segunda-feira, 25 de junho de 2012

SIERRA DE GATA

Este domingo fui até á Sierra de Gata.





Sai de casa e fui ter a Castelo Branco a casa do meu irmão, já ele estava á minha espera, carregamos a bike e lá seguimos caminho.


Passamos pelos Escalos de Cima onde o José Luís e o Vasco Sequeira já estavam prontos á nossa espera, bebemos um cafézinho e lá fomos nós em direcção de Hoyos uma vila espanhola perto da fronteira.




Chegamos a Hoyos encostamos os carros descarregamos as bikes preparamos as coisinhas e demos inicio da nossa voltinha.




Logo á saída de Hoyos apanhamos uma calçada muito irregular para abanar um pouco o corpo.





Lá fomos indo de pedra em pedra até que apanhamos uma estrada de terra que já nos parecia uma autoestrada, mas o pior ainda estava para vir.






Um pouco mais á frente tivemos que abrir uma cancela, a primeira de muitas que fomos encontrando pela caminho.






Ao abrir a cancela deparamos com  um caminho que era pior do que aqueles que chamamos de cabras, era uma calçada mas estava toda estragada e ouve alguns sítios que tivemos de levar as bikes á mão.

Mas ao longo do caminho tivemos mesmo algumas vezes que andar a fazer trial por cima das pedras, mas dava um gozo do caneco.






Lá fomos seguindo e mais á frente apanhamos outra calçada até ao bonito Castelo de Trevejo, uma calçada tb um pouco irregular e a subir.







Chegamos ao Castelo de Trevejo paramos tiramos umas fotos e ali estivemos um pouco a ver as fabulosas vistas.







Entretanto lá seguimos e passamos pelo meio da aldeia de Trevejo e atestamos os bidons com agua fresquinha numa fonte á saída da aldeia.







Lá fomos seguido com as nossas pedaladas e passamos ao lado de San Martim de Trevejo começamos a nossa luta na longa subida do pico de Jalama, uma subida das boas um pouco longa e muito irregular e quase sempre em calçada.




Lá conseguimos chegar ao cimo, e como chegamos tivemos direito a um brinde as fantásticas vistas que conseguimos ter ali do alto.







Depois de ter tirado umas fotos e de regalar os olhos com as vistas seguimos o nosso caminho agora num single pelo meio de mato com uma boa distância.






Chegamos ao fim do single com alguns arranhões mas tb com um grande sorriso de orelha a orelha.






Seguimos então e descemos até El Payo onde paramos na cafetaria La Cabana Del Karacolito para beber e comer alguma coisa.


E foi um bocadinho bem passado ali num cantinho bem engraçado, ali comemos uns bocadilhos e bebemos umas canhas com limão bem fresquinhas.






E ainda tivemos direito a umas boas brincadeiras do José Luís sempre bem disposto.





O pior era sair dali, ninguém queria ir embora com o calor que estava só apetecia era ficar e beber mais umas canhas.






Mas lá tinha que ser, lá pegamos nas bikes com muito custo e fizemo-nos ao caminho e seguimos até Peñaparda onde paramos na Plaza Mayor para beber mais uma canha que o calor estava do pior, mas nada que uma boa bebida não resolve-se.






Continuamos e fomos entrar num parque do estado, um parque todo bem arranjado e bem conservado onde encontramos uma fonte com agua bem fresquinha,onde enchemos os bidons.







Seguimos com as nossas pedaladas, e pelo parque fora passamos por uns singles pelo meio de fetos, uma coisa espetacular.




Lá fomos indo e tínhamos uma boa subida á nossa espera até ao alto de Puerto de Castilha, onde era o ponto mais alto da nossa volta estava-mos a 1150 mt de altitude.








E mais uma vez conseguia-mos ter umas vistas espetaculares ali do alto, como estávamos num alto o que nos esperava era descer mas não era uma descida qualquer era uma descida de 5,5km sempre em calçada até á aldeia de Gata.








Fomos descendo e parando para aliviar e tb para ver as vistas até que chegamos á aldeia de Gata onde paramos para beber alguma coisa, mas estava complicado porque com a descida em calçada chegamos a tremer e para pegar na caneca da canha teve que ser com as duas mãos para não a deixa cair EHEHEHEHE.








Depois de beber e comer lá seguimos para a reta final, e fomos ter á praia fluvial de Gata onde havia muito pessoal a tomar banho.






Lá seguimos e passamos num single que vai dar perto do cruzamento de Fatela e mais um pouco chegamos á piscina natural de Hoyos onde tb havia gente no banho.






Com mais umas pedaladas chegamos a Hoyos de onde tínhamos partido, arrumamos as bikes e fomo-nos sentar numa esplanada para beber alguma coisa e contar as peripécias do dia, mais recuperados era hora de regressar, despedimo-nos e fizemo-nos á estrada.



Passei por Castelo Branco para deixar o meu irmão e regressei é Sertã muito satisfeito com mais uma voltinha espetacular.







E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.









2 comentários:

  1. Gran Paseo en Bicicleta de montaña!
    Sem duvida não deixou ficar mal o teu lema, Pedalar para Descontrair.
    Com base na muito bem elaborada reportagem, tanto relatos como fotos, e também na experiência própria, para além de descontrair a mente, com os trilhos e as paisagens exuberantes, também é garantida a descontracção total do esqueleto e dos músculos! Congratulo-me por ter corrido tudo bem e pelo grau de satisfação que se lê na da tua frase, "mais satisfeito do que eu estou é impossível, ainda não parei de tremer é das muitas calçadas que passamos"!
    Parabéns
    Um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. ...que pena ...foi simplesmente fantástico!...

    ResponderEliminar