sexta-feira, 15 de agosto de 2014

PRAIA FLUVIAL DO MOSTEIRO-SARZEDAS DO VASCO

Hoje dia de feriado e dia de pedalada, tem que se aproveitar os feriados que ainda restam por isso lá fui dar uma voltinha por umas aldeias bem catitas.


Sai de casa e lá fui eu beber o cafézinho e comer o belo pastelinho de nata á Pastelaria Estrela Doce, prontinho lá segui para mais umas pedaladas.

Ontem tinha pensado fazer uma volta para os lados de Oleiros mas como me deitei um pouco tarde tb me levantei um pouco mais tarde, por isso tive que adiar a voltinha de Oleiros mas estudei logo outra volta.

Sai da Sertã e subi até São João do Couto, continuei pela Zona Industrial, Alto da Carreira, Aveleira, Tapada, Val Cortiço, Póvoa da Ribeira Cerdeira, Casal da Escusa, Ramalhos, Amieira, Val da Froca e Pedrogão Pequeno.


Á saída de Pedrogão Pequeno parei para ver a grande ponte do I C 8 e por baixo fica a Ponte Filipina, um bonito contraste, depois do clic da digital segui até á Barragem do Cabril, mais uma subida e cheguei a Pedrogão Grande, entrei na Vila de passei nas bonitas ruelas.
Segui depois para as Fontainhas por uma estradinha bem bonita e agradável para pedalar, continuei e fui ter aos Troviscais, ali é fim de semana de festa já se ouvia a musica no alto ao pé da igreja,

Com musica de fundo continuei e mais umas pedaladas cheguei á bonita Praia Fluvial do Mosteiro, um sitio bem agradável para passar um dia com a família, entrei e passei a ponte pedonal que vai ter ao pé do restaurante, aquela hora ainda se encontrava fechado.


Umas fotos por ali e segui, mais á frente tinha uma bela subida para trepar até Campelos, a seguir a Campelos cortei á direita e fui até á Salaborda Nova, Sarzedas do Vasco, Sarzedas de São Pedro e Balsa.


Na Balsa segui uns metros pela estrada que liga Castanheira de Pera a Figueiró dos Vinhos, um pouco á frente cortei á esquerda e fui até á Alagôa,Casal do Alem e Vila Facaia, subi depois para as Varzeas.

Continuei pela estrada antiga e já perto do I C 8 segui para Figueiró dos Vinhos, fui direitinho á Pastelaria dos Renatos para comer alguma coisa, pois a barriga já estava a dar sinal de vazia.
Sentei-me numa mesinha a degustei uma bela tarte de ananas acompanhada de uma sumo de laranja e para terminar um cafézinho, assim já dava para fazer mais uns belos kms.

Já mais composto segui e passei ao lado do Mercado, desci para a Portela e Várzea Redonda, continuei pelos Covais, Pereira, Graça, Casal dos Ferreiros, Casal da Francisca, Atalaia Fundeira e a boa velocidade Barragem da Bouçã.

Paragem obrigatória em cima da ponte para tirar uma foto, e lá segui desta vez a subir até aos Carvalhos, Moinho de Vento, Milheirós e Cernache do Bonjardim.


Aqui encontrei uma malta conhecida que estava a atestar as motos para ir dar um passeio, entretanto fomos beber uma água e dar dois dedos de conversa.


Com as horas a passar tinha que regressar a casa e segui para o resto da voltinha, passei Vale da Lata, Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha, dei a volta pela Carvalha e depois da ultima subida cheguei á Mougueira com mais uma bela voltinha.
Mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


3 comentários:

  1. Com a descontracção do costume, uma boa reportagem e mais umas "terrinhas novas no mapa"!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. "Caí" aqui por acaso! Mas não é que de imediato relembrei nos anos 40, uma noite passada no lagar do Mosteiro, acompanhando o moer da azeitona. Tinha 9 ou 10 anos! Que tempos maravilhosos!
    Manuel Tomaz

    ResponderEliminar
  3. Pode införmar-me onde fica essa capela da fotografia? Agradecida. Ana

    ResponderEliminar