segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

AMÊNDOA E MINA DO TI GUILHERME

Tinha combinado com o Mário Manso e com o Luís Bandeiras para ir dar uma voltinha para os lados da Amêndoa.
Sai de casa mais o Mário por volta das 7h30 e fomos ter á Amêndoa, onde tínhamos combinado com o Luís Bandeiras.
Chegamos á Amêndoa já o Luís estava á nossa espera, preparamos as coisinhas todas e afinamos as bikes, tomamos o cafézinho no café central e fizemo-nos ao caminho.
Saímos da Amêndoa em direcção do Castro de São Miguel onde existe umas ruínas dos mouros no alto de uma serra.
O concelho de Vila de Rei e o concelho de Mação andam ás turras uns com os outros por causa de decidirem a que pertence aquele sitio, coisas de políticos.
Chegamos lá ao cimo e por ali estivemos a ver as ruínas e as vistas que aquele alto nos dava, mas com o frio que ali estava tivemos que nos despachar se não ainda ficávamos congelados.
Saímos do Castro de São Miguel e passamos pela Ladeira continuamos até á Pracana da Ribeira, Sarnadas e um pouco mais á frente Arganil.
Depois de passar Arganil começamos uma boa subida até o Freixoeirinho e para não perder o hábito continuamos com a subida até ao alto da serra do Santo onde dizem ter aparecido o Santo António.
Mas antes de começar a subida o Mário teve que pedir ao santo que o ajuda-se na subida é que ele anda um pouco fraco, EHEHHEHEHHE.
Chegados ao alto paramos um pouco para descansar e ver as vistas fabulosas que tínhamos ali do alto.
Com as pulsações já normalizadas e as vistas regaladas era hora de nos fazermos á descida.
E foi descer a bom descer até ao lagar da Capela onde paramos para comer umas barritas e umas bolachinhas.
Com a barriga mais composta seguimos por um caminho até perto da Maxieira e logo de seguida até uma aldeia já toda ela em ruínas que tinha o nome de Lage e onde se encontra tb uma charca.
Da charca da Lage apanhamos mais uma subida até á tão falada Mina do Ti Guilherme onde tem um parque de merendas e umas boas sombras para comer um bom petisco.
Com os bidons cheios com agua da mina continuamos agora até Aldeia de Eiras onde paramos para comer um bolinho e beber alguma coisa.
Depois de termos comido alguma coisa seguimos o nosso caminho.
E passamos ainda por Chão de Lopes Pequeno e mais á frente Fonte da Amêndoa e mais uma subidinha chegamos á Amêndoa de onde tínhamos partido.
Arrumamos as bikes despedimo-nos do Luís Bandeiras que ele ia para Proênça-a-Nova e regressamos a casa com mais uma manhã de domingo cheia de boas pedaladas.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.

5 comentários:

  1. Bem, depois desta voltinha virtual, para mim, o que posso dizer? O ESPECTÁCULO a que já estou habituado quando tenho o prazer de ler/ver os teus posts! As descrições no ponto, q.b., e as fotos sempre uma maravilha e elucidativas! Não sei se é do fotografo se é das paisagens? Ok! Eu sei! É dos belos lugares e das respectivas paisagens, por onde têm o privilégio de pedalar, porque o fotografo é assim pró "fraquinho", ahahahahahah!
    Parabéns e obrigado
    Um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. Hoje tenho de fazer uma adenda! É que eu já fui bafejado pela sorte e também já tive o prazer de pedalar, na real, por alguns destes belos lugares, com direito a meio do percurso a um reconfortante banho nas "piscinas" do Ti Guilherme!
    Mais um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  3. Mais uma volta a maneira ... só faltou as chouriças do ti zé e o tintol do beco...para a proxima,fica desde já o desafio...foi mais uma manhã bem gelada, mas agradavél ,quando se vai com malta *****...quanto á minha oração foi bem agradavél ... mesmo assim ainda lhes dei uma cosa ?...FANTÀSTICO

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto é dos single tracks estreitos que aparecem nas fotos! Devem ser muito bonitos esses single tracks, ou melhor esses estradões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. amigos do btt... também concordo convosco,já tinha falado com o cabaço que os amigos iriam reparar nesse pormenor...eu já nem chamo estradões mas sim via rápida nem sei como fizemos 23km inclinados...para a proxima vamos cortar mato...já encomendei as catanas neste momento é a ferramenta que mais comercializo para a malta do btt...Um Abraço para a malta btt aventura e desporto até um dia destes.

      Eliminar