segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

VOLTINHA PARA TREMER

Este domingo a convite do meu irmão fui até as bandas da Serra d´aires e Candeeiros.




Sai de casa mais o Mário Manso eram 7h e tinha combinado com o meu irmão e o resto da malta beber café no bar das Cabaças na Videla, á saída da A23, mas ainda estava fechado.
Ali estivemos um pouco á espera do resto da malta que vinha de Castelo Branco.



Entretanto lá chegou o resto do pessoal e seguimos rumo até ao Zambujal de Alcaria onde era o ponto de partida para mais uma voltinha.



Chegamos ao Zambujal de Alcaria descarregamos as bikes e preparamos tudo, com tudo já preparado partimos á descoberta dos maravilhosos trilhos.




Saímos ao lado do cemitério e ai entramos na terra, seguimos ao lado da aldeia e começamos logo a subir, e vimos logo o que nos esperava, pedra e mais pedra, seria a nossa companhia para o resto do dia.
 Lá fomos pedalando por alguns caminhos dos mais variados tipos e feitios que por aqueles lados é o que não falta.




Um pouco mais á frente chegamos á aldeia de Covão de Oles e logo de seguida Casais dos Vales onde andamos á procura de um  sitio para beber um cafézinho, mas nada, ainda estava tudo fechado.




Continuamos e chegamos ao Alqueidão da Serra ai sim já encontramos onde beber um cafézinho e comermos alguma coisa.
Com a barriga mais composta lá seguimos caminho.


Um pouco mais á frente aconteceu o primeiro acidente do dia o José Luis ia com um andamento desgraçado e foi contra um automóvel e o embate foi tão grande que o carro despistou-se ficando de lado, mas estejam descansados que ninguem se aleijou EHEHEEHHH.






Um pouco mais á frente passamos pela aldeia da Farnália e perto do Reguengo do Fetal, e quanto mais andávamos mais maravilhados ficavam-mos com a beleza dos trilhos.





Se não me engano foi mais ou menos nesta zona que encontramos malta da Batalha que tb andava por ali a divertir-se onde vinha o meu amigo Paulo Crespo mais um grupo de colegas.
Com mais uns singles e mais uns caminhos lá fomos andando, e passamos pelo Covão da Carvalha e mais um pouco chegamos a São Mamede onde paramos na churrasqueira Pronto Apurado para comer alguma coisa, onde fomos bem servidos e bem recebidos.


Com uma sopinha, uma boa grelhada mista acompanhada com umas batatinhas fritas uma boa sobremesa e um cafézinho ficamos com forças para subir o quer que fosse.



Lá continuamos com a nossa labuta passando por Demó velha, Cabeço da Barreira, Barrenta e Alvados onde apanhamos uma subida daquelas que temos de dar tudo o que temos.


E foi aqui nesta subida que se deu o segundo acidente do dia que por sorte tb não teve feridos, e o acidentado foi novamente o José Luis, que ele para esta volta de hoje tinha trazido uma roda 29 e aquela máquina ia endiabrada e na subida tal era a velocidade despistou-se e a bike ficou pendurada numa árvore,  EHEHEHHEHE.
Até chegar ás Grutas dos Alvados passamos por singles espetaculares daqueles que não podemos tirar os olhos do chão com pedra até dizer chega, muito técnicos e ouve alguns bocados que não dava mesmo para ir em cima da bicicleta.



A seguir ás grutas dos Alvados para mim era a parte mais bonita do dia, por entre muros de pedra com os caminhos cheios de pedra e singles para todos os gostos, uma grande maravilha.
Seguido passamos perto de Cabeça das Pias e Chão das Pias e mais á frente foi a parte com mais adrenalina do dia onde passamos na encosta da serra dos Alvados, só vos digo uma coisa aquilo foi de doidos, por onde passamos acho que até as cabras têm medo de lá passar.


Lá fomos andando umas vezes a pé outras de bike mas com muita atenção que ali quem se desequilibra-se e cai-se só parava no fundo do vale.


Continuamos pela encosta fora até chegarmos ao alto da serra e seguimos mais uns caminhos de pedra até chegar á Fornea, um sitio magnifico com uma vista de cortar a respiração, mesmo espetacular.




Depois de regalar os olhos com a vista sobre a Fornea era hora de descer até ao ponto de partida.


Passamos ao lada da aldeia da Fornea contornamos a serra e apanhamos uma descida cheia de pedra solta com uma boa inclinação que muitas vezes nem dava para olhar para o lado, aquilo é que foi tremer.



Mais umas curvas e chegamos aos carros e ao fim desta aventura na pedra.


Depois das bikes arrumadas fomos beber uma bebida fresca.

Mais á frente antes de entrar na A23 paramos na Videla no bar das Cabaças para comer uma sandocha e dar dois dedos de conversa sobre o dia, e a opinião era unanime todos tinhas gostado da maravilhosa voltinha no reino da pedra.


Para esta voltinha estiveram presentes o meu irmão António Cabaço e mentor desta volta o Nuno Eusébio, José Luis, Vasco Sequeira, Mário Manso e a minha pessoa.



E foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




Aqui ficam dois videos da voltinha que fanei ao meu irmão EHEHEHEHE.

3 comentários:

  1. "Grande Pedrada"!
    Com base no teu relato, simples mas sempre bem elucidativo, e com os trilhos e as paisagens captadas pelas fotografias, até dá para o "viver virtualmente", até ao dia que surja a oportunidade de o "viver alive"! Mas mesmo assim dá para imaginar a beleza do passeio, o gozo que deve proporcionar e o quanto "arrumadinhos" devem chegar todos os órgãos no final! Também consegui identificar vários tipos de "pedras", mas tenho de destacar a que até posa para a fotografia, eheheheheh!
    Parabéns!
    Um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. Estou a ver que se divertiram ao máximo!
    Esta serra é simplesmente divinal. E de tudo que viste, ainda te falta muito para conhecer! Não percas muito tempo at´cá regressares, pois ai já vou ser eu o vosso guia! :O)
    Foi muito Bom vos encontrar no meio do nada!
    Deste teu amigo
    Paulo Crespo

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelas fotos e video.. E um grande Bem Haja por partilhar as suas aventuras.. :D
    Domingos

    ResponderEliminar