segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CASTELO DE VIDE

Mais uma voltinha de btt, desta vez a convite do meu irmão fomos até Castelo de Vide, tb se juntaram a nós o Nuno Eusébio e o José Luís para um dia bem passado com uns recantos bem bonitos do nosso Alentejo, com umas dezenas de km sempre ao lado de Rios e Ribeiras.


Sai de casa com a minha burra na carrinha e lá fui ter a Castelo de Vide, em Alpalhão parei para beber um cafézinho,  mais um pouco cheguei a Castelo de Vide, estacionei a viatura e como o resto do pessoal ainda demorava peguei na bike e fui dar uma volta pela vila.

Subi até ao castelo e entrei na muralha, ali andei pelas bonitas ruelas todas bem arranjadinhas e bem floridas, passei ao pé da Sinagoga e pelo bonito largo onde se encontra a fonte da vila.

Entretanto lá chegou o resto da malta, feitos os comprimentos lá fomos todos até á Pastelaria do Sol Nascente comer alguma coisa, e fomos comer o tradicional pastel de nata xxxl com doce de gila e nata, mais conhecido por KISSE  só vos digo uma coisa aquilo é mesmo bom ehehehehe.

Com as calorias já ingeridas tratamos das nossas bikes e lá fomos nós dar umas pedaladas.


 Saímos de Castelo de Vide seguimos um porco por alcatrão para aquecer, mais á frente entramos na terra e fomos encontrando várias quintas com belas casas bem arranjadas, passamos perto do Barregão e Atalaia, montes no meio da planície.


Lá fomos pedalando e passamos por baixo da linha do comboio já desativada, passamos Monte Meada e fomos ter ao Menir da Meada, uma pedra redonda ao alto, é o maior Menir da Península Ibérica, 7,15 de altura e 18 toneladas, considerado Monumento Nacional.

Tiramos ali a foto de grupo e continuamos a nossa voltinha, passamos a Meada e o Turismo Rural da Casa da Meada, foi a partir daqui que seguimos a Ribeira de Vide até á sua foz no Rio Sever, que separa Portugal da Espanha.



Paramos num parque de merendas que ali se encontra para comer umas sandoxas que levava-mos, ali nos sentamos e apreciamos as belas paisagens, que bonitos recantos tem o nosso Portugal.

Já com a barriga mais composta seguimos, mas sem antes o Nuno dar o belo do mergulho em águas internacionais.

Depois do mergulho seguimos e agora sempre ao lado do Rio Sever com as suas curvas fomos num sobe e desce constante.

Mais á frente deixamos o Rio Sever e seguimos a Ribeira de São João tb sempre ao seu lado da mesma continuamos as nossas pedaladas, aqui tivemos a bonita vista de duas manadas de veados a atravessar a ribeira e pelas encostas acima, uma visão espetacular.

Continuamos e um pouco mais á frente paramos novamente para comer mais alguma coisa, enquanto comíamos íamos apreciando as bonitas paisagens.

Depois da paragem lá seguimos e continuamos sempre ao lado da Ribeira, mais á frente tive um encontro imediato com o chão, uma cambalhota por cima da bike mas sem grandes consequências só uns arranhões.

Seguimos e deixamos a margem da Ribeira de São João, durante a volta tivemos que abrir e fechar muitas cancelas das herdades mas aqui tivemos azar, é que esta estava fechada a cadeado e tivemos que a saltar, o pior era para quem tinha a perna curta entalava os tintins ehehehehehehe.

Foi uma galhofa pegada mas lá conseguimos passar todos, continuamos por alcatrão para um pouco mais á frente entrarmos novamente na terra, passamos a Anta dos Courelos e com a vila já á vista lá fomos chegando ao nosso destino.

Para o fim da volta tínhamos a subida da calçada até ao castelo, como se costuma dizer o rabo é sempre o mais ruim de esfolar.

Ganhamos coragem e lá subimos a calçada até entrar na Muralhas do Castelo e fomos até ao ponto onde tínhamos dado a partida para esta voltinha.

Chegamos todos satisfeitos com a bela volta por sítios espetaculares e bonitas paisagens deste nosso belo Portugal.

Arrumamos as bikes e o resto do material e fomos sentarmo-nos numa mesinha na Pastelaria Por do Sol para comer alguma coisa, ali comemos uma bela sopinha e uma boa bifana bem regada com umas bjecas umas colas e um cafézinho para terminar.

Ali nos entretemos um bocadinho na conversa a contar as peripécias do dia, e ainda trouxe uma recordação uns cornos de veado que encontrei no caminho e o José luis tb trouxe uns para ele, invejoso !! ehehehehe
Entretanto era hora de cada um seguir o seu destino, eu ia até á Sertã o resto da malta ia para Castelo Branco, ali nos despedimos e regressamos a casa com um dia bem passado em boa companhia e bons trilhos.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Mais fotos aqui.


1 comentário:

  1. Grande e bonita volta, com direito a recordações materiais e tudo, para além das que vêm na alma e na retina.
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar