domingo, 14 de junho de 2015

GR 113 RUTA DEL CAMINO NATURAL DEL TAJO-ALBARRACIN-PERALEJOS DE LAS TRUCHAS

Primeiro dia da aventura, depois de uma noite meio dormida meio acordada no Hotel Arábia, os nervos de começar a aventura eram alguns, vinham ai uns dias de pedaladas um pouco difíceis estava preparado para o que por ai vinha.

Acordamos, preparamos as malinhas e penduramo-las na bike, óleo na corrente e lá fomos nós, começamos a subir pelas ruelas de Albarracin, paramos na Plaza Mayor para atestar os bidons na fonte, continuamos a subir até ver a cidade lá do alto, rodeada pela magnifica muralha.


Lá no alto era dizer adeus á bela cidade de Albarracin até á próxima, continuamos por um caminho cheio de pedra e de difícil pedalada, a bike não parava quieta sempre aos ziguezagues, ao fim de uns kms já ia melhor já se lhe apanhava o jeito.



Depois de um pouco de subida era hora de descer e descemos até ao Rio Guadalaviar, seguimos um pouco ao lado do rio, mais á frente fizemos um pequeno desvio para Torres de Albarracin onde fomos tomar o pequeno almoço, umas tostadas com tomate e jamon que estava uma delicia, para terminar um cafézinho solo.


Com a barriguinha mais composta seguimos pelo Barranco de las Fuentes, uma subida das boas com algumas curvinhas, quanto mais subíamos melhor era a paisagem, aqui a bike já ia mais direitinha, já lhe tinha apanhado o jeito.


Já no alto continuamos pelo Camino de las Lomas Descendo pela Paja, um bonito vale com belas paisagens chamado de Puntal de Muerte, mais umas pedaladas e fomos até ao Mirador del Cararizuelo.

Mais um sitio com vistas espetaculares e mais uma carrada de fotos tiradas, por este andar vou gastar uma carrada de rolos eheheheheheh.

Seguimos as nossas pedaladas e descemos para Valle del Ayo perto de Villar del Cobo, com  umas belas paisagens que mais pareciam uns jardins bem arranjados fomos encher os bidons na Fuente de Borbollón, água fresquinha mesmo boa.


Atestados de água toca a pedalar, seguimos pelo Arroyo de Fuente García e fomos ter ao nascente do Rio Tajo.

Que local magnifico, as belas escultoras em ferro simbolizando a Rei Tajo, fizemos ali uma longa paragem a ver ali tudo ao nosso redor, foi hora de encher uma garrafinha de água do nascente do Rio Tajo para trazer com recordação, o nascente é fraquinho e para encher a garrafa teve que ser aos poucos com a tampa da garrafa.


Garrafinha na mala e tudo bem visto era hora de seguir viagem, seguimos por um brutal single sempre ao lado do rio, um single estilo selvagem, muitas vezes o trilho desaparece e seguimos por onde queremos por entre arvoredo, passagem de regatos, um espetáculo.


Depois de perto de 12 kms de single chegamos á Puente Val de Miguente tb conhecida por Puente de las 3 Provincias, com um sorriso daqueles que nem cabem na cara, maravilha de trilho.

Mais umas fotos tiradas e continuamos um pouco por estradão por entre umas enormes rochas e o Rio Tajo mesmo ali ao nosso lado a fazer-nos companhia.



Fomos indo e pedalando por caminho de muita pedra, mais parecia a Serra de Sicó, mais á frente mais uma subida e das boas até ao Alto de la Molinera onde existe um posto de vigia, lá estava o guarda a ver aquela grande cordilheira de serras ali á volta.

No alto paramos para comer uma barrita porque almoço nem velo, por ali as aldeias são muitos escassas e só com o pequeno almoço na barriga tínhamos que ter cuidado com a alimentação.

Comemos a barrita e seguimos, era a descer mas o terreno era muito irregular, era tremer até mais não, fomos até ao Harroyo de los Huecos onde tivemos que empurrar a bike até á bela Ermita de San Lourenzo.


Descansamos um pouco nas cadeiras de madeira que ali se encontram e deliciamo-nos com as belas paisagens ali dos vales, pareciam uns jardins.

Com o tempo a passar era hora de seguir, continuamos por umas boas descidas por um bosque e mais á frente encontramos uma descida daquelas loucas, cheias de pedras, descida com uma inclinação maluca, mesmo a descer a pé foi uma canseira.

Já safos da descida chegamos a Hoz Seca, paramos em cima da ponte em madeira e fui encher os bidons na ribeira, a água até que nem era má.

Lá continuamos e fomos até á Ermita de Ribagorda, pelo caminho tínhamos uma bela paisagem dos Altos de la Campana, uma serra com umas paredes de meter medo, pareciam dos filmes.

Passamos a Ermita de Ribagorda e seguimos Por Las Quebrantadas e mais um trilho com muita pedra a descer até ao Rio Tajo, um single muito técnico, a descer todo o cuidado é pouco, muito cuidado para não esfolar os cromados.

Descemos até perto do Rio com uma vista maravilhosa das águas verdinhas do rio, é um espetáculo, para terminar subimos um pouco e demos com as casas de Peralejos de Las Truchas, a terrinha onde íamos pernoitar.


Não tínhamos nada programado mas logo á entrada da vila encontramos o  Hotal del Tajo, arranjamos dormida e jantar mesmo ali, maravilha.


Arrumamos as bikes fomos tomar um banhinho e fomos comer o tão merecido jantar depois de um dia de pedaladas bem durinho, comemos bem e bebemos bem, regressamos ao quarto para o merecido descanso, amanhã vem ai outro dia duro.....
E assim foi o primeiro dia de pedaladas de uma espetacular aventura sempre a PEDALAR PARA DESCONTRAIR...




1 comentário: