segunda-feira, 28 de abril de 2014

PORTAS DE RODÃO-NIZA-BELVER

Aos domingos não pode faltar voltinha, de fininha ou de roda mais grossa para aliviar o stress do dia á dia e queimar as calorias.

Tinha pensado para este domingo ir dar umas pedaladas pelo alto Alentejo, combinei com o José Almeida e com o Pedro Tavares.

Planeei a saída perto do Aeródromo das Moitas para encurtar um pouco a volta, tinha que chegar a casa á hora do almoço para o almoço em família.

Á hora combinada lá estava o José Almeida, seguimos na minha viatura até perto das Moitas onde arrumei a viatura, preparamos as coisinhas e lá fomos nós, íamos andando até á casa do Pedro, pois a volta passava mesmo á porta dele.

Saímos do Aeródromo e descemos até ás Moitas, passamos Espinho Pequeno e antes de chegar ao Val Clérigo lá vinha o Pedro ao nosso encontro, comprimentos feitos e bora lá que se faz tarde.


Com a manhã um pouco enevoada e fresquinha lá fomos pedalando e passando, Val Clérigo, Pedra do Altar, Val da Mua e a boa descida até ao Rio Ocreza, chegamos á ponte com vontade de fazer uma subida para aquecer, é que até á ponte deu para arreganhar.
Com vontade de aquecer lá seguimos na subidinha até ao Perdigão onde chegamos já mais quentinhos, depois do Perdigão seguimos por uma estradinha para Vilas Ruivas, e a seguir descemos até Vila Velha de Rodão.

Paramos para ver as belas Portas de Rodão mas tivemos azar, estava nevoeiro e não dava para ver nada, por isso temos que lá voltar outra vez eheheheeh.

Tirada a foto da praxe passamos a ponte por cima do Rio Tejo e entramos no Alentejo, mas um Alentejo esquisito é que o Alentejo costuma ser sempre a direito mas ali tivemos uma boa subida pela frente.

Depois da subida sempre vem uma descida e é verdade, continuamos e descemos para a Ribeira de Nisa, mais umas pedaladas chegamos á vila de Nisa, paramos no café Dom Dinis para beber e comer alguma coisa mais mastigável.
Com a barriga mais aconchegada continuamos a nossa voltinha e fomos até Arez, aqui já se sentia o Alentejo com as suas belas planícies e as longas rectas.


Lá seguimos por umas boas rectas que para mim são uma grande pasmaceira, prefiro as subidinhas que são mais saborosas.

A boa velocidade depressa chegamos ao Gavião onde seguimos á direita para a bela vila de Belver nas encostas do Rio Tejo.

Fomos parando na descida para ver a bonita vila e o seu castelo lá bem no alto, paramos na ponte para tirar umas fotos e prepararmo-nos para a subida com umas belas curvas pelo meio de Belver.

Passado Belver passamos por Arriacha Fundeira e Arriacha Cimeira, mais á frente encontramos Domingos da Vinha mais uma homenagem ao Domingos Ladislau ehehheeheheh.

Com o dia espetacular com o solinho a dar a sua graça estava a ser uma voltinha mesmo boa, mais umas pedaladas e chegamos ao Vale de Coelho, passamos perto de Sanguinheira e mais á frente passamos Envendos.
Saímos dos Envendos por uma suave subida até á Venda Nova, descemos para a Ladeira e Ribeira da Pracana onde tínhamos uma subida até São Pedro do Esteval.

A partir daqui já não havia grande dificuldade era um sobe e desce com ligeiras subidas, sempre descontraídos lá fomos pedalando até ao Espinho Pequeno.


Aqui fizemos o mesmo percurso agora ao inverso até ás Moitas onde paramos no Café Cristovão para beber alguma coisa.

Mais refrescados era hora de nos despedimo-nos do Pedro Tavares que ia regressava ao Val Clérigo, eu e o José Almeida tínhamos a subida final até á nossa viatura.


Chegamos á viatura arrumamos as bikes e regressamos a casa satisfeitos com mais uma bela voltinha.

Ficou a promessa de mais voltinhas por aquelas bandas, obrigado Pedro pela companhia nesta voltinha.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...




1 comentário:

  1. Pedaladas Para Descontrair ao Domingo por locais e percurso bem interessantes, com boa companhia e muito bem documentada!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar