adrenalina ao máximo até á Praia Fluvial de Ovejuela.

Paramos para mais umas cañas num bar espetacular, o calor era muito e a cede tb ehehehehehehe

Continuamos depois um pouco por asfalto até ao alto de Los Angeles, descemos por um estradão até Torrecilla de los Angeles,  aqui não paramos, continuamos até Hérnan Péres.



Como o tempo já não era muito tb não paramos, continuamos a passamos na Praia Fluvial do Rio Arrago, com o dia de calor era só gente a dar banho á minhoca.
A seguir ao Rio Arrago seguimos por uma subida manhosa, ao principio em estradão mas depois por mais um espetacular single cheio de pedra até Santinbáñez el Alto, subimos até á Fortaleza de San Juan de Máscoras  mesmo lá no cimo.


Desta vez bebemos água fresquinha de uma fonte lá no meio da Muralha, cede saciada era hora de descer, seguimos por umas ruelas bem inclinadas para depois entrar em mais um singles daqueles cheios de calhaus.

Foi mais um bocadinho de muita adrenalina, sempre com muita atenção para não ir com o costado ao chão.

Mais um bocado em estradão e logo de seguida mais um belo single, este cheio de silvas para mais uns belos arranhões.

Chegamos a Torre de Dom Miguel, aqui o Domingos estava a ver que não conseguia tapar um furo, tivemos que parrar umas poucas de vezes, mas depois de umas tentativas lá se resolveu o problema.
Seguimos depois por uma subidas daquelas cheias de pedras e de regueiras, foi arfar até ao ao alto, aqui já estávamos safos das subidas.

Descemos novamente para a Aldeia de Gata, e sempre a bom ritmo depressa chegamos ao ponto onde tínhamos dado inicio da voltinha, a Praia Fluvial de Gata.


Arrumamos as bikes e o resto do material, eu regressei a casa mas o resto da malta ainda foram comer alguma coisa ao bar da Praia Fluvial, imagino o que se deve ter passado....

Foi assim mais umas belas pedaladas com bons colegas do pedal, sempre com boa disposição e muita brincadeira á mistura, quanto ás médias não sei mas as Cañas estavam boas.

Temos que combinar mais voltinhas destas por ai, mas para a próxima não levo bananas, Domingos já ficas avisado !!!!
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





1 comentário:

  1. Um passeio por lugares muito bonitos, férteis em trilhos para a prática deste hobby e com vistas espectaculares, onde descontrair é garantido à partida!
    Enhorabuena a los participantes!
    Saludos

    ResponderEliminar