domingo, 3 de fevereiro de 2019

PEDALAR AO LADO DAS RIBEIRAS

Depois de uns tempos sem escrever umas palavras por aqui hoje foi dia de regressar a teclar a cronica de umas pedaladas na minha grossa..


Sai de casa desci até á Sertã para beber um café e comer um pastelinho de nata na Pastelaria Estrela Doce, a ver se a coisa aquecia um bocadinho, estava uma camada de geada das boas...

Café tomado segui para a voltinha, um grupo de amigos de Lisboa vêm dar umas pedaladas por estas bandas, fui ver uns trilhos para eles se deliciarem com as nossas paisagens..


Sai da Sertã e subi até á Portela dos Bezerrins, um pouco mais á frente segui á direita por um caminho cheio de geada, a roda a passar por cima do gelo parecia um trator..eheheheeh


Segui até ao Moinho do Cabo e continuei até ao Vale do Pereiro, cortei á direita e toca a subir a Serra da Longra, as subidas sabiam bem, bom para aquecer um pouco nesta manhã bem fresca..


Fui pedalando serra acima, o sol já espreitava lá atrás da Serra do Vergão, um espetáculo ver o sol a nascer, no alto segui á esquerda e desci por uma valente descida até perto da Ribeira da Isna..
Pelas margens da Ribeira da Isna e sempre descontraído segui até á Ponte dos Três Concelhos, uma paragem em cima da ponte para ver a água a correr, a chuva já deu alguma alegria ás ribeiras..


Umas fotos e toca a seguir viagem, sempre com a companhia da ribeira fui ter á Praia Fluvial do Marmeleiro, continuei e pedalei um pouco por alcatrão até á Praia Fluvial do Bostelim...

Mais uma bela praia fluvial, encontrei pessoal a acampar numa caravana, gente que gosta do sossego, bom para aliviar o stress do dia a dia, bom para carregar baterias para a semana que ai vem..


Segui e entrei no percurso Pedestre do Bostelim, já fiz aquele trajeto montes de vezes, nunca me canso, tem umas paisagens espetaculares, ouvir os passarinhos e a ribeira a correr é uma maravilha..

Em algumas partes tem que se ir a penantes, é melhor prevenir que remediar, mas maior parte é sempre a pedalar, passei um moinho todo recuperado onde deixei de ter a companhia da Ribeira do Bostelim.



Segui depois na companhia da Ribeira da Isna, segui sempre por um belo single até á estrada que liga Azinheira á Cabeça do Poço.

Passei ao lado da ponte e continuei pelo espetacular single até á Ponte das Várzeas Carreiras, tb conhecida por Ponte da Tamolha...

Encontrei a ponte toda recuperada, o chão está espetacular mas fiquei desiludido com as laterais, os senhores que recuperaram a ponte não têm culpa, quem fez o projeto é que devia de ter mais gosto.


Uma ponte romana cheia de cimento não tem logica nenhuma, sei que dava mais um bocadinho de trabalho mas ficava mais bonito de certeza, quem está sentadinho na secretária não tem noção das coisas....


Passei a ponte e subi um pouco até ao Chão da Telha, desci novamente e fui ter ás margens da Ribeira da Tamolha, passei num caminho para mais á frente entrar num espetacular single..


Tenho o orgulho de dizer que fui eu e uns colegas que limpamos aquela levada quando estava abandonada há anos, já por lá passaram algumas provas de competição de BTT a nível nacional...

Para mim é o trajeto mais bonito aqui na zona, nunca me canso de o fazer, quando chove muito dá gosto ver a ribeira com tanta água, vale bem a pena ver..
No fim do single toca a subir um pouco, nas calmas lá fui pedalando até á Cumeada, fiz uma paragem no Bar das Bombas para beber um cafézinho, bom para aquecer a alma..

Café tomado era hora de seguir para o resto da voltinha, passei Albergaria , Junceira e Acoutim, desci um pouco até ao Chão da Forca e mais umas pedaladas entrei na Sertã..


Passei pelo campo da bola onde ainda deu para ver um bocadinho do jogo da minha atleta, com a hora do almoço a chegar lá me fiz á ultima subida do dia até á Mougueira..


Cheguei a casa com a barriguinha cheia de bons trilhos e umas excelentes paisagens, uma bela manhã de pedaladas na companhia da minha grossa por esses montes e vales..

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...









1 comentário: