sábado, 19 de abril de 2014

ROTA DAS TRÊS BARRAGENS

Já á algum tempo que tinha pensado juntar as três barragens aqui mais perto numa voltinha de fininha, Barragem de Castelo de Bode, Barragem da Bouçã e Barragem do Cabril, é uma voltinha com cerca de 170 km.

Convidei um pequeno grupo de amigos para esta voltinha, Pedro ferrão, Domingos Ladislau, Pedro Tavares, Luís Bandeiras, Gabriel Bernardo o Alexandre e eu tb fui.

O ponto de encontro foi na Pastelaria Estrela Doce para beber o cafézinho e ganhar forças para o que tínhamos pela frente, com o grupo todo reunido lá fomos nós ver se as barragens tinham muita água.

Saímos da Sertã pela Venda da Pedra e subimos até á Junceira, entramos na Nacional 2 e passamos a Cumeada, descemos para o Chão da Telha e mais um pouco de descida chegamos á pequena barragem da Ribeira da Isna.
Depois da Barragem vinha a primeira dificuldade do dia, uma boa subida até perto de Vila de Rei, lá fomos pedalando sempre com a malta bem disposta, cada um com o seu ritmo nada de doideira é que a volta ainda estava só no inicio.

Passamos a Fundada, Milriça e mais um pouco chegamos a Vila de Rei, um pouco mais á frente seguimos pela antiga Nacional 2, aquilo mais parece uma ciclovia, o transito que apanhamos até ao Carvalhal foi só de bicicletas, umas boas dezenas delas.

Paramos no Miradouro da Fraga do Rabadão para ver a bonita paisagem do Penedo Furado, passamos ali um bocadinho de boa deposição com o Domingos a fazer ciclocrosse por cima de uns calhaus.

Depois de um bocadinho bem divertido seguimos e descemos até á Ponte de Codes, começamos a subida e passamos Brescovo, Salgueiral e chegamos a São Domingos a terra do nosso atleta Domingos Ladislau onde lhe fizemos uma homenagem.

Homenagem feita continuamos até ao Carvalhal, seguimos depois até Martinchel onde paramos no0 café a Prensa para comer alguma coisa, deparamo-nos com uns belos croissants com creme de amêndoa que eram uma delicia.

Com a barriga atestada descemos até á primeira Barragem a de Castelo de Bode, paramos para registar a passagem e lá fomos até á próxima barragem, passamos Castelo de Bode, Bairro, Ervideiras, Quinta do Falcão, Alto dos Cinco Reis, Casal das Bernardas, Carvalhos de Figueiredo e a bela cidade de Tomar.

Passar a vila de Tomar foi atribulada com muito transito, uma grande confusão porque era dia de feira, passado Tomar seguimos e passamos Calçadas, Venda Nova, Val da Trave, Feiteira, Pintado, mais á frente seguimos pela estrada antiga que ia para Tomar, mais sossegada e sem transito.

Sempre sem grandes pressas para fazer boas médias passamos Manobra, Alviobeira, Portela de Nexebra, Salgueiral, Água de Todo o Ano e passamos ao lado de Ferreira do Zêzere, tínhamos planeado parar mais á frente depois de gastar mais algumas calorias.

Em Águas Belas cortamos á esquerda para seguir em direcção dos Cabaços, passamos Carril, Casal do Zote, Senhora da Orada e em Janalvo seguimos pela direita para Lameirão e Ribeira do Brás, em Casal Santana seguimos por uma estrada ao lado da albufeira da Barragem de Castelo de Bode.
Uma estrada com uma paisagem espetacular, muito fixe, passamos mais á frente por Vale Bom e logo de seguida Foz de Alge com uma vista brutal, depois de umas fotos passamos a ponte para começar uma boa subida.

Passamos Aldeia de Alge, Enchecamas, Chão de Baixo, Chão de Cima e entramos em Figueiró dos Vinhos onde paramos na Pastelaria os Renatos para comer alguma coisa, ali abancamos para comer umas belas sandoxas e beber umas bjecas, caíram que nem ginjas.

Já com as baterias recarregadas era hora de seguir viagem agora com uma boa descida á nossa espera até á próxima barragem, passamos Retiro, Bairradas, Marvila, Corisco e a boa velocidade chegamos á bela Barragem da Bouçã.

Paramos em cima da ponte que passa por cima do Rio Zêzere para tirar uma foto para comprovar que passamos por ali para não pensarem que fizemos batota eheheeheh-

Tirada a foto da praxe seguimos, e tínhamos uma boa subida pela frente, depois de uns valentes km esta já fazia mossa, mas nas calmas la´fomos indo, passamos a Atalaia Fundeira, Casal da Francisca, Casal do Ferreiros, Graça, Altardo, no Outão seguimos pela direita.

Com o destino focado na ultima barragem lá fomos e passamos Lameira Cimeira, Mó Pequena, Casalinho, Mó Grande e nas curvas a descer para a Ribeira de Pera o Alexandre teve um furo, ali deu para descansar um bocadinho enquanto se resolvia o furo.

Problema resolvido fizemos o resto da descida e logo de seguida a subida até Pedrogão Grande, passado Pedrogão Grande era descer até á Barragem do Cabril a ultima da nossa voltinha.
Paramos para tirar a foto da praxe em cima do paredão e demos uma vista de olhos na bela albufeira agora bem cheia, tirada a foto era seguir até Pedrogão Pequeno onde paramos no café das Bombas para beber uma bjeca fresquinha.

Já mais frescos continuamos e passamos Painho, Val da Froca, Amieira, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Granja, Val Cortiço, Tapada, Aveleira, Zona Industrial e entramos na Sertã satisfeitos com uma bela voltinha.

O Pedro Ferrão mandou para o ar mais um desafio que era ir subir a Bela Vista, é a subida mais difícil aqui da zona, não é muito longa mas tem uma boa inclinação, depois de 170 km não era fácil subir mas ninguém se negou e lá fomos sofrer mais um pouco.

Logo para começar a corrente da bike do Pedro Tavares saltou mas ele que não se queria negar voltou a trás e lá foi ele pela subida acima, eu na parte mais difícil tive que parar, depois de muito custo lá consegui subir para a bike e fui com o resto da malta até lá cima.

Com a ultima subida conquistada e toda a malta reunida foi com um grande sorriso do dever comprido, alguns diziam e que bela vista se tem aqui de cima eheheheeheh.

Depois de ali ver a bela vila da Sertã descemos e fomos até á Sertã, depois das bikes arrumadas fomos até á Grelha 2 para comer uma belo petisco, que os atletas estavam cheios de fome, sentadinhos á mesa a comer um belo franguinho umas belas febras acompanhadas e uma bjecas, ali estivemos um bocadinho bem passado.
Já saciados cada um foi ao seu destino uns ficaram na Sertã outros foram para Proença e outros anda foram para Lisboa, ficaram alguma ideias para mais voltinhas como esta, vamos ver o que ai vem.


Um muito obrigado a todos pela companhia e até á próxima.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Sem comentários:

Enviar um comentário