segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VEGANCINHA-PRACANA-ROBALO

Mais uma ido ao Robalo para almoço com os meus pais e mais uma vez fui de bicicleta por esses montes e vales, e desta vez maior parte dos trilhos eram a estrear.





Saí da Mougueira por volta das 7h e subi até perto da Portela dos Bezerrins onde entrei na terra e subi passando pela Quinta da Carraça até ao Salomão, desci depois para o lagar da Valada e cheguei á ponte da Valada subi até ao Vale Godinho e passei a Serra da Longra.





Passei a Longra e fui ter ás Sarnadas, passei ao lado do Sambal e desci até á Ponte dos Três Concelhos, ponte que liga os concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei.

Depois de tirar uma foto á ponte era hora de me fazer á subida até ao alto da Portela dos Colos, uma subida  boa para aquecer que o dia estava fresquinho, cheguei ao alto e daqui para a frente o trilho era novo para mim.




Lá fui pedalando e passei ao lado dos Casais de São Bento, metida num vale encontrei a Praia Fluvial da Vergancinha um sitio espetacular para passar um dia de verão.





Depois de ter dado a volta á praia segui e fui apanhar um estradão, num valente sobe e desce fui passando um monte que tem o nome de Valdanta até que cheguei a Mesão Frio, atravessei a estrada que antigamente ligava Proença e Abrantes.





Depois segui e apanhei um caminho pouco batido com algum mato e passei ao lado do Serimogão a aldeia onde nasceu o Almirante Lemos Ferreira, lá fui pedalando por um caminho sempre ao lado de uma ribeira e fui ter á Bairrada.




Lá fui indo e fui passar a Ribeira da Pracana, passei para o outro lado sem dificuldade é que as ribeiras ainda vão secas, o que choveu ainda não deu para elas levarem muita água.




Mais um pouco e cheguei á Pracana Fundeira e logo de seguida Pracana Cimeira onde tinha uma boa subida até ao Casal da Eira, parei para ver as vistas e comer alguma coisa.




Continuei e fui até perto do Pereiro e fui apanhar um caminho que passa a Serra da Galega uma serra onde já tinha passado quando o ano passado fiz  Castelo Branco para Fátima com o meu irmão e mais uns amigos.

Lá fui pedalando pela serra e passei perto da Feiteira e Galega, subi mais um pouco e fui sempre pelo cume da serra.




Mais um pouco e fui ter á Capela onde já estava perto do meu destino mas como ainda tinha subido pouco ainda tive que ir ao alto da serra de Santo António.




Passar ali e não ir ao alto da Serra de Santo António era morrer na praia, lá me fiz a mais uma subida até ao poste de vigia, parei lá no alto e ali estive um bocadinho a ver as magnificas vistas, até se conseguia ver Castelo Branco, são umas vistas brutais, só quem já lá esteve é que sabe.





Depois de me ter regalado com as vistas segui e agora por uma boa descida até perto da aldeia da Gargantada e lá fui indo e passei Monte Fundeiro e cheguei ao meu destino que era o Robalo onde tinha o almoçinho á minha espera.





E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





2 comentários:

  1. sim sr, estou a ver que ainda tenho muitos "buracos" para descobrir na nossa zona, quando arranjar um tempito a ver se faço essa volta ;)
    boas pedaladas

    ResponderEliminar
  2. Grande Luís, o "Fraquinho", sempre a surpreender!
    Bonito passeio para abrir o apetite para o almoço, o qual, pela excelente reportagem que acabo de ler, foi bem merecido!
    Como já é sua imagem de marca, nunca deixa de reservar o tempo necessário para divulgar os belos recantos da sua "terrinha". Embora já conheça muito por ali, desta vez realço a Praia Fluvial da Vergancinha, que para além da sua beleza, é novidade para mim.
    Parabéns Luís e um Grande Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar