domingo, 26 de novembro de 2017

COENTRAL-SERRA DA LOUSÃ

Hoje foi dia de ir dar umas pedaladas lá para os lados do Coentral, existem por lá uns castanheiros que por esta altura têm umas cores bem bonitas, todos os anos vou lá ver aquela maravilha...


Carreguei a bike na carrinha e lá fui até á Derreada Cimeira, mas antes de seguir viagem fui beber um cafézinho e comer o belo pastelinho de nata á Pastelaria Estrela Doce, não podia faltar...



Com a boca mais doce segui viagem até á Derreada Cimeira, estacionei a viatura, preparei as coisinhas e lá me fiz aos trilhos, a manhã estava bem fresquinha, um ventinho já de inverno...



Para começar foi logo a subir , até soube bem para aquecer um pouco, sempre descontraído fui ter ao alto onde se avista a bela aldeia do Camelo do lado direito e Castanheira de Pera do lado esquerdo..

Aqui já ia bem quente, mas a subida ainda não acabava por aqui, ainda tinha uns km de subida até perto do Santo António das Neves, não era muito inclinada mas era bem longa..
Com uma bela paisagem fui indo até ao Parque eólico, estava um ventinho refrescante, era bom para as ventoinhas rodarem com força...
Parei para ver as bonitas paisagens e tirar umas fotos, um espetáculo as vistas ali do alto, a subida custou mas as paisagens são uma bela recompensa..


Depois de umas fotos segui com a voltinha, segui um pouco pela esquerda e passei perto do nascente da Ribeira de Quelhas, parei para ver a água a correr por cima das pedras...


Sempre a contornar a serra á meia encosta lá fui todo contente a ver as belas paisagens e a desfrutar das pedaladas...


Um pouco mais á frente encontrei o Nascente da Ribeira de Pera, a Serra da Lousã tem muita água, mesmo a boa altitude encontram-se alguns regatos sempre a correr, a chuva que caiu já avivou os nascentes...


Continuei e um pouco mais á frente vi passar dois veados, um espetáculo ver os bichinhos aos salto mata fora, por acaso ia atento a ver se via algum, tive sorte...



Mais umas pedaladas e passei ao lado do Coentral das Barreiras e Coentral do Fojo, aqui mais dois veados, lá fui nas calmas e consegui tirar uma foto lá ao longe, os gajos são timidos...

Passei ao lado da Ribeira das Cavadas e fui entrar num vale de castanheiros que é uma maravilha, já lá passei algumas vezes mas parece que é sempre a primeira vez...


Fui indo e parando para tirar umas fotos, desci uma calçada e do lado direito mais dois veados, estes fugiram logo só deu para ver a cor do pelo..eheheheheh



Mais umas pedaladas e entrei no Coentral Grande, ali me entre-ti a passear por umas ruelas bem estreitinhas, um espetáculo, foi mesmo fixe..


Ainda fui ver se café estava aberto, perguntei a uma senhora que ia a passar e disse-me que só abria depois da missa, não podia esperar tinha que seguir viagem....


Passei mais umas quelhas e segui por mais uma belas calçadas cheias de folhas acompanhadas de umas pedras bem escorregadias, sempre com muita atenção, todo o cuidado é pouco quando se anda sozinho..

Fui depois passar uma ponte romana que passa por cima da Ribeira de Pera, com mais umas pedaladas entrei em alcatrão e fui até ás Sarnadas e Pisões...

Entrei novamente na terra e fui até Botelhas e logo de seguida Bolo, bolo só de nome porque nem velo nem cheira-lo, continuei e fui até ao Restaurante da Corga, na Praia Fluvial do Poço da Corga...

A barriga já estava a pedir comida, entrei e vi uma travessa de fatias paridas, até os olhos se regalaram, foi logo uma fatiazinha e um cafézinho...um espetáculo, até te lembes...

Barriguinha mais composta segui viagem, passei Sapateira e Torgal, subi um pouco e fui ter á estrada que liga Castanheira e Pedrogão,

Até aqui mais uma boa subida, atravessei o alcatrão e desci para Gestosa Cimeira e Gestosa Fundeira, á saída da aldeia cortei á esquerda e upa upa, mais uma valente subida até Fontes...

Mais um pouco e cheguei a Vergeira, uma bela aldeia perdida no alto, por ali encontram-se muitas aldeias perdidas na floresta, muitas delas quase desertas...


Já no alto e safo das subidas foi cortar á direita e descer até á Derreada Cimeira onde tinha a viatura estacionada...
Cheguei arrumei a bike e os sapatinhos, regressei a casa satisfeito com mais uma bela voltinha com a minha grossa, passei uns trilhos espetaculares e ainda tive o privilégio de ver uns belos veados...


E assim foi mais uma voltinha numa manhã de domingo bem fresquinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...




Sem comentários:

Enviar um comentário