segunda-feira, 20 de junho de 2016

VOLTINHA LONGA COM PASSAGEM PELA ECOPISTA DO DÃO

Ontem foi dia de mais umas pedaladas com a fininha, já há algum tempo que estava para ir ver a Ecopista do Dão e ontem foi dia de pedalar por lá.

Tinha planeado uma volta ainda longa para juntar uns belos cantinhos com umas bonitas paisagens, por isso ia começar a volta na vila de Góis.


Cedinho sai de casa e na minha carrinha lá fui até Góis, estacionei a viatura preparei as coisinhas e lá segui viagem..



Para começar passei o Caracol, Vila Nova do Ceira, Barreiro, Olho Marinho, Lombares e Vila Nova de Poiares.


Passei a cidade ainda adormecida, pouca gente se via na rua estava tudo a dormir, aproveitaram a manhã de domingo para descansar, só os malucos é que se levantam cedo aos domingos.


Um pouco mais á frente passei a Arrifana e Ventosa, aqui parei para beber um cafézinho, já estava a fazer falta.
Depois do cafézinho segui com a voltinha, apanhei uma bela descida até Louredo e Penacova mesmo nas margens do Rio Mondego, aqui tem-se umas paisagens espetaculares.


Com o Rio Mondego a fazer-me companhia segui e passei por Ronqueira, Carvoeira, Vila Nova e Raiva, subi um pouco até ao Lavradio e desci novamente até ao Rio.


Passei Oliveira do Mondego e um pouco mais á frente encontrei a Barragem da Aguieira, parei em cima do paredão para ver a bela panorâmica da albufeira, um belo espelho de água....


Depois de umas fotos lá segui até ao IP 3, e para fazer mais rápido entrei na via rápida até Vale do Couço onde entrei novamente na Nacional 2.


Com a estrada mais calma segui por Venda do Sebo, Vimieiro e cheguei a Santa Comba Dão, fui até á Estação para entrar na Ecopista, para encontrar o inicio da Ecopista é uma grande confusão...

Depois de uns metros em terra batida lá entrei na Ecopista do Dão, gostei da ciclovia, piso bom e bem tratada, só em alguns sítios é que está um pouco desleixado, o mato chega ao meio da pista.
Com um trajeto muito rolante e com uma ligeira inclinação positiva lá fui pedalando, fui passando muitas estações antigas algumas recuperadas outras abandonadas.


Parei na antiga estação de Parada de Gonta onde comi uma bela sandoxa acompanhada de uma bebida fresca, o calor já estava a apertar, o que vale é que a Ecopista é maior parte á sombra.


Barriguinha mais acomodada segui até á bela cidade de Viseu, cheguei á bonita rotunda com um belo repuxo de água, tirei umas fotos e segui.


Passei a cidade de Viseu por umas belas rotundas passei ao lado do Palácio do Gelo e segui em direção de Cabanões de Baixo, Pindelo, Silgueiros, Lajeosa e apanhei uma bela descida até Caldas de São Gemil.


Um belo local para tomar uns banhos, uma bonita Praia Fluvial, passei a ponte que passa por cima do Rio Dão e toca a subir até Sangemil e Beijós.


Com o calor que estava só apetecia estar á sombra mas a viagem ainda era para durar, lá fui depois até Cabanas de Viriato onde parei na Pastelaria Flor do Dão para comer mais alguma coisa.

Ali me sentei um pouco a ingerir calorias e a descansar um pouco, mas as horas a passar tinha que seguir viagem.

Lá me sentei novamente em cima da minha fininha e fui até ao Carregal do Sal, continuei por Currelos e uma bela descida até ao Rio Mondego.



Descida boa o pior era a subida que tinha pela frente até Póvoa de Midões, esta de para suar a camisola.


Estava num alto toca a descer um pouco até ao Rio Cavalos, passei Vale das Taipas e Babau, depois da ponte subi até Torre e São Fagundo e depois Tábua.


Parei numa Pizzeria para beber uma bjeca fresquinha, soube mesmo bem, estava mesmo calor.


Mais fresco lá segui viagem, subi  até Cucos, Remouco, Espariz e Gândara de Espariz, segui um pouco na Nacional 17 para mais á frente cortar á direita e descer para a bonita vila de Côja.

Passei a ponte que passa por cima do Rio Alva e parei para ver o rio, uma maravilha, ali tirei uma foto e continuei.


Aqui tinha mais uma subida, passei Secarias e mais um pouco cheguei a Arganil, não cheguei a parar tinha água e segui para a ultima subida do dia.


Lá fui indo nas calmas até ao Casal de São José, mais um pouco e cheguei ao alto, já safo das subidas lá segui a curtir o resto da voltinha.

Fui passando Bordeiros, Regateira e cheguei a Góis de onde tinha saído umas horas antes para mais uma bela voltinha.

Para terminar fui até a uma esplanada junto ao rio onde me sentei e bebi um par de bjecas fresquinhas, estavam lá uns colegas de pedaladas com quem estive um pouco na conversa.


Um pouco mais recuperado despedi-me deles e fui até á carrinha, arrumei a fininha o resto das coisinhas e regressei a casa satisfeito com mais uma exelente voltinha.
Foi assim mais uma voltinha com uns belos 201 km sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



1 comentário: