domingo, 28 de junho de 2015

ALDEIAS SERRANAS-COMAREIRA-AIGRA NOVA-AIGRA VELHA-PENA

Hoje fui dar uma voltinha de fininha lá para os lados da Serra da Lousã, por umas aldeias perdidas na serra, classificadas de aldeias de Xisto.


Sai de casa e fui na minha furgoneta até Pedrogão Grande, encostei-a a uma sombrinha e preparei as coisinhas para a voltinha, com o material todo pronto lá segui para mais umas pedaladas de fininha e em solitário.


Sai de Pedrogão Grande pelo Vale da Manta, entrei na nacional 2 e passei Senhora dos Aflitos, Tojeira, Pesos Cimeiros e Venda da Gaita, aqui segui á esquerda para a Derreada Cimeira.

Passada a Derreada Cimeira era descer até Castanheira de Pera, sempre pela sombra lá fui indo por ali abaixo até á Praia das Rocas, ainda era cedo não havia ninguém nos banhos, depois de uma foto segui até ao Bar a Esplanada.


Bebi um cafézinho e comi o belo pastelinho de nata, umas calorias que iam fazer falta para a voltinha.


Café tomado continuei as pedaladas, passei Castanheira de Pera e segui para o Ameal, sempre numa boa subida lá fui pedalando descontraidamente, passei o parque de merendas e mais umas curvinhas lá cheguei ao alto.
Desta já estava safo, agora era descer até á Lousã, passei a Catraia da Ti Joaquina e sempre com balanço cheguei ao Candal, a lojinha ainda estava fechada tive que beber águinha da fonte.


Atestei os bidons na fonte ali ao lado e continuei serra abaixo, parei no Miradouro da Nossa Senhora da Piedade, ali tem uma bela panorâmica do Castelo, tirei uma foto e continuei, depressa cheguei á Lousã, foi uma boa descida.

Passei a vila da Lousã e nem parei, segui para Vilarinho, Reguengo, Golpilhares, Codeçais, e um pouco antes de Albergaria cortei á direita para umas belas aldeias serranas.


Aqui tinha uma bela subida pela frente, começou logo a empinar, antes de chegar á Comareira a coisa aliviou um pouco, passei a Comareira e segui para Aigra Nova, entrei na aldeia e fui por umas ruelas empedradas até á Loja Aldeias de Xisto.


Encostei a bike á sombra e fui beber alguma coisa fresca, o calor já apertava, bebi uma cola fresquinha enquanto dava dois dedos de conversa com as senhoras da lojinha.


Já mais refrescado tinha que seguir viagem, mais um pouco de subida em empedrado e entrei numa estradinha estreitinha até Aigra Velha, mais uma boa subida, o que valia eram as paisagens, a Serra da Lousã é um espetáculo.
Já safo de mais uma subida agora tinha uma bela descida pela frente, mas desta vez foi em terra batida, á moda do Faísca ehehehehe.


Foram á volta de 2 km até á Aldeia da Pena, o piso ao inicio até que nem era muito mau mas ao chegar á Pena a coisa ficou mais feia, bem inclinada e cheia de pedra solta, mas com cuidado lá me safei.


Aldeia da Pena lá bem no fundo rodeada pelo famoso Penedo de Gois, passei a ponte e nem deu para ir ao meio da aldeia, fica para outra vez com mais tempo.

Passada a Aldeia da Pena encontrei uma malta que ia fazer escalada na água, com o calor que estava sabia mesmo bem, passei depois ao lado de uma antiga pedreira e fui ter á Ribeira Cimeira.


Ribeira Cimeira mas só de nome porque fica lá bem no fundo, agora era mais uma bela subida pela frente até Cerdeira e Cantoneiros.


Nos Cantoneiros parei numa fonte e toca atestar água, estava um pouco morna mas era o que havia, aqui já a estrada era melhor, era a nacional 2, numa ligeira subida depressa cheguei ás Cabeçadas, é uma aldeia !! EHEHEHEEH
Parei no café e bebi uma bjeca fresquinha, que maravilha, com o calor que estava soube mesmo bem, lá segui mais fresquinho, fui até ao alto da Portela do Vento.

Depois de umas boas subidas vêm umas boas descidas, aqui eram á volta de 10 km sempre a descer, estradinha boa lá fui a boa velocidade, passei Chã de Alvares, Caniçal e Alvares.

Parei no miradouro para ver a bela vila de Alvares, registei a passagem e continuei, agora era um sobe e desce, passei Amioso Fundeiro, Portela do Torgal e Mega Fundeira.


Mais uma vez mais baixo e mais uma subida boa pela frente, esta até que nem é muito inclinada mas depois de tantas esta doí um pouco, mas lá fui indo até ao Alto da Louriçeira.


Aqui as subidas estavam feitas por hoje, fui até á Picha e parei no Bar da Picha para beber alguma coisa fresca, a água parecia chá, mais valia beber uma bjeca fresquinha eheheheh.


Com o fim á vista passei venda da Gaita e até Pedrogão Grande fiz o mesmo trajecto que tinha feito umas horas antes, mas em outro sentido, cheguei á minha viatura arrumei a bike e o material.
Regressei a casa satisfeito com mais uma bela voltinha de fininha por umas belas aldeias perdidas na Serra da Lousã.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR....


1 comentário:

  1. Ganda Luis !!!!
    Se te tivesse saido a Lotaria ha dois meses, quase apostava que tinhas dado as mesmas voltas nas tuas meninas.
    Tem sido um prazer seguir aqui a tua "telenovela".
    Força ai....

    ResponderEliminar