segunda-feira, 1 de julho de 2013

PORTAS DE RODÃO

Já á algum tempo que estava para ir ver as tão faladas Portas de Rodão em Vila Velha de Rodão, uma bonita passagem do Rio Tejo.



Tinha combinado com com o meu colega de roda fina o José Almeida para me fazer companhia, tb falei com o Luís Bandeiras que disse logo, presente.



Eu e o Zé saímos da Mougueira e subimos até á Portela dos Bezerrins, lá fomos pedalando e passando Moinho do Cabo, Val do Pereiro, Moinho Branco, Maljoga, Isna de São Carlos, Ribeira de Eiras, Eiras, Sarzedinha e mais um pouco chegamos a Proença-a-Nova.




Paramos na Pastelaria Estrela Doce onde o Luís Bandeiras já nos esperava, bebemos um cafézinho e seguimos as nossas pedaladas.


Passamos Proença descemos pelo Val Porco e chegamos ao Pontão do Laranjeiro, cortamos á esquerda e passamos Val D´Urso, Pucariço, Sobreira Formosa, onde paramos para encher os bidons.


Já atestados de água seguimos, passamos ao lado do Ripanço, mais á frente passamos Giesteiras Cimeiras, Maxiais, Sobral Fernando e paramos na ponte que passa por cima do Rio Ocreza, onde paramos para ver as Portas de Almourão.


Com as fotos tiradas seguimos até Foz do Cobrão onde tínhamos uma boa subida em paralelos, passada a subida seguimos, passamos Val Cobrão e mais á frente entramos no I P 2.



Descemos até Alvaiade onde cortamos para Távila, Gavião de Rodão, e sempre com uma inclinação a favor depressa chegamos a Vila Velha de Rodão.



Paramos em cima da ponte para dar uma vista de olhos nas Portas de Rodão, é uma passagem bem bonita do Rio Tejo.



Fomos até ao Alentejo encher os bidons de água fresca e continuamos com a nossa voltinha agora com uma boa subida até ao Castelo do Rei Vamba, com umas vistas espetaculares sobre as Portas de Rodão e as planícies alentejanas.



Demos a volta ao castelo e aproveitamos para comer umas bolachinhas que levávamos no bolso, com as horas a passar tínhamos que seguir que se faz tarde, seguimos e passamos ao lado de Vilas Ruivas, e mais á frente encontramos a aldeia do Perdigão.



Passado o Perdigão era hora de descer a boa velocidade até á ponte do Rio Ocreza, o pior vinha a seguir uma boa subida e já com algum calor, pedalando nas calmas chegamos ao Val da Mua onde paramos no café Noite e Dia para mastigar alguma coisa mais consistente.



Sentamo-nos e ali vieram trazer uma sandocha de presunto e uma cervejinha que caíram que nem ginjas.



Já mais compostos seguimos com as nossas pedaladas, passamos Pedra do Altar, Val Clérigo, Espinho Pequeno, Moitas, Pontão do Laranjeiro e subimos até Proença-a-Nova.
Paramos novamente para encher água, despedimo-nos do Luís Bandeiras e seguimos o mesmo trajeto até á Mougueira de onde tínhamos dado inicio á nossa voltinha.
E assim foi mais uma voltinha com muito calor mas o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



1 comentário:

  1. Uma grande e bem interessante volta para descontrair, desta vez fora dos teus "limites", e muito bem acompanhado!
    Abraço para os três
    Silvério

    ResponderEliminar