domingo, 24 de agosto de 2014

ESTREITO-ALVITO DA BEIRA

Mais um domingo e mais uma manhã de pedaladas, durante a semana as voltinhas pela fresca têm estado paradas, não tenho tido muito tempo, mas aos domingos não pode falhar, e ainda por cima ontem foi dia de casório por isso hoje teve mesmo que ser para queimar as toxinas enjeridas, foram mais que muitas por isso a volta tb tinha que ser das boas.

Sai de casa desci até á Sertã, como é hábito lá fui até á Pastelaria Estrela Doce para beber o cafézinho e comer o pastelinho de nata, caféina tomada lá segui para a voltinha.

Subi a rua do Castelo, passei ao lado da Câmara Municipal ao lado dos Bombeiros e mais á frente segui pela estrada antiga para Oleiros.


Lá fui pedalando e fui passando Casal da Estrada, Maxial da Estrada, Cruz do Fundão, Troviscal, Vale do Inferno, Troviscainho, Chelhinho, Mosteiro de Oleiros e Oleiros.

Passei por fora da Vila de Oleiros e continuei pela Panasqueira, Milrico, Roqueiro, Retaxo, no Estreito já estava uma roulote pronta a assar frangos mas ainda era cedo para comer alguma coisa eheheheh.

Parei para ver a bonita Igreja e tirar uma foto, um pouco depois da Rabisca segui pela direita para os Ribeiros por uma bela estradinha e uma boa descida.
Depois dos Ribeiros passei os Poeiros e o Pião, mais á frente desci uma boa descida, se fosse a subir era pior mas tb se fazia.

Mais um pouco e cheguei á Azenha de Cima, uma aldeia já da freguesia das Sarzedas, á saída da aldeia mais uma subida, passei ao lado do Monte Goula e uns metros mais á frente cortei á direita e fui ter ao Sesmo.


Por estas bandas nunca tinha pedalado nem passado de carro, é uma zona bem bonita com muitas aldeias perdidas pelas serras fora.


Mais umas subidas e mais umas descidas passei a Mó e cheguei ao Alvito da Beira, encostei a bike e fui até ao bar da bonita Praia Fluvial  para comer e beber alguma coisa.


Sentei-me numa mesinha para comer um bolinho e beber uma bebida fresquinha, ali estive um bocadinho a ver o que me rodeava, uma belo bar e uma bela praia fluvial, tudo muito bem arranjadinho.
Com a barriga mais composta e mais fresco tinha que seguir com a voltinha.


Para sair dali tinha uma boa subida até ao Alto da Catraia, nas calmas e sem grandes pressas lá fui pedalando até ao alto.


Depois de chegar ao alto era descer, um pouco antes da Froia parei na fonte para atestar os bidons de água fresca.


Com água fresca segui e desci até á Froia, continuei e passei Sobreira Formosa e Val D´Urso, passei o Pontão do Laranjeiro e subi até Proença-a-Nova.


Segui pela variante por fora da vila e um pouco mais á frente segui pela direita para a Sarzedinha, Eiras, Ribeiro de Eiras e Isna de São Carlos onde fiz mais uma paragem para beber alguma coisa fresca é que o calor já se fazia sentir.

Um bocadinho a descontrair e lá segui para o resto da voltinha, passei Maljoga, Moinho Branco, Val do Pereiro, Moinho do Cabo e Portela dos Bezerrins, mais umas pedaladas cheguei á Mougueira com mais uma bela voltinha.


Mais uma voltinha numa manhã de domingo um pouco quente, umas pedaladas por estradinhas bem bonitas e mais umas aldeias perdidas por ai.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


2 comentários:

  1. Se tivesses feito a volta no sábado, tínhamo-nos encontrado.
    Fiz o Pião e Poeiros a subir em direção ao Orvalho. Se tivesses dito alguma coisa, era capaz de ir ao teu encontro.

    ResponderEliminar
  2. Luis, my friend, I'm very disappointed!!! :(
    Quase que me atropelavas e nem sequer avisaste!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar