domingo, 5 de novembro de 2017

OUTONO EM GONDRAMAZ

Hoje fui até á bonita Aldeia de Gondramaz, uma das Aldeias de Xisto, para mim uma das mais bonitas, as ruas e as casinhas são um espetáculo...

Sai de casa com a fininha dentro da carrinha e fui até Avelar, um pouco antes de Avelar o tempo estava bem nublado e com má cara, mas pelo que os entendidos disseram não chovia , e acertaram...


Estacionei a viatura ao pé do Campo da Bola, preparei as coisinhas e lá fui ver a bela aldeia, quando comecei ainda deu para arrepiar um pouco, estava mesmo fresquinho...


Sai de Avelar segui pela Tojeira, Venda das Figueiras e Venda dos Moinhos, fiz uma breve paragem na Pastelaria Cisne para beber um cafézinho, era para ver se a coisa aquecia um pouco...


Mais quentinho segui com a voltinha, passei Ferrarias, Dueça, São Simão e Casais do Cabra, aqui segui á direita e fui até á Silveirinha e Espinhal..

Passei o Espinhal e ainda pouca gente se via na rua, domingo é dia de dormir mais um bocadinho, mas só para alguns..


A partir daqui a coisa ia subir um pouco, lá fui indo subida fora, passei Cova da Lapa, Cancelas e Fetais Cimeiros, esta subida acabou mas ainda havia mais..



Aqui já não havia frio, a subida deu bem para aquecer, num sobe e desci passei por Souravas, Supegal, Casalinho, Torno e Corujeira, desci um pouco e fui até á Igreja da Sra da Piedade, antes de Tábuas..


Fui ver a bonita Igreja, tirei umas fotos e segui viagem, desci um pouco para Tábuas, Chapinha e Tróia, mas aqui não existe praia o que existe é uma bela subida até Gondramaz...


Lá fui indo subida fora sempre descontraído, mas coisa ia doer um pouco, durante a subida as paisagens eram uma maravilha, nas calmas lá fui até Gondramaz..

Entrei na Aldeia e segui por umas ruelas cheias de Castanheiros, aquelas cores de outono são um espetáculo, já lá tinha ido de bike de Btt, de estrada foi a primeira vez...


Fui tirando umas fotos e fui até á Cave da Dona Maria para beber o belo licor de Castanha, já sabia onde ir, lá fui direitinho para adoçar a boca, e olhem que é mesmo bom..

Ali estive um pouco na conversa enquanto degustava o licorzinho, depois do licor ainda provei a Jeropiga, era para ir equilibrado...eheheheheh

Já mais docinho lá segui com a voltinha, despedi-me e segui agora pela boa descida até Troia e Chapinha, aqui segui em frente e depois de Cadaixo e Meãs entrei em Miranda do Corvo..


Parei na Pastelaria Catarina para comer alguma coisa, uma bela sandes e um sumo caíram mesmo bem, barriga mais composta segui com as pedaladas..
Passei por Lubases, Moinhos, Trémoa, Trémoa de Baixo, Portela da Horta e Portela do Casal Novo, aqui encontrei um bocadinho de subida bem durinha...

Depois de passar Almalagês subi mais um pouco e passei por umas vinhas com as cores de Outono, uma bela mistura de cores, dão uma bela paisagem....


A voltinha estava a ser bem fixe, o tempo estava mesmo á maneira, lá fui pedalando até Lamas, Vale de Lamas, Pousaflores, Fraldeu, Retorta, Cheira, Quinta da Boiça e Ponte do Espinhal...


Mais á frente passei Rosas e Pastor, nos Casais da Cabra segui pelo mesmo trajeto agora em sentido inverso até Avelar..

Sempre a dar ao pedal lá cheguei a Avelar, fiz mais uma paragem no Café ao lado do Campo da Bola e bebi um bujeca fresquinha, acho que já a merecia..
Mais um domingo e mais uma bela voltinha, umas belas pedaladas até á bonita aldeia de xisto de Gondramaz, é disto que eu gosto, pedalar e ver umas belas paisagens..


E assim foi mais uma bela voltinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..




1 comentário: