segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SANTO ANTÓNIO DA NEVE-COENTRAL

Este domingo tinha planeado uma voltinha para ir descobrir uns cantinhos e depois ir ver as vistas lá no alto da Serra de Santo António da Neve na Serra da Lousã.





Para esta voltinha tinha convidado o Mário Manso e o Filipe, saí de casa por volta das 7h e fui apanhar o Mário e desci até á Sertã onde o Filipe já estava á nossa espera.









Paramos na pastelaria para beber um cafézinho e fomos até ao Alto da Louriceira onde era o ponto de partida.



Depois de tudo pronto demos inicio á nossa voltinha, e entramos logo na terra numa subida e um pouco mais descemos até á Candeia onde tivemos que passar a Ribeira da Mega,uma passagem espetacular e com uma queda de água muito bonita.



Depois de tirar umas fotos lá seguimos e seguimos até ao Milreu onde encontramos outra passagem para o outro lado da Ribeira da Mega que era nossa companheira com umas espetaculares passagens.




Seguimos depois para  Castelo do Vale de Armunha, um nome um pouco estranho mas com uma passagem para a outro lado da ribeira espetacular, uma descida por uma quelha de calçada muito fixe.




Com mais um sitio bonito com umas quedas de água lá seguimos e fomos ter á Varzina e logo de seguida Pisão onde íamos apanhar uma valente subida com uns bons km até ao Alto de Santo António da Neve.




Fui uma subida que nos tirou o fôlego umas poucas de vezes com algumas partes que tínhamos de fazer a pé mas nada que nos metesse medo, nas calmas lá fomos galgando terreno.




Depois de ter conquistado a subida tivemos direito a andar no Aeródromo mas a voar muito baixinho, e tb de umas vistas magnificas que só vendo que aqui não se podem descrever, descemos depois até aos tão falados Poços de Neve.




Seguindo a nossa voltinha entramos por um single BRUTAL pela encosta a baixo com uma inclinação bem boa, lá fomos galgando as muitas pedras que havia pelo caminho e com cuidado lá chegamos ao fim com um grande sorriso de orelha a orelha.




Lá seguimos e fomos entrar num trilho pelo meio de uns castanheiros e por uma calçada onde encontramos umas quedas de água espetaculares e com uns singles muito fixes mesmo como a malta gosta.
Com isto tudo chegamos ao Coentral Grande onde paramos para comer alguma coisa que a barriga já estava a dar sinal.
Com a barriga mais composta seguimos o nosso caminho e passamos o Coentral da Luz onde seguimos por outro trilho pelo meio de uns castanheiros e tb por umas calçadas muito bonitas até que passamos a aldeia das Sarnadas e logo de seguida a aldeia dos Pisões onde num sobe e desce chegamos ao alto do Camelo.
Daqui para a frente já tínhamos poucas subidas, lá fomos pedalando e passamos perto da Derreada Cimeira e mais um pouco lá chegamos ao ponto de onde tínhamos partido, arrumamos as coisas e lá regressamos, já com a hora um pouco avançada fomos ver do almoço.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



Mais fotos aqui.



5 comentários:

  1. Luís, ou as fotografias, bem como a tua descrição, enganam muito bem, ou o percurso desta volta, tanto pelos trilhos como pelas paisagens e respectivas vistas, tem lugar garantido no top dos mais espectaculares e que de certeza proporcionaram mais prazer e descontracção. Para já, obrigado pela partilha virtual mas fico à espera de um dia ter o prazer real.
    ESPECTÁCULO!!!
    Parabéns
    ABRAÇO
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. Silvério podes ter a certeza que estes trilhos é do melhor que á, ontem tivemos a sorte de descobrir sítios espetaculares, temos que lá ir um dia destes !!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. foi das voltas mais fantásticas que fiz até hoje ...muito dura!... mas valeu pelo seu todo ...MAGNIFICO!!!

    ResponderEliminar
  4. o lema deste domingo acho que foi mais para "PEDALAR PARA SUBIR QUE A DESCER É PARA CURTIR "

    ResponderEliminar
  5. Gostei das fotos. Muito bom.

    ResponderEliminar