segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SERRA DE SICÓ-CANHÃO DE POIOS

Este domingo a convite do meu irmão fui até á Serra de Sicó dar umas pedaladas por uns belos singles com muita pedra.


Combinamos o ponto de encontro aqui na Sertã na pastelaria Estrela Doce para tomar o café e como não podia faltar o belo pastelinho de nata.


Em Pedrogão Pequeno tínhamos o Pedro Ferrão á nossa espera, como o mês de Agosto é mais férias, muita malta não pode vir e por isso éramos só quatro, o meu irmão o Álvaro o Pedro Ferrão e a minha pessoa.

Depois de apanharmos o Pedro lá fomos até aos Ramalhais, encostamos os carros ao pé do campo da bola preparamos as bikes o resto do material e demos inicio á nossa voltinha.

Logo para aquecer fomos ver as vistas no ponto mais alto da serra, chegamos lá já quentinhos, estivemos ali a ver as bonitas paisagens que se têm ali do alto e tb para tirar umas fotos.
Depois da foto de grupo lá continuamos agora a descer mas mesmo a descer tínhamos que ter cuidado, com a gravilha que a estrada tem todo o cuidado é pouco.

Com a descida feita era hora do divertimento por um espetacular single com muita pedra até perto da aldeia das Aroeiras, chegamos ao fim bem tremidos.

Satisfeito com um belo single seguimos por um caminho por entre muros, muito populares ali da zona da serra.

Mais á frente encontramos uma enorme pedreira na encosta da serra, paramos para ver a sua enorme cratera, já saíram dali muitas toneladas de pedra e ainda estão para sair muitas mais.

Seguindo a nossa volta entramos em mais um single, e mais uma  vez nos deliciamos por ele fora até a um parque eólico com as suas enormes ventoinhas.

Passado o parque eólico continuamos com o mesmo, singles e mais singles daqueles que a malta gosta até perto de Monte de Vérigo e Salgueiro.


Um pouco mais á frente em Jagardo a malta já ia cheia de cede e perguntamos onde havia um café para refrescarmos, tivemos que ir até Estrada de Anços, ai bebemos uma bebida fresca e continuamos.

Entramos outra vez nos trilhos e com mais uma boa dose de singles fomos até Cabeça da Corte.

Sempre em ritmo descontraído lá fomos pedalando porque as pressa não quer nada com atletas como nós, gostamos de nos divertir e nada de correrias.

Com mais umas pedaladas chegamos ao espetacular Canhão de Poios para mim um dos trilhos mais bonitos onde pedalei.


Fomos pedalando e desfrutando cada pedalada que íamos dando pelo val fora, com passagens que mais parecia a Amazónia.

Chegamos ao fim do val e encontramos a aldeia de Poios, tínhamos a esperança de encontrarmos uma café para refrescar mas tivemos azar nada de cafés, tivemos que nos contentar com uma torneira para encher as mochilas.

Já com água seguimos e passamos perto da Sra da Estrela e lagoa de Poios, entramos em mais um single e mais uma boa subida chegamos a um parque de merendas no meio da serra.

Com o calor a apertar lá seguimos, mais á frente começamos a ouvir musica, era dia de festa na aldeia do Sabugueiro e pensamos, uma festa vamos ter minis e franguinho assado, mas tivemos azar, minis ainda havia mas frango nem velo.



Lá bebemos umas fresquinhas, comemos uns tremoços e uns amendoins já não fi nada mau, ali estivemos um bocadinho a descansar e a refrescar.

Já mais frescos era hora de seguir caminho, não tínhamos vontade de sair dali mas tinha que ser, e lá fomos para os últimos km.

Mais uma pedaladas e chegamos aos Ramalhais de onde tínhamos partido para a voltinha, chegamos cansados mas satisfeitos com mais estas pedaladas.

Arrumamos as bikes e fomos até Ansião, paramos na Adega Típica e ali morfamos umas bifanas com umas bjecas frescas, e para acabar duas bolinhas de gelado que caíram que nem ginjas.

Mais um bocadinho de conversa e um bocadinho bem passado, com isto tudo era hora de regressar e ali nos despedimos, cada um foi á sua vida, uns para a Sertã e outros para Castelo Branco.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Mais fotos aqui



Aqui fica um video cedido pelo Antonio Cabaço.



Sem comentários:

Enviar um comentário